Quer visitar o Transamerica Expo Center?

Ver Mapa Como Chegar
Em 11 de dezembro de 2018

7 técnicas para criar apresentações de slides de impacto

Como devem ser os slides de uma apresentação? Esta é uma das maiores preocupações de quem está se preparando para palestrar em um evento. E, de fato, atentar-se a isso é muito importante, pois a apresentação pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de uma comunicação. O ideal é que os recursos visuais complementem o que é dito de forma leve e atrativa.

Para te ajudar a criar apresentações de slides de impacto, nós separamos aqui 7 técnicas utilizadas pelos keynotes de grandes eventos. Veja só:

1. Desenvolva uma história

Uma boa apresentação de slides precisa ter começo, meio e fim. Ela deve contar uma história que dê suporte ao discurso do orador, ou seja, é a mesma história com elementos – visuais – adicionais. Isso significa que é preciso haver uma coerência não só entre o que é dito e os slides, mas também entre os slides em si.

É necessário prezar pela similaridade entre eles por meio da definição de uma tipografia, paleta de cores e estilo de imagens. Uma forma bastante eficiente de garantir que haja uma identidade na apresentação é utilizar templates. Mais adiante, vamos dar algumas dicas de onde encontrá-los.

2. Escolha imagens estratégicas

Na hora de selecionar as imagens para uma apresentação, escolha aquelas que realmente dialoguem com a sua fala. Ela precisa complementar ou representar uma ideia para ajudar o público a visualizar a mensagem que se está querendo transmitir. Por isso, dê preferência às fotos mais objetivas e deixe aquelas carregadas de metáforas apenas para quando elas se encaixarem com o contexto.

Atentar-se aos detalhes técnicos das imagens também é muito importante. Primeiramente, opte por fotos com alta resolução e deixe os clip-arts do Power Point de lado para não dar um ar amador à apresentação. Em segundo lugar, certifique-se de que as imagens escolhidas não tenham qualquer restrição de uso por conta de direitos autorais.

3. Utilize gráficos e tabelas

Outra forma de complementar e representar o discurso é por meio da apresentação de gráficos e tabelas. A exposição de dados é fundamental para dar consistência à fala e fortalecer a credibilidade do orador. No entanto, não basta jogar um monte de números no slide e achar que o público vai entender e gostar daquilo.

Os gráficos e as tabelas precisam contar com recursos que os deixem atraentes e fáceis de serem compreendidos. Para isso, tente criar um infográfico, utilizando ícones, cores variadas e até animações. Ah, e não se esqueça de citar a fonte dos dados apresentados.

4. Mantenha uma identidade, mas seja dinâmico

Na hora de criar apresentações de slides, é importante seguir uma identidade visual como já dissemos. Porém, não precisa repetir todos os planos de fundo, pois isso vai deixar a apresentação cansativa. O ideal é saber trabalhar o layout com dinamismo, variando o estilo deles de acordo com a mudança de tema.

Na introdução, por exemplo, utilize fundos claros e fontes mais escuras. Durante o desenvolvimento, inverta o tom das cores e, no fechamento, foque em texturas ou algo diferente. Claro, sempre mantendo uma identidade! Além disso, tenha cautela com as transições para não ficar algo muito exagerado e acabar deixando a apresentação brega.

5. Não exagere no texto

O foco da apresentação deve ser sempre o orador e não os slides. Por isso, colocar muito texto na tela é um problema, já que isso vai acabar dividindo a atenção das pessoas entre o que é falado e o que é projetado. É possível ainda que muita gente nem se dê ao trabalho de ler o que está escrito.

Utilizar pouco texto não significa que é preciso abusar das imagens. Em todos os sentidos, menos é mais! Então, quando for escrever o conteúdo dos slides, insira apenas palavras-chave que ajudarão a conduzir o raciocínio ou a lembrar de alguma informação específica.

6. Revise o português

E por falar em texto, outra dica importante para criar apresentações de slides de impacto é se atentar ao uso correto do português. Deslizes de ortografia, concordância ou conjugação pode ser constrangedor e acabar afetando a credibilidade do orador.

Depois de escrever todo o conteúdo, repasse slide por slide e cheque se há algo inadequado. Por ficarmos com a visão viciada, vale ainda pedir para uma outra pessoa revisar o texto. Em relação à utilização do estilo formal ou informal do português, isso vai depender do tema abordado e do público-alvo. O segredo é deixar a mensagem natural!

7. Power Point não é a única ferramenta

Por muito tempo, o Power Point foi a principal referência em apresentação de slides. Hoje, existem diversas ferramentas com recursos inovadores e diferenciados para ajudar palestrantes e oradores a desenvolverem apresentações de impacto. Layouts modernos e animações variadas são alguns dos itens encontrados nesses sites ou softwares.

Alguns exemplos são o Prezi, Trakto, Canva, Visme e o Powtoon. Cada um deles tem a sua especificidade, com recursos gratuitos e outros disponíveis apenas para assinantes. Seja como for, o essencial é ser criativo e explorá-los com base em todas as sugestões que demos aqui!

Você tem dúvidas ou sugestões para criar apresentações de slides de impacto? Conte para a gente nos comentários!

  • Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FAÇA SEU EVENTO AQUI

    Preencha acima com o ano atual