Transamerica Expo Center
Tecnologia para eventos: 8 ferramentas para valorizar a sua festa

13 ago 2019

Tecnologia para eventos: 8 ferramentas para valorizar a sua festa

O setor de eventos teve constantes mudanças nos últimos anos. No início de 2000, não imaginávamos que existiria uma forma de vender a maior parte dos ingressos de um festa pela internet ou que teríamos informações detalhadas sobre os números de vendas, público de interesse ou estimativa de lucros, de forma online. Mas, hoje, existem diversas tecnologias para eventos que nos dão essa e outras inúmeras possibilidades.

Em meio a tantas ferramentas disponíveis atualmente, conseguimos otimizar e automatizar processos que antes levavam horas e que eram feitos manualmente. Se em décadas passadas, era difícil alcançar um grande número de pessoas e a opção mais viável era divulgar no jornal local ou no outdoor, agora, propagar um evento ficou muito mais fácil e assertivo.

Além disso, hoje, existem tecnologias capazes de transmitir com facilidade uma cerimônia para participantes ao vivo, tornando até mesmo a presença física das pessoas menos essencial para o engajamento e experiência do público.

Assim, para abordar todos os benefícios que a tecnologia em eventos traz, o Transamerica Expo Center preparou uma lista com 8 ferramentas para você ter ainda mais garantia que a sua festa será um sucesso.

 

1. Vender ingressos e inscrições online

Comprar pela internet é uma tendência que veio para ficar. Isso não é diferente no setor de eventos, tendo em vista que, sair de casa e ir comprar ingressos nos pontos de venda é algo que tem ficado cada vez mais para trás.

Hoje, oferecer ingressos online é uma maneira de facilitar a compra e tornar essa ação muito mais prática, já que seu público pode adquirir as entradas do seu evento onde e quando quiser, com apenas alguns cliques.

Outro ponto importante, são os benefícios que essa comodidade traz aos organizadores. Com a venda digital, é possível ter um controle de quantos ingressos foram vendidos, dando ao gestor uma previsão de gastos e estimativa correta de orçamento, e, também, acessar dados cadastrais dos participantes para entender o perfil do comprador e obter informações pertinentes para desenvolver ações de marketing.

 

2. Divulgar em redes sociais

Outra tecnologia para eventos, com baixo custo e um ótimo retorno, são as mídias sociais. Por meio delas, você pode fazer a pré-divulgação da festa, dando ao seu público, informações importantes como o local, a data, o horário, o lineup, as atrações ou palestrantes, além de responder dúvidas e entender o que as pessoas esperam encontrar no grande dia.

Também, por meio das redes, você pode expandir a divulgação da festa de forma espontânea. Por exemplo, ao criar um evento no Facebook e alguém mostrar que está interessado ou confirmar presença, acontecerá o compartilhamento dessa informação no feed do usuário para os amigos que ele mantém na plataforma, fazendo com que, mesmo aqueles que não receberão o convite, receba dados sobre a sua festa.

Vale destacar que, além da forma orgânica de promoção, as redes sociais permitem anunciar de forma paga e com segmentação de público – de acordo com informações como cidade, idade, interesses, entre outros – o que pode aumentar a efetividade da divulgação.

 

3. Criar um hotsite

Um hotsite é uma plataforma projetada para apresentar conteúdos mais objetivos e ser mais interativo e dinâmico do que um site comum.

Por ser usado de forma promocional e em um período determinado, ele não é feito para substituir a página principal de uma empresa na internet, mas sim promover um lançamento, evento ou oferta e, assim, atrair o público-alvo.

Com foco em conversão, o hotsite pode ser uma ótima ferramenta de tecnologia para eventos, onde você poderá receber inscrições e disponibilizar informações detalhadas da sua cerimônia.

 

4. Usar painéis interativos e telas touch screen

Essa dica é indicada, principalmente, para exposições e palestras, pois, uma dúvida comum dos organizadores de eventos desse tipo é como tornar as apresentações mais atraentes e interativas.

Nesse caso, uma solução é substituir os slides tradicionais e stands comuns por painéis interativos e totens com telas touch screen – permitindo acesso a recursos online e multimídia –, uma tecnologia que pode melhorar e possibilitar mais dinamismo as suas apresentações.

A inclusão desses recursos dá mais interatividade ao seu evento e, em alguns casos, melhora a divulgação durante a festa, pois, incentiva os participantes a tirarem fotos e publicarem nas redes sociais, simultaneamente.

 

5. Captar imagens por drones

Quando falamos de novidades e tendências para eventos, algo que está cada vez mais popular são os drones, por isso, utilizá-los em sua comemoração, será um grande diferencial.

O uso mais comum é para a captação de imagens aéreas, mas também pode ser usado para projetar luzes LED e ser uma ótima oferta para os patrocinadores, já que esse equipamento pode sobrevoar com faixas e displays acima dos convidados.

Lembre-se: verifique se no local não há objeções para utilizar o equipamento e procure adquirir uma ferramenta de qualidade e segura.

 

6. Realizar live streaming + crowd streaming

Essas tecnologias podem ser usadas por aqueles que estão presentes fisicamente e, também, aqueles que não puderam comparecer ao evento.

A Live Streaming permite o compartilhamento, feito de forma profissional, em diversas mídias, mostrando em tempo real tudo o que está acontecendo no evento para aqueles que não estão no local da festa.

Já o crowd streaming, não precisa ter, necessariamente, uma exibição profissional. Trata-se de uma transmissão realizada pelos próprios participantes, com um caráter mais espontâneo e impessoal, a fim de divulgar para a rede de amigos algo que julgou interessante.

 

7. Usar aplicativos para realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual pode ser usada durante o evento para engajar o público presente. Por não ser algo comum, a curiosidade para experimentar o equipamento e ter a oportunidade de viver a experiência pode gerar longas filas.

Outro grande atrativo é a realidade aumentada – tecnologia que cria a ilusão de elementos virtuais em espaços reais -, que está ganhando cada vez mais presença nos eventos. Ela pode ser implementada através de smartphones e internet.

 

8. Usar televisores

Utilizar TVs na sua festa pode ser uma ótima opção. Com tecnologia inovadora – LED, QLED, 4K, Ultra HD, Smart e 3D – e tamanhos que podem chegar até 100 polegadas, esse é um ótimo meio para exibir materiais durante um evento.

Alguns lançamentos recentes com modelos de tela com capacidade de imitar as cores e texturas da parede, podem camuflar a decoração do ambiente, fazer o seu conteúdo ter destaque e atrair os olhos do público presente.

Um gestor de eventos de sucesso precisa estar de olhos nas novidades e tendências que surgem no mercado, como as tecnologias abordadas nesse artigo. Mas, agora queremos saber a sua opinião!

Tem alguma outra tecnologia que já usou ou acha interessante para adotar em eventos? Conte para gente nos comentários e nos diga qual achou mais interessante em nossa lista.

Além disso, compartilhe o artigo nas redes sociais e confira os próximos eventos que vão acontecer no Transamerica Expo Center.