Quer visitar o Transamerica Expo Center?

Ver Mapa Como Chegar
Em 8 de janeiro de 2019

5 dicas imperdíveis de iluminação para eventos

Quando o assunto é iluminação para eventos, os organizadores precisam se atentar a alguns detalhes para fazer bonito. Escolher bem o tipo da lâmpada, as cores e os equipamentos é fundamental para quem deseja criar atmosferas envolventes e arrancar elogios do público.

Muito mais do que iluminar, as luzes podem proporcionar experiências inovadoras. Mas, como fazer isso? Confira essas dicas que vão fazer o seu evento brilhar muito mais.

1. Defina uma iluminação que tenha a ver com o evento

Uma boa iluminação para eventos exige não só produtos de alta qualidade, mas também muito planejamento. Isso porque a função das luzes é criar ambientes coerentes com a proposta do evento com o intuito de aprofundar a imersão dos participantes.

Para explorar as tecnologias de iluminação como aliadas na construção da identidade do evento, é preciso definir uma paleta de cores, determinar quais tipos de equipamentos serão utilizados e estipular quais conteúdos, pessoas ou espaços ficarão na mira dos holofotes.

Uma dica importante é evitar o uso de luzes muito coloridas durante palestras ou em feiras com muitos estandes, pois elas podem roubar a atenção do público. Em alguns outros momentos, o uso de cores e efeitos inovadores são mais recomendados, como durante aberturas, encerramentos, apresentações culturais ou grandes anúncios.

2. Crie uma harmonia entre som e iluminação

A música é outro recurso importante para a construção da atmosfera de um evento. Por isso, o som e a iluminação precisam estar em plena sintonia. Um ambiente com luzes sóbrias, por exemplo, exige uma playlist com canções mais calmas para proporcionar um clima suave. Por outro lado, espaços coloridos e com show de luzes precisam de músicas mais impactantes para envolver o público.

Uma técnica bastante utilizada é sincronizar a melodia com a iluminação. Em músicas com batidas mais graves, as luzes podem piscar ou mudar de cor, proporcionando aos participantes uma experiência mais marcante. Para fazer isso, você vai precisar contar com a ajuda de um bom profissional de iluminação e apresentar a ele a trilha sonora definida com certa antecedência.

Ah, vale lembrar que para reproduzir músicas em eventos é preciso se atentar às questões de diretos autorais. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

3. Saiba quando usar show de luzes

Outra forma de criar um ambiente envolvente é por meio do show de luzes. Quando bem executado, ele pode entreter e até emocionar o público. Em eventos corporativos, essa técnica pode ser utilizada antes de premiações ou no momento de anunciar a entrada do keynote no palco, criando assim um clima de suspense e expectativa.

Em eventos com apresentações musicais, de teatro ou dança, o show de luzes é praticamente indispensável. Nessas ocasiões, ele é responsável por elevar a energia do ambiente e criar momentos memoráveis. Tenha em mente a atmosfera que você deseja produzir e defina o melhor show de luzes para o seu evento com o apoio de um profissional.

4. Escolha o que vai ficar sob os holofotes

As luzes também servem para destacar algo ou alguém. Escolher o que vai ficar na mira dos holofotes é uma forma de priorizar o que vai ficar em destaque para o público. Em uma feira, por exemplo, é legal iluminar de forma especial os produtos em exposição ou algum grande lançamento.

Essa técnica funciona também como um recurso de decoração, podendo deixar o ambiente mais sofisticado. Móveis, flores ou esculturas podem dar mais vida ao evento quando recebem uma iluminação especial. O mais importante é se lembrar de prezar pela harmonia entre a decoração e as luzes escolhidas.

5. Prefira lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED oferecem múltiplas vantagens, como o baixo consumo de energia e a sua alta durabilidade. Para você ter noção, elas costumam ser até dez vezes mais eficientes quando comparadas às lâmpadas comuns. Em eventos, esse tipo de iluminação representa economia aos organizadores.

Com esse tipo de lâmpada, é possível inovar e compor atmosferas diferenciadas. Com os tubos de LED, por exemplo, você pode criar cortinas de luz ou posicioná-los como lustres capazes de mudar de cor. Em festas, o LED pode se transformar em uma pista de dança ou em uma forma de criativa de decorar o bar.

Ah, e se você ainda não sabe, o Transamerica Expo Center trocou suas lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Agora, os seus eventos podem brilhar com muito mais eficiência e sem causar grandes impactos ao meio ambiente.

Você tem alguma pergunta ou dica sobre iluminação para eventos? Conte para gente nos comentários.

  • Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FAÇA SEU EVENTO AQUI

    Preencha acima com o ano atual