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Marketing digital para eventos: descubra o segredo para sucesso

20 ago 2019

Marketing digital para eventos: descubra o segredo para sucesso

Realizar eventos sempre foi e ainda é uma ótima estratégia para alavancar os resultados de uma marca. Porém, foi-se o tempo em que apenas a divulgação em outdoors, panfletos e cartazes nas ruas era suficiente.

Mesmo que todos esses canais ainda sejam mantidos, é necessário contar também com ferramentas do marketing online para promover o evento da sua empresa de maneira eficaz e ir além. Os recursos, afinal, ampliam sua visibilidade e aumentam as chances de atingir suas metas de forma mais estratégica.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com todos os segredos do marketing digital para eventos. Leia e conheça a melhor forma de aplicar no seu negócio!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias de marketing aplicado e adaptado para o online, cujo objetivo final é promover e divulgar algo na internet.

Para utilizá-lo, é necessário adotar técnicas de comunicação específicas, a fim de promover produtos ou serviços de forma rápida e personalizada na web. A ideia é atrair e criar um relacionamento mais próximo do cliente.

Para começar, faça um planejamento

Na etapa de planejamento, você deverá voltar os seus olhos para os objetivos que deseja alcançar por meio de um evento e pensar nas ações a serem colocadas em prática para chegar até os resultados esperados.

O exercício evita que alguns erros de execução aconteçam e também permite que você conheça o perfil das pessoas que deseja atrair. Assim, fica mais fácil identificar a linguagem e os canais certos para se comunicar com o público, afastando qualquer possibilidade de desperdício e variações.

Além dessa definição, não esqueça dos outros itens primordiais de um plano de marketing digital para eventos, como, por exemplo, o diagnóstico dos resultados já obtidos em edições anteriores – que não tiveram divulgação online -, a definição do cronograma e o orçamento.

Ferramentas para implementar a estratégia

Depois de finalizar o planejamento, chegou a hora de iniciar a execução da sua estratégia de marketing digital para eventos. Abaixo, listamos as principais ferramentas e quais ações você pode executar por meio de cada uma delas. Confira:

  • E-mail marketing

O e-mail marketing é um grande aliado na divulgação, pois é enviado apenas para leads que, de alguma forma, conheceram a sua empresa e demonstraram interesse por seu produto ou serviço.

Com o recurso, você consegue nutrir o relacionamento com esse público e oferecer conteúdos relevantes para instigá-los a conhecer mais sobre o evento e incentivar a sua participação.

Além disso, é essencial para divulgar informações importantes sobre uma cerimônia, como a abertura da venda de ingressos, viradas de lotes, descontos e atrações.

  • Redes sociais

No marketing digital para eventos, as redes sociais servem para facilitar a comunicação e compartilhamento de diversos tipos de conteúdo, entre pessoas e empresas.

Ainda, é a maneira mais simples e diversificada de fazer contato com o seu público, conquistar novos seguidores, e permitir que interajam com a sua marca de forma rápida e eficaz.

  • Mídia paga

Para impulsionar e aumentar o alcance e visibilidade do seu evento, invista em anúncios nas principais redes sociais e nos buscadores da web. Segmente o público que receberá suas campanhas, filtrando por localização, hábitos, gênero e diversas outras opções disponíveis nas plataformas.

  • Marketing inbound

Esse é um dos principais pilares de qualquer marketing digital para empresas de eventos e tem o objetivo de atrair convidados através da produção de conteúdo.

Com ações de marketing inbound, você fará o seu evento ser encontrado por pessoas que estão interessadas e procuram pelo tema ou assunto abordado em sua cerimônia.

  • SEO

A estratégia de SEO ocorre quando algumas otimizações são feitas em seu site e nos conteúdos produzidos, e pode ser considerada uma continuação do marketing inbound.

Para obter ótimos resultados por meio dessa ferramenta, primeiramente, faça uma boa pesquisa de palavras-chave, descubra o que o seu público-alvo procura na internet, crie conteúdo baseado nesses resultados e, posteriormente, coloque em prática um conjunto de técnicas que promovem a sua empresa nos portais de buscas.

  • Plataforma de vendas online

Utilizar uma plataforma online para a venda de ingressos faz com que o seu evento tenha mais visibilidade na internet. Isto é, permitir aos seus convidados uma compra muito mais prática e rápida.

Importante: nessa ação, procure utilizar as outras técnicas citadas no texto, para que, além de converter, também seja desenvolvida a divulgação do evento.

  • Cupons e ações promocionais

Outra estratégia de marketing digital para produtores de eventos é impulsionar a venda de ingressos com ações promocionais ou cupons de descontos.

Caso seja adequado, anuncie a ação nas redes sociais, gerando mais tráfego e envolvimento na página da sua festa.

  • Influenciadores

Os influenciadores digitais são usuários que contam com um número considerável de seguidores e que, em um determinado assunto, tem alto poder de persuasão para impactar diretamente a decisão de compra do público.

Considerando que, grande parte dos consumidores valorizam mais a opinião de outras pessoas do que aquilo dito pela marca, trabalhar com influenciadores na divulgação pode aumentar a audiência do seu evento notadamente.

Mas lembre-se: tenha cuidado e procure conhecer detalhes de diversos perfis antes de definir quem representará a sua marca, e escolha aqueles que possuem maior relevância dentro do seu mercado.

  • Vídeos e transmissões ao vivo

Um vídeo tende a aumentar a curiosidade e o interesse do público, por isso, uma ótima estratégia que pode ser adotada na produção de um evento é exibir detalhes da montagem, tirar dúvidas e compartilhar alguns momentos para aumentar a vontade dos seus convidados em comparecer à festa.

Ainda, um estudo do Facebook comprovou que vídeos ao vivo tem dez vezes mais comentários do que qualquer outro conteúdo publicado na rede social. Então, nesse caso, a realização de uma transmissão em tempo real pode ser uma boa ação para fazer a sua festa ser vista por um número maior de pessoas – aquelas que não podem comparecer no local físico ou as que preferem acompanhar todos os acontecimentos online.

Como mostrado ao longo do artigo, para um gestor de sucesso, o marketing digital para eventos deixou de ser um diferencial e tornou-se fundamental.

Agora que sabe quais ferramentas utilizar para implantar boas estratégias e a melhor forma de aplicá-las, conte para gente nos comentários qual você já está pensando em usar.

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