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Em 12 de março de 2019

As melhores dicas para fazer networking em eventos

Congressos, feiras e exposições são ocasiões perfeitas para ampliar o networking profissional. Isso porque esses eventos reúnem pessoas de um mesmo segmento e de diferentes níveis hierárquicos. Criar uma rede de contatos é fundamental para o sucesso de uma empresa ou para um colaborador em busca de novas oportunidades.

Para fazer networking em eventos, é importante estar atento para causar uma boa impressão e se conectar com naturalidade aos profissionais com quem você deseja construir uma relação.

O que é networking?

O termo networking, constantemente usado no mundo dos negócios, pode ser traduzido como uma rede de contatos. É a ação de se conectar com outros profissionais e estabelecer uma relação que possa ser estrategicamente vantajosa para ambos. Como alguns dizem, essa é a ferramenta de marketing mais acessível para um empreendedor.

Um bom networking pode ser aproveitado de muitas maneiras. Esses contatos podem servir para expandir uma empresa, aumentar as vendas, conhecer novos métodos de gestão, definir parcerias comerciais, conquistar novas oportunidades de trabalho etc. E um ótimo lugar para criar essas relações são os eventos.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar com o networking em eventos:

1. Planeje a abordagem antes mesmo do evento

Faça uma pesquisa antes do evento para saber quem são os participantes confirmados. Assim, você vai conseguir identificar quais são os contatos importantes para você ou para sua empresa e, além disso, planejar a melhor abordagem para se aproximar de cada um deles.

Você pode dar uma olhada no Linkedin desses profissionais para conhecê-los melhor e saber quais assuntos abordar. O importante é estabelecer uma comunicação coerente e focar em pessoas que, de fato, tenham alguma relação com a sua área de atuação ou empreendimento.

2. Seja simpático

Um sorriso pode abrir muitas portas. Quando você demonstra simpatia, fica muito mais fácil de se conectar com as pessoas. Mas, não exagere na dose para não acabar assustando o seu target e afastando ele. A dica é agir da forma mais natural possível.

Se você sentir que a pessoa te deu abertura, prossiga, se apresente e inicie um assunto capaz de demonstrar o que vocês têm em comum e como o trabalho/empresa de vocês se complementam. E nada de ficar falando só sobre você para não parecer arrogante.

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3. Cuidado para não soar arrogante

Muitas pessoas acham que para estabelecer uma relação profissional é preciso ficar se vendendo o tempo todo. Para fazer networking em eventos, o importante é ser sempre você mesmo e tratar de negócios de uma forma casual.

Ao invés de manter uma postura de superioridade, priorize a humildade! Isso significa compartilhar e não vender. Portanto, não seja arrogante! Não tem nada pior do que aguentar alguém se vangloriando o tempo todo como se fosse o centro do universo, não é mesmo? Então, não seja essa pessoa!

4. Não seja uma sanguessuga

Networking não se trata de uma relação unilateral. Pelo contrário, os benefícios devem ser mútuos. A sugestão é construir uma aliança de mentes, ou seja, se conectar com pessoas que tenham habilidades ou recursos que você não tem e, ao mesmo tempo, oferecer a elas algo em troca.

Essa união deve ser harmoniosa e criativa. Para isso, demonstre logo no primeiro contato a sua intenção de contribuir e não apenas receber. Evidencie ao profissional com quem você está conversando o que você pode oferecer a ele. Assim, os dois sairão ganhando!

5. Identifique os momentos ideais para fazer networking em eventos

Sabe por que eventos são ocasiões perfeitas para você ampliar seu networking? Além de reunir líderes, especialistas e outros profissionais de sua área, uma conferência, por exemplo, pode oferecer inúmeras oportunidades para facilitar o encontro e socialização entre os participantes.

O coffee break é um dos momentos ideais para se aproximar daquela personalidade com quem você quer estabelecer contato. Em alguns eventos, você ainda encontra mesas redondas dispostas com o propósito de incentivar conversas e debates entre os participantes, podendo até haver seções temáticas para ajudar na construção de relações.

6. Aproveite todas as oportunidades

Não desperdice o seu tempo em eventos! Aproveite todas as oportunidades para ampliar a sua rede de contatos. Portanto, nada de ficar o tempo todo no seu smartphone, tablet ou computador. Caso alguém queira se aproximar de você, ela poderá desistir da ideia ao ver que você não desgruda do celular.

A dica é se movimentar e buscar os locais onde você poderá iniciar uma conversa com aquela pessoa que você já tinha planejado abordar. Deixe para usar o celular apenas como recurso para registrar momentos específicos, anotar o contato de algum profissional ou adicioná-lo nas redes sociais.

O que você achou das dicas para fazer networking em eventos? Conte para gente nos comentários.

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