Transamerica Expo Center
Acessibilidade em eventos: confira por que é importante e como se adaptar

27 ago 2019

Acessibilidade em eventos: confira por que é importante e como se adaptar

 

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas no país. Em razão desse número, discutir sobre a acessibilidade em eventos e outras áreas da sua empresa tornou-se cada vez mais importante.

Segundo a lei n° 13.145: “A acessibilidade é o grau em que todas as pessoas podem utilizar um objeto ou serviço, visitar um local e participar de um evento, independentemente das suas capacidades técnicas, cognitivas ou físicas”. Assim, ao organizar uma cerimônia, é essencial promover ações e preparar o local de modo a incluir e possibilitar um melhor acesso para todas as pessoas. Proporcionando um ambiente seguro e confortável e permitindo que elas tenham uma ótima experiência com o máximo de autonomia.

Sobre o assunto, preparamos um guia de acessibilidade em eventos que te dará todas as dicas para planejar a sua festa com responsabilidade e segurança. Confira!

 

Conheça o seu público

Para estabelecer uma relação de respeito e empatia com todos os seus convidados, estude primeiramente as nomenclaturas e a maneira de se referir corretamente a eles.

O termo “pessoas com deficiência” está relacionado àqueles que tem deficiência visual, auditiva, intelectual ou física. Já os idosos, gestantes, obesos e pessoas com criança de colo pertencem ao grupo de “pessoas com mobilidade reduzida” – é aconselhado não utilizar siglas como PNE ou PCDs.

Depois disso, prepare a sua equipe para atender e comunicar-se de forma adequada. Oriente todos os funcionários que estarão no evento, incluindo seguranças, colaboradores da limpeza, brigada de incêndio, operacional, buffet e todos os membros da organização.

 

Faça um planejamento

Planejar é essencial para amenizar os riscos e imprevistos com acessibilidade em eventos, por isso tenha um plano para receber a todos, incluindo as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Antes de começar a fazer algo, pense e anote as suas ações, e defina as estratégias e detalhes importantes que serão adotados na preparação da cerimônia.

 

Escolha um local adequado

Depois do planejamento, é hora de decidir o local onde acontecerá a sua festa. Nesse momento, priorize ambientes espaçosos que já tenham infraestrutura necessária para receber todos os convidados, independentemente das suas limitações. Caso isso não seja possível, adapte o lugar.

Pense em detalhes como a distribuição da entrada e da saída, rampas de fácil acesso e corrimãos para facilitar o deslocamento. Além disso, verifique se o espaço possui uma parte reservada para os cães-guias que acompanham os deficientes visuais.

 

Prepare uma comunicação acessível

Outro ponto importante para acessibilidade em eventos é a maneira que você irá se comunicar com os convidados que possuem restrições. Na hipótese da presença de deficientes visuais ou auditivos na plateia, você precisa fazer com que seu conteúdo seja compreendido por eles da mesma forma que o restante do público.

Para isso, contrate serviços de estenotipia – legenda ao vivo na transmissão de vídeo -, serviços de audiodescrição – descrição de todos os detalhes e momentos do evento – e invista nos materiais traduzidos em braille.

Além disso, amplie essas ações para a linguagem de toda a divulgação, como, por exemplo, nas redes sociais, usando hashtags nas legendas e descrevendo as imagens postadas.

 

Pense no meio de transporte disponível

Algo que pode acontecer é organizar um evento totalmente acessível, mas não ter meios de transporte que chegam até o local, disponíveis para pessoas com deficiência. Em vista disso, analise as informações pertinentes ao assunto e verifique se precisará contratar reforços para resolver essa questão antes do evento acontecer.

 

Escolha as ações do dia para o evento

Depois de decidido todos os detalhes da estrutura do lugar, é hora de determinar as atividades que serão oferecidas para os convidados no dia do evento. Pense em ações acessíveis e lembre-se de fazer todos os participantes viverem uma experiência ótima.

 

Siga as exigências para o estacionamento

A lei de acessibilidade em eventos define que os estacionamentos tenham no mínimo 5% de vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o mais perto possível da entrada.

Também, caso não vá oferecer um local para estacionar veículos, é necessário reservar uma área exclusiva de embarque e desembarque para os convidados.

 

Siga as exigências para os banheiros

Outro dica é ter banheiros adaptados para pessoas com cadeira de rodas e identificados de maneira acessível. Portanto, coloque próximo das maçanetas uma etiqueta em braile e examine se o local possui uma cabine maior, com equipamentos apropriados.

Para saber se os banheiros do seu evento são adequados, confira o item 7.0 da NBR 9050.

 

Garanta acesso fácil ao buffet

Um detalhe que muitos se esquecem na hora de planejar acessibilidade em eventos, mas que é um dos pontos principais, é a forma como a alimentação será oferecida.

As mesas devem ter altura suficiente para que as cadeiras de rodas encaixem por baixo e, para que todos possam servir-se no local das comidas e entender o que está sendo oferecido, algumas sinalizações devem ser colocadas. Por exemplo: placas escritas em braile, fones de ouvido com áudio do cardápio ou intérpretes de libras.

 

Sinalize bem o local

Para tornar o seu evento incrível para todos os participantes, uma das principais tarefas de um organizador é pensar nas sinalizações que o lugar precisa ter.

É importante detalhar os ambientes, o que está acontecendo no local e quais serão os próximos passos a partir de determinado momento. Ainda, não esqueça de alguns outros aspectos essenciais, como o piso tátil para deficientes visuais, placas e cartazes com letras em tamanho legível, descrição em braile e alto-falantes, entre outros.

 

Prepare-se para emergência

Ter uma situação de emergência, um acidente ou algum imprevisto, nunca é algo que queremos que aconteça quando organizamos um evento, porém, é essencial que você esteja preparado também para esses momentos.

Diante disso, todos os convidados, com ou sem deficiência, precisará se locomover e sair do local com segurança, por isso, disponibilize sinais visuais e sonoros indicando a situação de emergência e a saída para essas situações.

 

Disponibilizar acessibilidade em eventos é oferecer uma experiência única e idêntica para todos os participantes. Por isso, propor essa experiência não é apenas respeitar a lei, mas mostrar que a sua empresa busca entregar o melhor serviço para as pessoas, com empatia e respeito por todos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais ou deixe o seu comentário no formulário abaixo.

Quer ficar por dentro do mercado de eventos? Inscreva-se na newsletter do Transamerica Expo Center.