Transamerica Expo Center
10 livros sobre eventos corporativos que todo organizador deve ler

10 set 2019

10 livros sobre eventos corporativos que todo organizador deve ler

Em um cenário de crise econômica, o setor de eventos é um dos poucos que tem apresentado crescimento no Brasil. O segmento tem uma média de aumento em 14% ao ano e movimenta mais de bilhões de reais.

Porém, a cada dia que passa, inúmeras novidades e tendências surgem no mercado, e o profissional responsável pelo planejamento e organização deve estar atento para que suas técnicas não fiquem ultrapassadas. A necessidade de profissionalização, estudos especializados e atualização na área é comum. E, neste caso, existem diferentes formas de aprender e aprimorar o seu trabalho, sendo uma delas a busca por conhecimento através da leitura.

Os livros são essenciais no processo de aperfeiçoamento e oferta de um serviço satisfatório. Para te ajudar a enriquecer o seu trabalho e suas estratégias, preparamos uma lista com dez livros sobre eventos corporativos. Confira!

1. Organização de eventos: teoria e prática

Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Cengage Learning
Idioma: português

O conteúdo do primeiro livro da nossa lista é muito valioso para estudantes e profissionais que pretendem alcançar ou já estão em cargos de comando na área de eventos. Escrito por Maria Cecília, a obra apresenta o inédito modelo de gerenciamento estratégico criado por ela e aplicado, com êxito, em diversas empresas.

O livro enfatiza a importância de traçar objetivos, bem como usar técnicas de planejamento de eventos associadas à estratégia de marketing. Ao decorrer das páginas, você descobre quais são as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização.

O final do livro é focado em um tópico que, apesar da extrema importância, às vezes acaba não recebendo a atenção dos profissionais da área: avaliações quantitativas e qualitativas dos resultados alcançados. Se busca por um livro que contribui com sugestões de ferramentas para a administração do setor de eventos coligados a estratégia de empresas, esse título é ideal para você.

2. Organização de eventos: procedimentos e técnicas

Autora: Marlene Matias
Editora: Manole
Idioma: português

Essa é uma indicação para quem quer aprender sobre procedimentos e técnicas de organização de eventos.

Em seu texto, a autora descreve os conceitos e estratégias para o desenvolvimento das atividades de planejamento e organização. O conteúdo é de fácil compreensão por ser uma mistura de teoria e prática. A obra ainda apresenta a evolução do setor e a sua relação atual com a área de turismo.

Para os profissionais, professores e estudantes dos cursos de turismo e hotelaria, é um dos livros sobre eventos corporativos que não pode deixar de ser lido.

3. Planejamento estratégico de eventos: como organizar um plano estratégico para eventos

Autores: Hélio Afonso Braga de Paiva, Marcos Fava Neves
Editora: Atlas
Idioma: português

Um livro com o formato ideal para aqueles que tem como objetivo ser um profissional moderno. Com um roteiro que incentiva a aplicação de técnicas para elaboração de um plano, o livro conta com exemplos de ações estratégicas que funcionaram em eventos do nosso país.

A linguagem acessível e interativa e o conteúdo que agrega da teoria à prática faz com que o título seja um guia exemplar para os que desejam realizar um planejamento estratégico de eventos de sucesso.

4. Eventos: como criar, estruturar e capturar recursos

Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Thomson
Idioma: português

Este volume é uma boa opção para tirar suas dúvidas sobre criação, estruturação e captação de recursos para o trabalho. Maria Cecília, com uma escrita direta, entrega soluções práticas ao leitor sobre as etapas mais importantes das atividades desse setor.

Ainda: o livro possui uma forma didática de apresentação do material, e o conteúdo tem dados e imagens que agregam na leitura. No encerramento de cada capítulo, propõe-se uma série de atividades para que o leitor veja o que ocorre na prática e se mantenha atualizado – exercícios que podem ser usados para engajar simulações e discussões que enriqueçam o aprendizado.

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, esse exemplar te ajudará a transformar ideias inovadoras em grandes eventos.

