Quer visitar o Transamerica Expo Center?

Ver Mapa Como Chegar
Em 15 de janeiro de 2019

Você sabe o que significa keynote? Descubra como escolher o ideal para o seu evento

No mundo dos eventos, é comum ouvirmos o termo keynote ou keynote speaker. De forma geral, ele se refere à “grande estrela” de uma conferência. A apresentação dele é realizada no maior auditório e no melhor horário, podendo ser na abertura ou encerramento do evento.

Mas, o que é preciso levar em consideração na hora de definir um grande nome para palestrar? Neste post, nós do Transamérica Expo Center explicamos o que significa keynote e ainda damos algumas dicas para você acertar na escolha.

O que significa Keynote?

O “keynote speaker” ou simplesmente keynote é o palestrante principal de uma conferência, feira ou exposição. Essa figura tem a missão de atrair o público, aumentando o número de participantes e despertando o interesse da mídia. Para isso, essa pessoa precisar ser fortemente conhecida em sua área, bem como ser portadora de um discurso inovador e cativante.

O keynote pode definir o sucesso do evento

A escolha do keynote tem um peso muito grande, podendo determinar o sucesso ou o fracasso do evento. Se você convidar um palestrante conhecido e respeitado nacionalmente, isso com certeza vai fazer com que as pessoas falem sobre a conferência: “Você viu que fulano vai estar em tal lugar no dia x?”.

O nome escolhido como keynote vai impactar diretamente nas campanhas de divulgação do evento. Mais do que isso, uma apresentação desse nível oferece a possibilidade de criar conteúdo para redes sociais (fotos, entrevistas, vídeos) ou mesmo de transmitir a palestra na íntegra e em tempo real via streaming. É uma ótima maneira de promover a sua marca!

Além de atrair participantes e causar um buzz, definir um palestrante renomado significa proporcionar uma experiência única ao público. Isso porque um verdadeiro keynote sabe se conectar com a audiência e mover as pessoas para ação.

Dicas para escolher o melhor keynote

1. Tema do evento

Tenha bem claro qual é a proposta do evento. Primeiramente, defina o tema da conferência para depois listar possíveis keynotes. O palestrante deve ser escolhido em função do tema e não o tema do evento ser escolhido em função do palestrante.

De nada adianta, por exemplo, contratar um keynote para dar um discurso motivacional em um evento de tecnologia. Nesse caso, o ideal seria convidar alguém da área, um profissional ou CEO reconhecido e que tenha alcançado grandes feitos em sua carreira.

2. Pesquisa

Depois de definido o tema, é hora de começar a levantar possíveis nomes para ocupar o papel de keynote speaker. Para isso, comece a pesquisa o mais cedo possível, já que as agendas desses palestrantes costumam estar sempre cheias.

Planejar tudo com antecedência também é importante para que haja tempo hábil de organizar a logística da contratação, incluindo hospedagem, alimentação e transporte do keynote. O recomendado é iniciar o contato com a assessoria do palestrante até um ano antes da data do evento.

3. Figuras renomadas

Até aqui, já deve estar bem claro para você o que significa keynote. Se sim, você já entendeu que para um palestrante ser classificado como tal ele deve ser famoso em algum sentido e dotado de prestígio.

O “grande nome” de um evento pode ser uma celebridade que está sempre na mídia. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma figura famosa e bastante procurada para palestras é a ex-primeira dama Michelle Obama.

O keynote da sua programação também pode ser alguém do mundo dos negócios, uma pessoas que é ou já foi responsável por uma grande empresa ou projeto. Cientistas, jornalistas e autores também costumam estrelar grandes conferências ou congressos. No Brasil, dois grandes exemplos nesse segmento são o filósofo Mário Sérgio Cortella e o historiador Leandro Karnal. Além disso, há os coachs, famosos por ministrarem palestras de cunho mais motivador e interativas.

4. Orçamento

Contratar palestrantes de grande reputação exige um investimento mais elevado. O seleto grupo de keynotes brasileiros podem cobrar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil por hora de apresentação. Às vezes, esse valor pode ser maior dependendo do quão alta for a procura pelo palestrante.

É certo que quanto mais você investir em um nome de peso, maior será o número de pessoas interessadas em seu evento. Isso porque os mais caros são aqueles que atraem mais participantes. Portanto, se o seu interesse for levar uma grande estrela para seu evento, corra atrás de patrocínio o mais cedo possível e planeje bem o orçamento.

Ah, não se esqueça de que nada adianta contratar o palestrante mais caro do mundo se o perfil dele não for compatível com a proposta do seu evento. Mantenha sempre a coerência na hora de tomar as decisões!

Agora que você já sabe o que significa keynote, deixe suas perguntas nos comentários.

 

  • Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    FAÇA SEU EVENTO AQUI

    Preencha acima com o ano atual