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Em 6 de novembro de 2018

Follow up após eventos: dicas para aumentar as chances de conversão

Quando um evento termina, um dos desafios é organizar a lista de potenciais clientes (leads) para planejar meios de construir uma relação com eles. O objetivo pode ser qualificá-los ou atraí-los para as próximas edições da feira ou exposição. Apesar da importância do follow up, muitos leads são deixados de lado pelas empresas.

A missão é construir uma conexão com potenciais clientes, sempre mostrando que você é acessível e que está pronto para ajudá-los. Nada de cobrar ou ficar oferecendo produtos incansavelmente. A ideia é agregar valor! Para te ajudar, reunimos aqui algumas dicas sobre como conduzir um follow up após eventos.

O que é follow up?

Quando falamos em follow up, nos referimos à relação mantida com um cliente em potencial. Existem diversos canais de comunicação que ajudam nesse acompanhamento do lead, como o e-mail, as redes sociais e o próprio telefone.

O segredo é explorar essas ferramentas de forma estratégica para criar uma conexão com os leads, deixando claro que eles podem confiar e contar com você sempre que precisarem de algum suporte. Faça seus clientes se sentirem acolhidos!

Mesmo com o fim de um evento, é possível prolongar a experiência dos participantes por meio do follow up. Isso vai garantir que eles participem de futuras edições ou adquiram o produto exposto em um estande. Em outras palavras, o resultado de um follow up bem sucedido é a qualificação e a conversão do lead.

Planeje como captar e organizar os leads

O primeiro passo para desenvolver um bom follow up é saber organizar os leads. Isso significa que é preciso definir, desde antes do evento, a melhor forma de coletar os dados dos participantes e como sistematizá-los. Nos estandes, por exemplo, as empresas podem oferecer experiências interativas ou realizar sorteios com o intuito de gerar cadastros.

É importante solicitar apenas as informações necessárias para iniciar o follow up após o evento. Nada de criar questionários gigantescos, pois muita gente pode desistir de preenchê-lo. Portanto, planeje como vai captar e organizar os leads de forma coerente com os seus objetivos.

Reúna-se com a equipe de vendas para traçar estratégias

Quando terminar o evento, reúna a equipe de vendas para avaliar os leads e definir como eles serão trabalhados. O mais importante é dividi-los em níveis de qualificação com o intuito de desenvolver estratégias de follow up específicas para cada um deles. Colocá-los em uma única lista de e-mail e disparar uma mensagem genérica não é uma boa ideia.

Nessa reunião, planeje todo o processo de acompanhamento dos potenciais clientes. Divida as responsabilidades entre a equipe com bastante precisão e não se esqueça de estabelecer datas limites para cada etapa do plano de follow up. Não perca o timing!

Envie e-mails personalizados

Um dos canais mais utilizados para se conectar com os leads é, sem dúvidas, o e-mail. No primeiro contato, mande uma mensagem de agradecimento pela participação no evento ou pela visita ao estande. Além disso, coloque-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida e deixe um caminho aberto para um próximo contato.

A dica principal é enviar um conteúdo humano aos contatos. Ninguém gosta ou está interessado em conversar com robôs. Por isso, seja criativo e mande mensagens afetivas e personalizadas com base nos objetivos traçados na reunião realizada após o evento.

Explore as redes sociais

Não se esqueça de utilizar as redes sociais no follow up após eventos. O Linkedin é bastante eficiente nesse processo por causa de seu caráter corporativo e do objetivo de criar uma rede de contatos profissionais. Vale compartilhar fotos, vídeos e textos comemorando o sucesso do evento.

O Twitter e o Facebook também podem ajudar a manter uma relação com os leads, mas isso vai depender muito do seu segmento e do perfil do contato. O desafio é criar posts que envolvam os potenciais clientes, fazendo com que eles se sintam acolhidos.

Invista em um follow up após eventos que surpreenda

Você prometeu enviar algum material aos participantes? Então, não deixe de cumprir a promessa. Isso vai mostrar ao lead que ele pode confiar em você, além de aumentar as chances de desenvolverem uma relação duradoura. Isso significa que as chances de conversão vão aumentar bastante!

E mesmo que você não tenha prometido nada, surpreenda seu cliente em potencial enviando para o endereço dele um cartão de agradecimento, algum catálogo ou conteúdo criativo sobre a empresa. Vale ainda fazer parcerias com aplicativos como o Uber para presentear os leads com cupons de desconto.

Solicite um feedback

Outra estratégia de follow up é solicitar um feedback sobre a experiência dos participantes. Para isso, é possível usar e-mail, aplicativos ou mesmo as redes sociais. Clique aqui para conferir a matéria que nós publicamos sobre esse tema e descubra por que o feedback é essencial na gestão de eventos.

Você tem dúvidas ou sugestões sobre follow up após eventos? Conte para a gente nos comentários!

 

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