5. Patrocínio a eventos – a sinergia da comunicação integrada de marketing

Autora: Rosana Zan
Editora: Difusão
Idioma: português

A obra, dividida em oito capítulos, aborda temas como a importância e o poder da comunicação na construção das marcas e os diversos elementos que os induzem e direcionam ao sucesso. Todas esses temas são mostrados com conceitos, teorias, exemplos e resultados.

O leitor ainda encontrará uma espécie de manual com orientações, etapas e diretrizes para que o patrocínio seja feito com eficácia, trazendo cases de sucesso como Skol Beats, Bradesco e Petrobras.

No final, há uma análise do resultado entre teoria e prática, evidenciando o efeito sinérgico da comunicação integrada de marketing ao patrocínio.

6. O poder do marketing de exposições

Autor: Barry Siskind
Editora: Senac
Idioma: português

O sexto livro sobre eventos corporativos da nossa lista é um verdadeiro guia teórico-prático para realizar tarefas sem imprevistos desagradáveis, atingir metas e alcançar objetivos traçados.

O conteúdo ajuda no gerenciamento de eventos, pois apresenta todas as etapas para um evento de exposição, com modelos de planilhas que auxiliam na organização e mensuração dos resultados.

E mais: o título aborda cálculos orçamentários de projeto e produção, organização espacial do estande, custos com frete, transportes, mídia, funcionários e hospedagem. Inclui também dicas de treinamento do pessoal responsável e a melhor forma de abordar os clientes.

7. Intentional event design: our professional opportunity

Autora: Tahira Endean
Editora: Createspace Independent Pub
Idioma: inglês

O livro aborda a importância em conhecer o público para ter melhores resultados e detalha o quanto a conexão com os participantes antes, durante e depois do evento é essencial.

A obra é ideal para profissionais que visam construir um relacionamento de confiança, e, assim, conquistar participantes engajados. A autora traz ferramentas e ideias inovadoras, utilizando tecnologia e marketing digital.

8. Event design handbook: systematically design innovative events using the #Eventcanvas

Autores: Roel Frissen, Ruud Janssen & Dennis Luijer
Editora: BIS
Idioma: inglês

Neste livro, os autores fala sobre design de eventos, uma técnica nova no mercado, que utiliza métodos do design thinking e do design de serviços para proporcionar experiências inesquecíveis.

Totalmente em inglês, sua linguagem pode ser compreendida por especialistas ou iniciantes do setor. Ainda, é possível conferir estudo de casos reais e dicas para eventos corporativos.

9. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições

Autor: Leonard H. Hoyle Jr.
Editora: Atlas
Idioma: português

O próximo livro sobre eventos corporativos é destinado aos profissionais de marketing que também são organizadores. A obra reúne métodos práticos com novas tecnologias e tendências do mercado, que focam no interesse do público final. Com ele, você aprende a tornar os seus eventos mais rentáveis.

Todas as informações contidas no livro são fundadas nos 30 anos de experiência de Hoyle Jr. à frente de organizações e administração de grandes eventos.

Outro ponto interessante é a parte dedicada à aplicação do marketing-cyber-eventos. Se você quer explorar variados componentes para uma divulgação eficaz, como mídia, relações públicas e patrocínio, esse livro é para você!

10. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização

Autor: Luiz Carlos Zanella
Editora: Atlas
Idioma: português

Nossa última indicação é um livro que propõe a apresentação do planejamento e operacionalização de forma única.

Não importa se você é um profissional de eventos, de turismo ou um aspirante na área; o conteúdo tem um formato simples de compreensão para todos os públicos. Tudo para fazer com que o leitor atinja um nível de excelência na prestação do serviço.

Esperamos que aproveite a leitura dos livros sobre eventos corporativos que selecionamos ao longo do artigo. Lembre-se: a atualização é fundamental para o sucesso profissional de um organizador.

Tem algum outro livro que já leu ou acha interessante para eventos? Conte para gente nos comentários.

Além disso, compartilhe o texto nas redes sociais e confira os próximos eventos que vão acontecer no Transamerica Expo Center.