5 de agosto de 2020

10 dicas para tornar a quarentena mais leve e produtiva

Em 2020, todos nós fomos obrigados a nos adaptar à rotina de isolamento e home office com a mesma velocidade com que o novo coronavírus se espalhava pelo mundo.

No início da pandemia, trabalhar em casa parecia ser apenas uma questão de se acostumar à nova realidade. Mas para a maioria das pessoas, a necessidade de ajustar rotinas profissionais e pessoais à atual situação tornou-se um desafio, principalmente para quem tem filhos. O horário de trabalho passou então a ser a única linha que diferencia o ambiente profissional do privado.

Para psicanalistas, o momento atual exige de todos capacidade de planejamento estratégico e, principalmente, habilidade de agir sob pressão. Porém, após meses de quarentena o cansaço psicológico e a impossibilidade de sair de casa para ver parentes, amigos ou mesmo se divertir põem à prova a saúde mental de todos nós. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar a amenizar os efeitos do isolamento:

1. A regra de ouro: crie uma rotina

O home office tem suas vantagens. O tempo usado para se deslocar ao trabalho pode ser usado para você acordar depois do habitual. Mas se as crianças acordam cedo e estudam de manhã, tente manter essa rotina. Estabelecer hora para acordar, se alimentar e se exercitar ajuda a ter uma dimensão e controle maior do seu tempo.

2. Tudo bem se nada estiver bem

Se você sentir que a quarentena está pesando demais sobre seus ombros, não procure subterfúgios ou motivos para negar esta consciência. É natural que a restrição em sair de casa cause alterações de humor. Se estiver confortável, converse com alguém sobre isso. Dividir suas inseguranças ou preocupações diminui a tensão causada por elas.

3. Cuide da sua imunidade

Lembre-se de que o momento atual não é recomendado para estar em hospitais ou clínicas, o que torna muito importante cuidar da sua saúde. Boa alimentação e hidratação são fundamentais para ajudar a controlar a ansiedade e o estresse.

4. Dê um tempo para você

Faça pequenas pausas durante sua jornada de trabalho para manter um bom desempenho. A mente não consegue manter o foco e a atenção por muitas horas. Levante para esticar as pernas ou fazer um café, por exemplo.

5. Escolha bem o local de trabalho

Home office no sofá funciona somente nos filmes. Trabalhar de mau jeito e sem apoiar seus equipamentos da forma correta pode causar dores musculares e ainda prejudicar a sua concentração. O ideal é estar sentado a uma mesa que permita usar o computador confortavelmente. Separe um canto da mesa de jantar, escrivaninha ou bancada da cozinha para trabalhar e use este espaço para delimitar a área de trabalho em sua casa.

6. Use e abuse do seu tempo livre

Pode ser difícil desconectar-se do home office quando a casa e o trabalho dividem o mesmo espaço. Encontre atividades para passar o tempo livre. Filmes, séries e novelas são excelentes para isso. Jogos de tabuleiro também. O comércio on-line triplicou a venda de quebra-cabeças durante a pandemia e o Google registrou aumento na busca pelo produto. Pequenos reparos dentro de casa também estão entre as melhores atividades para o tempo livre. O importante é criar um ambiente com várias atividades e ter uma expectativa de algo para fazer no dia seguinte.

7. Aprenda coisas novas

Assim como no item anterior, fazer bolo e pizza em casa também são um dos termos mais buscados no Google. Usar o tempo livre dentro de casa para aprender a cozinhar pode ser uma boa oportunidade para manter uma alimentação saudável e ainda economizar no delivery. Mas se a cozinha não é sua praia, procure outras atividades, como aprender um novo idioma ou mesmo cuidar de plantas.

8. Fique perto, mesmo a distância

Enquanto o convívio social não é possível, use a tecnologia a seu favor. Faça encontros on-line com a família e os amigos. Mas se depois de tantas reuniões virtuais no trabalho você não aguenta mais ligar a câmera do celular ou do computador, aproveite para se aproximar de quem está na sua casa. Jogar videogame com as crianças ou brincar com o pet são algumas da opções.

9. Faça planos

Por mais demorada que a quarentena esteja sendo, ela não irá durar para sempre. Aproveite o tempo livre para planejar aquela viagem que você sempre quis fazer, mesmo que ainda não tenha ideia das datas das suas próximas férias. A dica aqui é ter um propósito que faça você sentir-se motivado.

10. Pratique atividade física

É claro que esta dica não poderia estar de fora. A saúde mental e a atividade física andam de mãos dadas. Na internet, diversas academias estão produzindo vídeos com dicas de como se exercitar dentro de casa. Um alongamento bem feito já ajuda a movimentar o corpo.

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