Quer visitar o Transamerica Expo Center?

Ver Mapa Como Chegar
Em 5 de fevereiro de 2019

6 ideias para realizar uma cerimônia de premiação inesquecível

A cerimônia de premiação pode fazer parte de um evento maior ou ser realizada de forma independente, tendo apenas algumas horas de duração. Quando bem executada, ela tem potencial para aumentar a exposição de uma marca, bem como conquistar investidores ou doadores para uma causa.

Cerimônias de premiação tendem a ser envolvidas por um clima de suspense e celebração, ou seja, emoção é o ingrediente principal nesse tipo de evento. Mas, para criar essa atmosfera e garantir a concretização do planejamento, é preciso ficar atento a algumas dicas.

1. Crie uma atmosfera especial

O primeiro passo para realizar uma grande cerimônia de premiação é estabelecer um bom planejamento das questões técnicas e de infraestrutura. Isso inclui escolher um espaço ideal para o evento, arquitetar todo o design do palco e definir como será a iluminação do ambiente.

Esses três itens são responsáveis por delinear a atmosfera da cerimônia, podendo oferecer aos participantes uma experiência única e inesquecível. Programe, por exemplo, um show de luzes para o momento do anúncio dos vencedores e para, ficar ainda melhor, sincronize a iluminação com uma música de suspense. A dica é escolher um centro de convenções que ofereça assessoria técnica especializada, o que vai facilitar na hora de planejar tudo isso.

2. Garanta a credibilidade do evento

A votação ou escolha dos premiados é parte fundamental. Essa etapa precisa estar muito bem alinhada desde o começo do planejamento do evento. É necessário definir quem serão os jurados e quais serão os quesitos de avaliação. No caso de uma votação pública, é preciso investir em um sistema seguro para computar os votos.

Certifique-se, por exemplo, de que os jurados sejam especialistas da área em foco e que não tenham relações pessoais com os concorrentes. Esse tipo de recomendação pode até parecer óbvia, mas muitas pessoas acabam pecando nesses detalhes e comprometem toda credibilidade da premiação. Além disso, mantenha o processo de julgamento o mais transparente possível.

3. Reserve alguns minutos para homenagens

Em uma premiação não pode faltar emoção! Por isso, não deixe de reservar pelo menos 15 minutos da cerimônia para homenagear alguma personalidade envolvida com a identidade do evento. Pode ser alguém responsável por um grande feito na área, um veterano do segmento que está se aposentando ou alguma figura importante que faleceu.

A homenagem pode ser feita por meio da exibição de um vídeo, da leitura de um discurso ou mesmo de uma apresentação artística. Demonstre de forma criativa que a organização do evento reconhece o trabalho ou feito daquela pessoa. Se ela estiver presente, convide-a para uma breve explanação.

4. Saiba escolher o apresentador mais adequado para a sua cerimônia de premiação

O apresentador ou apresentadores da premiação vão dar o tom da cerimônia. Se a intenção for construir uma atmosfera leve e descontraída, convide alguém capaz de fazer piadas e brincadeiras – saudáveis e pertinentes – com o público. Agora, se o objetivo for transmitir seriedade, prefira um profissional mais ponderado.

No Oscar, a cerimônia de premiação mais famosa do mundo, a organização costuma convidar apresentadores que não só anunciam os vencedores, mas também interagem o tempo todo com a plateia, tirando dela risadas e até lágrimas. Portanto, escolha alguém que, mesmo sério, seja dinâmico e não torne o momento entediante.

5. Proporcione momentos de entretenimento

Lembre-se de que nem todos os participantes do evento estão lá esperando para receber alguma premiação. Por isso, vá além e inclua na programação apresentações musicais, performances circenses ou uma palestra. Assim, o público vai se entreter e sentir-se especial. Se fizer uma boa escolha, as chances de a sua cerimônia ser inesquecível serão grandes.

Caso opte pela palestra, uma sugestão importante é escolher um keynote speaker conhecido da área e que seja capaz de atrair o público para a premiação. Quer saber como decidir quem deverá ser o keynote da cerimônia? Então, clique aqui e confira a matéria especial que publicamos sobre o assunto.

6. Cuidado para não deixar o público com fome

Para conquistar o público e arrancar elogios, você não pode se esquecer de algo muito importante: comida! Prepare um coquetel para receber os convidados ou para encerrar o evento. Caso as pessoas estejam sentadas a mesas, vale servir petiscos e bebidas durante a premiação mesmo.

Dependendo do tema e porte do evento, o indicado é organizar um jantar completo com direito à entrada, prato principal e sobremesa. Se a comida for deliciosa e haver opções veganas, as chances da cerimônia causar um buzz positivo serão grandes.

Você tem perguntas ou dicas como organizar uma cerimônia de premiação? Conte para gente nos comentários.

  • Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FAÇA SEU EVENTO AQUI

    Preencha acima com o ano atual