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Em 4 de dezembro de 2018

7 tendências para eventos que farão sucesso em 2019

O mercado de eventos está sempre inovando e lançando soluções para melhorar a organização e tornar a experiência dos participantes cada vez mais especial. Para 2019, há novidades chegando e muitas coisas que já vinham sendo feitas vão ganhar ainda mais destaque.

Avanço na integração de dados, check-in via reconhecimento facial e produção de conteúdo em parceria com influenciadores são só alguns exemplos de tendências para eventos que vão se destacar no próximo ano. Confira todos os detalhes!

1. A era do reconhecimento facial

A tendência é que, em 2019, o credenciamento em eventos passe por atualizações. Uma das novidades que deve ganhar mais destaque é o reconhecimento facial, uma tecnologia que visa tornar o check-in dos participantes mais ágil e eficiente. Com ele, é possível diminuir o tempo de espera nas filas e criar experiências personalizadas para cada participante.

O reconhecimento facial causa ainda uma boa primeira impressão, deixando as pessoas com aquela sensação de estar participando de um evento moderno. Ele funciona a partir de um banco de imagens e, para ser reconhecido, basta um sorriso para a câmera.

2. Integração de dados e evolução das análises

O avanço na integração de dados é outra tendência para eventos prevista para 2019. Profissionais e especialistas da área apostam na centralização cada vez mais intensa da gestão de eventos por meio de softwares que abranjam ferramentas de vendas e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

A praticidade para desenvolver análises é a grande vantagem da modernização e expansão dos sistemas de integração de dados. Com as informações coletadas e armazenadas, é possível mensurar os resultados do evento e melhorar a apresentação do ROI (Retorno sobre Investimento) aos patrocinadores.

3. Transmissão ao vivo pela internet

As redes sociais já são ferramentais fundamentais para um evento. Por meio delas, é possível expandir a abrangência deles graças ao recurso de live streaming. Cada vez mais popular, em 2019 ele deve se consolidar como um meio de alcançar mais pessoas e de fazer publicidade.

A transmissão ao vivo do evento pela internet proporciona ainda a chance do participante interagir por meio dos comentários. Segundo Carol Terra, especialista em redes sociais, esse recurso pode ser explorado de diferentes formas, sendo possível, por exemplo, “vender as transmissões ao vivo de determinadas palestras ou fazer lives degustações para atrair participantes.”

4. Produção de conteúdo em colaboração com influenciadores digitais

E quando o assunto é rede social, não dá para nos esquecermos dos conteúdos. São eles que vão alimentar as plataformas dos eventos nos períodos pré, durante e pós-evento. Um bom conteúdo precisa ser criativo e impactante para atrair bons resultados e gerar um sentimento de edificação nos participantes.

Para o sucesso do conteúdo, uma tendência cada vez mais crescente e essencial é a parceria com influenciadores. A produção de conteúdo em parceria com eles dá mais visibilidade ao evento e pode ser planejada de inúmeras maneiras. Algumas dicas da Carol Terra são “mandar influenciadores para o evento para que façam a cobertura por meio das redes sociais; contratá-los como curadores do evento; e convidá-los para participar do evento, como cortesia, se o tema for ao encontro dos conteúdos que eles trabalham”.

5. Criação de experiências personalizadas

Quanto mais personalizada for a experiência do participante, mais satisfeito ele ficará com o evento. Enviar e-mails customizados aos potenciais participantes, por exemplo, é uma tática que aumenta significativamente as chances de conversão.

Ano a ano, os gestores de eventos têm entendido que ninguém gosta de se sentir apenas um número e, por isso, precisam pensar estratégias que valorizem as pessoas como humanos singulares.

Muito mais do que apenas tratar a pessoa pelo nome, desenvolver estratégias personalizadas implica na realização de pesquisas para entender as preferências dos leads e oferecer a eles experiências que o surpreendam e os façam pensar “nossa, eles me conhecem mesmo”.

6. Neuromarketing: uma das grandes tendências para eventos

Você já ouviu falar em Neuromarketing? Se ainda não, é bom se familiarizar com o termo para poder aplicá-lo na realização dos próximos eventos. Isso porque ele tem ganhado cada vez mais visibilidade e importância. Basicamente, o neuromarketing une neurociência e marketing como forma de entender o comportamento e decisão dos consumidores.

No mundo dos eventos, os estudos dessa área podem ser utilizados como referência para planejar estratégias de vendas mais persuasivas. Além disso, durante o evento, é possível propor atividades que guiem os participantes a ter um comportamento ou a tomar uma decisão desejada.

7. Espaços para eventos com assessoria completa

 O grande objetivo dos profissionais de eventos é proporcionar experiências memoráveis aos participantes. Para isso, é fundamental encontrar um espaço onde haja estrutura suficiente para reunir as novidades que transformarão o evento em um momento inesquecível.

É claro que essa sempre foi uma preocupação dos organizadores, mas, para 2019, grandes eventos corporativos, feiras e exposições precisarão contar com um centro de convenção capaz de oferecer assessoria completa para eventos. Além disso, é preciso contar com uma infraestrutura propícia para a criação de ambientes temáticos, confortáveis e modernos.

Móveis, texturas e iluminação são alguns dos itens fundamentais para construir espaços que marcarão a experiência dos participantes. E se você quiser conferir algumas tendências para design de palcos, clique aqui para conferir a matéria que publicamos sobre o tema.

Você tem alguma dúvida ou sugestão sobre as próximas tendências para eventos? Conte para gente nos comentários.

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