Quer visitar o Transamerica Expo Center?

Ver Mapa Como Chegar
Em 19 de fevereiro de 2019

8 filmes sobre gestão de eventos que você precisa assistir

Muitos filmes abordam, mesmo que de forma secundária, os desafios da organização de eventos. Além de entreter, esses longas-metragens podem inspirar quem pretende atuar no segmento ou ainda fornecer insights aos que já são profissionais da área.

Confira os filmes sobre gestão de eventos que nós do Transamerica Expo Center listamos aqui para você:

1. Fyre Festival: Fiasco no Caribe (2019)


Este documentário produzido pela Netflix mostra todos os desafios, conflitos e desastres por trás do Fyre Festival, organizado pelo empresário americano Billy McFarland, em 2017. O interessante é entender como, sem nada planejado, eles conseguiram esgotar os ingressos colocados à venda e causar um tremendo buzz nas redes sociais sobre o evento.

Fyre Festival: Fiasco no Caribe é uma aula sobre o que não fazer como gestor de eventos e um ótimo exemplo do caos que erros básicos podem desencadear. Além disso, é legal observar a estratégia da equipe de marketing para construir o conceito do festival e como tentaram, desesperadamente, gerenciar toda a crise.

2. O Diabo Veste Prada (2006)


Esse filme consagrado é referência quando o assunto é gestão e empreendedorismo. Ele conta a história da jovem jornalista Andrea Sachs, interpretada pela Anne Hataway, que consegue um emprego na revista de moda Runaway Magazine e se torna assistente da imponente editora-chefe Miranda Priestly, estrelada por Meryl Streep.

O Diabo Veste Prada é um filme sobre tomar decisões. Os desafios profissionais enfrentados pelas personagens são impactados pela vida pessoal de cada uma delas, gerando questionamentos sobre a melhor forma de gerir o trabalho.

3. Hancock (2008)


Nesse filme, Will Smith dá vida a Hancock, um super-herói nada convencional que vê sua popularidade cair. Para ajudá-lo a melhorar sua imagem, ele passa a contar com a ajuda de um profissional de relações públicas. Como estratégia, Hancock assume seus erros e se apresenta à polícia.

Hancock não é propriamente um filme sobre gestão de eventos, mas ele retrata de forma clara e divertida a importância do marketing pessoal, o que é muito importante para os profissionais da área. A forma de se relacionar com as pessoas, os cuidados com a aparência e o planejamento das ações são alguns dos pontos abordados nesse longa.

4. The First Monday in May (2016)


The First Monday in May é um documentário premiado pelo Festival de Cinema de Tribeca e referência no mundo dos eventos. Ele trata sobre a organização do MET Gala, festa realizada anualmente para arrecadar fundos para o Metropolitan Museum of Art (The MET) de Nova York.

A obra mostra o processo de planejamento e execução do evento, destacando as difíceis decisões que os organizadores precisam tomar. Entre as figuras ilustres envolvidas na organização, estão a editora-chefe da Vogue dos Estados Unidos, Anna Wintour, e o curador do Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, Andrew Bolton.

5. O Casamento dos Meus Sonhos (2001)


Inclua essa obra na sua lista de filmes sobre gestão de eventos. O Casamento dos Meus Sonhos é estrelado por Jennifer Lopez, que interpreta uma organizadora de casamentos bastante renomada. No entanto, ela vê sua carreira em crise quando se apaixona por um de seus clientes.

Embora o foco do enredo seja a vida da personagem principal, ele representa, de forma secundária, como é o dia a dia de um organizador de eventos sociais. É claro que tudo é muito romantizado, bem digno de Hollywood, mas, ainda assim, é um filme inspirador para quem atua ou deseja atuar na área.

6. The Ultimate Wedding Planner (2014)


E por falar em casamento, outra obra relacionada a esse tema é The Ultimate Wedding Planner, um documentário sobre o famoso organizador de casamentos Yoshitaka Nojiri. A narrativa mostra o desenvolvimento de sua empresa One Heart Wedding e os bastidores do trabalho de toda a equipe. Nojirié é responsável pelos eventos de grandes personalidades mundiais.

7. Fome de Poder (2016)


O filme conta a história da maior rede de fast-food do mundo: o McDonald’s. É possível tirar várias lições de “Fome de Poder”, as quais podem ser aplicadas na gestão de eventos. Alguns dos ensinamentos dizem respeito à importância de se encontrar soluções para os problemas dos clientes e ao valor primordial da resiliência.

8. O Rei do Show (2017)


Por fim, adicione na sua lista de filmes sobre gestão de eventos essa obra que conta a história de P.T. Barnum, uma grande referência do show business do século 19. E por que assistir a esse longa? Pelo fato de Barnum ser um líder capaz de gerir equipes de forma bastante precisa e estimulante. Vale muito a pena!

Você conhece algum desses filmes sobre gestão de eventos ou tem outras recomendações? Conte para gente nos comentários.

  • Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FAÇA SEU EVENTO AQUI

    Preencha acima com o ano atual