Transamerica Expo Center
Como criar uma playlist para eventos e agitar sua festa

17 set 2019

Como criar uma playlist para eventos e agitar sua festa

A música pode estar presente em todos os momentos da vida. E cada momento pede por um tipo de som diferente, pois os estilos possuem a capacidade de influenciar os humores e sentimentos. Nenhuma academia, por exemplo, coloca músicas lentas e melancólicas para tocar – não seria estimulante, afinal, as pessoas treinarem com este tipo de som.

Pensando dessa forma, fica claro a importância da escolha da playlist musical para qualquer evento corporativo, feira ou congresso. Seus convidados vão ser influenciados pelos sons do ambiente, por isso, você deve olhar para esse momento com atenção.

Por esse motivo, reunimos algumas dicas de como montar uma playlist estimulante para eventos corporativos.

 

Escolha um tipo de música para cada momento

Seu evento pode ser dividido em algumas partes, como, por exemplo, o momento de chegada dos seus convidados, as palestras, as trocas de ambiente entre os intervalos, o espaço para networking, entre outras.

Cada período possui ritmos e ânimos diferentes. Sendo assim, para escolher o estilo musical desses momentos distintos, é necessário levar em consideração a forma pela qual você deseja inspirar seus convidados.

  1. Início do evento

O momento da chegada é naturalmente mais calmo e tranquilo. Se seu evento começar no período da manhã, é preciso criar um ambiente sereno, mas que consiga motivar as pessoas a iniciarem o dia.

Escolha músicas que não sejam muito altas, mas que transmitam entusiamo. Canções no estilo indie rock ou MPB podem ser boas opções.

Música ao vivo pode ser de grande efeito nesse momento. Lembre-se sempre de garantir que o repertório do grupo que se apresenta se encaixa com o ambiente e com o perfil do seu público.

  1. Durante o evento

Durante as palestras ou cerimônias que compõem seu evento, a música do ambiente não deve ser o destino principal da atenção dos seus convidados. Ainda assim, deve ser capaz de manter o público empolgado, tranquilo e interessado no conteúdo apresentado.

Escolha músicas em volume mais baixo para não se tornar um empecilho e atrapalhar a concentração dos seus convidados. Músicas acústicas e animadas são escolhas ideais para garantir o entusiasmo do público.

  1. Networking

Finalizadas as palestras, apresentações e cerimônias de seu evento, é muito importante organizar um espaço para que seus convidados conversem, discutam sobre os melhores momentos do evento e inclusive gerem contatos no mercado.

Levando isso em consideração, a playlist para esse momento também deve ser pensada estrategicamente. As músicas para essa etapa podem construir um ambiente harmônico, acolhedor e inspirador para as pessoas convidadas.

Por isso, monte uma playlist que possa agradar a todos, variando gêneros e estilos. Mas lembre-se de inserir músicas alegres, contagiantes e que estimulem seus convidados a manterem a energia no final do evento, para que possam sair de lá inspirados e influenciados pelo conteúdo apresentado.

 

Pesquise antes de contratar um fornecedor

Ao organizar um evento corporativo, é possível optar por bandas ou grupos para ter música ao vivo no ambiente. Contudo, é importante saber por onde começar, pois com tantas opções disponíveis, escolher o melhor pode ser um pouco confuso.

Antes de tomar qualquer decisão, pesquise quais são os fornecedores de música disponíveis na sua região e pondere os orçamentos até encontrar o que mais encaixa em seu budget.

Além disso, é importante estimar o tempo de apresentação do grupo a ser contratado, pois o orçamento vai depender da duração do show. Por isso, caso prefira limitar a música ao vivo apenas a algum momento do evento, tenha em mente a quantidade de tempo desejada.

Contratando fornecedores de música como grupos ou bandas, é também necessário levar em conta alguns pontos importantes para a logística da apresentação. São eles:

* Seu evento acontecerá de dia ou de noite?
* O local da banda será no interior do espaço ou em um ambiente ao ar livre?
* Você possui à disposição os equipamentos de luz e som necessários?
* Qual o volume mais agradável para o ambiente do seu evento corporativo?

 

A música estimula os sentimentos dos ouvintes

Como mencionado ao longo do texto, a música tem o poder de influenciar emoções e sentimentos em quem a ouve. Canções de diferentes ritmos e estilos têm a capacidade de alterar humores da maioria das pessoas em uma sala, por exemplo.

Por conta disso, é essencial levar em consideração o efeito que a trilha sonora irá gerar nas atividades e apresentações do seu evento corporativo e na experiência dos seus convidados.

Depois de entender o papel da playlist em seu evento, separamos algumas dicas de tecnologia que também ajudará a valorizar suas cerimônias corporativas.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe o artigo com a sua rede de contato.