17 de outubro de 2013

10 livros essenciais que todo empreendedor deve ler

Grandes líderes e empreendedores precisam estar sempre atualizados sobre o mercado, independente do nicho de atuação da empresa. Uma forma para conquistar isso é com a leitura. Existem vários livros disponíveis com histórias de aprendizado, superação e sucesso. Exemplos que devem ser contados: como a da jovem brasileira Bel Pesce, do CEO do Facebook Mark Zuckerberg e do empresário Abilio Diniz. Confira lista com 10 livros para inspirar, motivar e principalmente, pôr em prática:

“Encantamento: A arte de modificar corações, mentes e ações”

Guy Kawasaki é um dos principais nomes ligados a inovação e empresas. Neste livro, ele ensina que o encantamento pode ocorrer durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo ou em uma atualização do Facebook. Ele mostra que quando praticado da forma correta, o encantamento pode ser mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais.

“Empreendedores extraordinários: 25 celebridades do empreendedorismo moderno e suas façanhas”

Ao ler este livro é possível conhecer histórias, conselhos e insights sobre como empreendedores revolucionários tiveram suas ideias e o caminho que precisaram trilhar para transformá-las em realidade. A proposta da obra de John A. Byrne é fazer com que os profissionais aprendam com o relato e experiências de 25 grandes empresários, personalidades como Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

“Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios”

O best seller chega em sua quarta edição comemorando 10 anos e mais de 150 mil exemplares vendidos. O seu autor, José Carlos de Assis Dornelas, é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. “O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”, essa definição desenvolvida na primeira edição do livro se tornou clássica. Uma obra interessante para quem deseja aprender com estudos de caso e conceitos teóricos.

“Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto”

O livro traz uma coletânea de histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Jorge Gerdau, Carlos Alberto Sicupira, entre outros. A publicação pode servir como guia para todos os empreendedores, independente da área de atuação, pois pontua os obstáculos que podem surgir ao longo de um caminho difícil e apresenta exemplos de como contorná-los.

“Empreendedorismo inovador”

Voltado a todos que desejam criar negócios relacionados à tecnologia, esse livro foi escrito por 25 especialistas e aborda temas necessários para a criação de uma startup, o contexto do empreendedorismo no Brasil e o mercado para empresas de tecnologia. Também mostra assuntos como carreira empreendedora e porque vale a pena empreender, elementos de um modelo de negócio e fundamentos de gestão que incluem marketing, estratégia, vendas, finanças, pessoas e tecnologia.

“A hora da verdade”

Esse clássico conta uma história real: a experiência de liderança do sueco Jan Carlzon à frente da Scandinavian Airlines System (SAS). O livro mostra desde sua prematura presidência aos 32 anos na subsidiária de viagens da companhia, passando pela filial de cargas até a presidência do grupo. Ele foi o responsável por transformar uma empresa problemática na melhor companhia aérea do mundo nos anos 1980. Tudo isso em meio a uma crise do setor.

“A menina do Vale”

Neste livro, a jovem brasileira Bel Pesce conta sua jornada como empreendedora no Vale do Silício e dá dicas a quem também pensa em começar uma startup. A linguagem é clara, objetiva e apresenta ótimos exemplos. Publicada na internet, a obra teve 1,5 milhão de downloads.

“A meta: um processo de melhoria contínua”

Esse livro fez com que muitas pessoas se colocassem no lugar dos próprios personagens e se sentissem como eles. O objetivo da publicação é motivar a evolução na forma de raciocinar, incrementar a habilidade de desenvolver, identificar problemas e apresentar soluções simples, criando assim um processo de aprimoramento contínuo.

“A nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios”

O livro descreve o ambiente que o empreendedor vivencia em seu dia a dia a partir dos diversos desafios que enfrenta. Voltado a empreendedores iniciantes e experientes, estudantes de áreas com afinidade ao tema e empreendedores corporativos, a obra traz cinco capítulos que apresentam desde a base do empreendedorismo até o que fazer para atingir o sucesso.

“O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e plano de negócios”

Com mais de 150 mil exemplares vendidos, a obra se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Utilizado por universidades e MBA´s em todo o Brasil, o que faz esse livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem os leitores torcem o tempo todo.

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.