Transamerica Expo Center
Conheça mulheres empreendedoras do Agronegócio

24 ago 2018

Conheça mulheres empreendedoras do Agronegócio

No primeiro semestre de 2018, a Grant Thornton divulgou uma nova edição do relatório Women in Business demonstrando o crescimento da atuação de mulheres em cargos de liderança. A pesquisa considerou cerca de 5 mil companhias de 35 países e constatou que 75% delas contam com mulheres líderes, uma estimativa 9% maior em relação a 2017. Já no Brasil, 29% das empresas contam com mulheres nessa posição.

Embora o cenário seja de avanço, a liderança e empreendedorismo feminino ainda precisam de muito mais reconhecimento e visibilidade rumo a uma maior diversidade nos negócios. Foi pensando nisso que a Transamerica Expo Center idealizou o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, um evento já consolidado com o compromisso de priorizar a importância do papel feminino no avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio.

3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

A edição 2018 do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio já tem data marcada: será nos dias 23 e 24 de outubro. Neste ano, o tema desse grande evento é “2030 – O Futuro agora, na Prática”, uma oportunidade para apresentar e discutir soluções de caráter futurista, mas que já podem e devem ser colocadas em prática no presente. Quais soluções são essas? Elas estão ligadas, principalmente, à nanotecnologia, à previsão climática e à agroenergia.

Os participantes terão ainda a chance de conhecer as novidades desenvolvidas por jovens empreendedores de diversas startups e de descobrir métodos inovadores de design thinking para gestão. Além das inovações do agronegócio e da apresentação de cases de sucesso, o congresso vai promover o networking entre agricultoras, pecuaristas, cooperadas, profissionais da indústria, produtoras integradas, sucessoras, executivas de corporações do setor e herdeiras de propriedade agropecuária de todo o país. Muito legal, não é?

O intercâmbio de experiências possibilitado pelo evento é uma oportunidade única! De acordo com a Fabiana Alves, Diretora Executiva da Rabobank, “a participação nesse evento se tornou fundamental para todas as mulheres do Agro que desejam fazer parte das discussões mais relevantes para o futuro do setor!”

Mulheres empreendedoras do Agronegócio

A terceira edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio vai contar com a apresentação de diversas empreendedoras que são referência no segmento. Conheça algumas das mulheres que vão compartilhar as suas experiências durante o evento:

Betty Cirne-Lima

Mestre e Doutora em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela é professora na Graduação e Pós-graduação da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadora e coordenadora do Escritório de Inovação em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Além da atuação acadêmica, a Betty Cirne-Lima também é produtora rural e pecuarista nos altos da Serra Catarinense. Atualmente, ela é Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e é membro da atual Diretoria da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (FEBRAC). E tem mais: ela é a única mulher a compor o seleto grupo dos Cavaleiros da Paz – Embaixadores da Cultura Gaúcha.

Betty coleciona ainda vários prêmios em reconhecimento a sua trajetória. Em 2015, ela recebeu o Troféu Destaque Feminino Rural, pela Comissão de Produtoras Rurais da FARSUL e, em 2016, recebeu o Troféu Guri por indicação da equipe do Sistema RBS/Rádio Gaúcha. Também em 2016, ela tornou-se a primeira mulher do Novo Mundo a julgar a raça Devon na Royal Three Counties Show, a exposição mais importante do Reino Unido.

Teresa Cristina Corpa Vendramini

Outra figura presente no quadro de palestrantes do congresso é a Teresa Vendramini, conhecida no mundo do agronegócio como “Teka”. Ela é de Adamantina, interior de São Paulo, e formou-se em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP).

A Teka é uma grande empreendedora do segmento, responsável pela administração de propriedades da família no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Ela já foi eleita, em 2014, presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, grupo do qual continua sendo membro. Além disso, ela é diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira (SBR).

Fabiana Alves

O Mulheres do Agronegócio também vai contar com a participação engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV – SP, Fabiana Alves. O currículo inclui ainda um MBA com foco em desenvolvimento organizacional e finanças pela Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos.

A Fabiana tem experiência em produção agrícola e indústria de alimentos. Em, 2008, ela se juntou-se ao Rabobank, onde já atuou como Gerente Executiva da divisão Rural e gerenciou a área de consultoria rural com foco em governança, gestão e planejamento estratégico.

Quer conhecer as outras empreendedoras que farão parte do 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio? Então, clique aqui e confira o perfil de todos os palestrantes do evento.