Transamerica Expo Center
Transforme grandes conferências em eventos sustentáveis

08 mar 2019

Transforme grandes conferências em eventos sustentáveis

A preocupação com o meio ambiente é vital e necessária. Por isso, a tendência é a expansão de práticas sustentáveis, inclusive na área de eventos. Atualmente, os organizadores precisam oferecer soluções capazes de reduzir os impactos socioambientais. Adotar uma postura ecologicamente correta, além de benéfica para o ser humano, também é positiva para a marca do evento.

Para saber como fazer a diferença e criar eventos sustentáveis, nós do Transamerica Expo Center separamos algumas dicas simples que vão ajudar nesse desafio.

Por que ser sustentável?

A sustentabilidade é ancorada em práticas de cunho ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Organizar eventos com base nesses três princípios significa reduzir os impactos que eles podem causar ao meio ambiente. Seja em uma grande feira, festival ou conferência, há diversas maneiras de fazer a diferença.

As práticas sustentáveis, além de contribuírem para a conservação e recuperação de recursos naturais, também agregam valor às empresas envolvidas na realização do evento. Quando uma marca assume responsabilidades sociais e ambientais, ela ganha em capital simbólico, tendo a chance de fortalecer a sua imagem institucional.

A escolha dos fornecedores é fundamental

Defina muito bem os fornecedores na hora de organizar eventos sustentáveis. Dê prioridade aos que sejam certificados por instituições ambientais, utilizem energias renováveis e não comercializem produtos de origem suspeita (desmatamento, tráfico de animais, trabalho escravo etc.).

Existem diversas associações e organizações comprometidas com o meio ambiente que divulgam listas de fornecedores sustentáveis. Vale a pena consultá-las!

Planeje muito bem as refeições

O seu evento vai oferecer algum tipo de refeição, como coffee break, almoço ou jantar? Então, a dica é planejar tudo de forma sustentável. Você pode priorizar alimentos fornecidos por produtores locais, optar por produtos orgânicos e evitar o uso desnecessário de sacolas, plásticos e guardanapos de papel.

Para evitar desperdícios, solicite aos participantes que indiquem previamente se eles possuem alguma restrição alimentar, bem como estipular uma quantidade de refeições compatível com o número de confirmados. Caso, ainda assim, sobre comida, esteja preparado para fazer doações.

Evite o uso de papéis

Uma das grandes vantagens do uso de dispositivos móveis em eventos em eventos é a possibilidade de eliminarmos o uso do papel. Começando pelo convite, prefira enviá-lo por e-mail ou utilizando as redes socais. Caso se trata de um evento que precise de ingressos, dê preferência aos digitais, como aqueles por QR Code.

Ao evitar os papéis, além de reduzir os impactos ambientais, você torna a comunicação com os participantes mais eficiente. Isso porque ele terá acesso à programação por meio do site ou aplicativo do evento, ou seja, não será preciso ficar guardando um monte de papel para se orientar. Sem contar que as informações online podem ser facilmente atualizadas caso seja necessário.

Indique hotéis alinhados com valores sustentáveis

A organização também pode atuar em prol do meio ambiente de forma indireta. Como? Indicando aos participantes opções de hospedagem que estejam alinhadas com princípios sustentáveis. Para isso, dê uma olhada nos sites deles antes ou converse com a gerência para conhecer os valores dos hotéis.

Clique aqui e conheça os melhores bairros para se hospedar em São Paulo.

A iluminação também é importante em eventos sustentáveis

A iluminação também é um detalhe importante na hora de organizar eventos sustentáveis. A dica é dar prioridade às lâmpadas de LED, pois elas têm um baixo consumo de energia, maior durabilidade e ajudam na redução de carbono.

Outra dica é aproveitar a luz do dia para iluminar o evento. Você pode, por exemplo, aproveitar algum dos ambientes externos do centro de convenções para montar algum dos espaços temáticos ou mesmo criar áreas de convivência.

Quer conferir algumas dicas de iluminação para eventos? Clique aqui para saber mais.

Tenha lixeiras seletivas

Um único evento é capaz de produzir toneladas de lixo. Por isso, além de garantir que o centro de convenções ofereça uma equipe especializada para limpeza, é preciso se certificar de que todos os resíduos sejam destinados aos locais adequados. Copos plásticos, garrafas pets e papéis, por exemplo, devem ser levados a centros de reciclagem.

A melhor forma de organizar todo o lixo produzido é disponibilizar lixeiras seletivas. Assim, os participantes ajudarão na organização dos resíduos e visualizarão a preocupação do evento com o meio ambiente.

Você tem dúvidas ou sugestões sobre a organização de eventos sustentáveis? Conte nos comentários!