10 livros sobre eventos corporativos que todo organizador deve ler
Em um cenário de crise econômica, o setor de eventos é um dos poucos que tem apresentado crescimento no Brasil. O segmento tem uma média de aumento em 14% ao ano e movimenta mais de bilhões de reais.
Porém, a cada dia que passa, inúmeras novidades e tendências surgem no mercado, e o profissional responsável pelo planejamento e organização deve estar atento para que suas técnicas não fiquem ultrapassadas. A necessidade de profissionalização, estudos especializados e atualização na área é comum. E, neste caso, existem diferentes formas de aprender e aprimorar o seu trabalho, sendo uma delas a busca por conhecimento através da leitura.
Os livros são essenciais no processo de aperfeiçoamento e oferta de um serviço satisfatório. Para te ajudar a enriquecer o seu trabalho e suas estratégias, preparamos uma lista com dez livros sobre eventos corporativos. Confira!
1. Organização de eventos: teoria e prática
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Cengage Learning
Idioma: português
O conteúdo do primeiro livro da nossa lista é muito valioso para estudantes e profissionais que pretendem alcançar ou já estão em cargos de comando na área de eventos. Escrito por Maria Cecília, a obra apresenta o inédito modelo de gerenciamento estratégico criado por ela e aplicado, com êxito, em diversas empresas.
O livro enfatiza a importância de traçar objetivos, bem como usar técnicas de planejamento de eventos associadas à estratégia de marketing. Ao decorrer das páginas, você descobre quais são as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização.
O final do livro é focado em um tópico que, apesar da extrema importância, às vezes acaba não recebendo a atenção dos profissionais da área: avaliações quantitativas e qualitativas dos resultados alcançados. Se busca por um livro que contribui com sugestões de ferramentas para a administração do setor de eventos coligados a estratégia de empresas, esse título é ideal para você.
2. Organização de eventos: procedimentos e técnicas
Autora: Marlene Matias
Editora: Manole
Idioma: português
Essa é uma indicação para quem quer aprender sobre procedimentos e técnicas de organização de eventos.
Em seu texto, a autora descreve os conceitos e estratégias para o desenvolvimento das atividades de planejamento e organização. O conteúdo é de fácil compreensão por ser uma mistura de teoria e prática. A obra ainda apresenta a evolução do setor e a sua relação atual com a área de turismo.
Para os profissionais, professores e estudantes dos cursos de turismo e hotelaria, é um dos livros sobre eventos corporativos que não pode deixar de ser lido.
3. Planejamento estratégico de eventos: como organizar um plano estratégico para eventos
Autores: Hélio Afonso Braga de Paiva, Marcos Fava Neves
Editora: Atlas
Idioma: português
Um livro com o formato ideal para aqueles que tem como objetivo ser um profissional moderno. Com um roteiro que incentiva a aplicação de técnicas para elaboração de um plano, o livro conta com exemplos de ações estratégicas que funcionaram em eventos do nosso país.
A linguagem acessível e interativa e o conteúdo que agrega da teoria à prática faz com que o título seja um guia exemplar para os que desejam realizar um planejamento estratégico de eventos de sucesso.
4. Eventos: como criar, estruturar e capturar recursos
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Thomson
Idioma: português
Este volume é uma boa opção para tirar suas dúvidas sobre criação, estruturação e captação de recursos para o trabalho. Maria Cecília, com uma escrita direta, entrega soluções práticas ao leitor sobre as etapas mais importantes das atividades desse setor.
Ainda: o livro possui uma forma didática de apresentação do material, e o conteúdo tem dados e imagens que agregam na leitura. No encerramento de cada capítulo, propõe-se uma série de atividades para que o leitor veja o que ocorre na prática e se mantenha atualizado – exercícios que podem ser usados para engajar simulações e discussões que enriqueçam o aprendizado.
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, esse exemplar te ajudará a transformar ideias inovadoras em grandes eventos.
5. Patrocínio a eventos – a sinergia da comunicação integrada de marketing
Autora: Rosana Zan
Editora: Difusão
Idioma: português
A obra, dividida em oito capítulos, aborda temas como a importância e o poder da comunicação na construção das marcas e os diversos elementos que os induzem e direcionam ao sucesso. Todas esses temas são mostrados com conceitos, teorias, exemplos e resultados.
O leitor ainda encontrará uma espécie de manual com orientações, etapas e diretrizes para que o patrocínio seja feito com eficácia, trazendo cases de sucesso como Skol Beats, Bradesco e Petrobras.
No final, há uma análise do resultado entre teoria e prática, evidenciando o efeito sinérgico da comunicação integrada de marketing ao patrocínio.
6. O poder do marketing de exposições
Autor: Barry Siskind
Editora: Senac
Idioma: português
O sexto livro sobre eventos corporativos da nossa lista é um verdadeiro guia teórico-prático para realizar tarefas sem imprevistos desagradáveis, atingir metas e alcançar objetivos traçados.
O conteúdo ajuda no gerenciamento de eventos, pois apresenta todas as etapas para um evento de exposição, com modelos de planilhas que auxiliam na organização e mensuração dos resultados.
E mais: o título aborda cálculos orçamentários de projeto e produção, organização espacial do estande, custos com frete, transportes, mídia, funcionários e hospedagem. Inclui também dicas de treinamento do pessoal responsável e a melhor forma de abordar os clientes.
7. Intentional event design: our professional opportunity
Autora: Tahira Endean
Editora: Createspace Independent Pub
Idioma: inglês
O livro aborda a importância em conhecer o público para ter melhores resultados e detalha o quanto a conexão com os participantes antes, durante e depois do evento é essencial.
A obra é ideal para profissionais que visam construir um relacionamento de confiança, e, assim, conquistar participantes engajados. A autora traz ferramentas e ideias inovadoras, utilizando tecnologia e marketing digital.
8. Event design handbook: systematically design innovative events using the #Eventcanvas
Autores: Roel Frissen, Ruud Janssen & Dennis Luijer
Editora: BIS
Idioma: inglês
Neste livro, os autores fala sobre design de eventos, uma técnica nova no mercado, que utiliza métodos do design thinking e do design de serviços para proporcionar experiências inesquecíveis.
Totalmente em inglês, sua linguagem pode ser compreendida por especialistas ou iniciantes do setor. Ainda, é possível conferir estudo de casos reais e dicas para eventos corporativos.
9. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições
Autor: Leonard H. Hoyle Jr.
Editora: Atlas
Idioma: português
O próximo livro sobre eventos corporativos é destinado aos profissionais de marketing que também são organizadores. A obra reúne métodos práticos com novas tecnologias e tendências do mercado, que focam no interesse do público final. Com ele, você aprende a tornar os seus eventos mais rentáveis.
Todas as informações contidas no livro são fundadas nos 30 anos de experiência de Hoyle Jr. à frente de organizações e administração de grandes eventos.
Outro ponto interessante é a parte dedicada à aplicação do marketing-cyber-eventos. Se você quer explorar variados componentes para uma divulgação eficaz, como mídia, relações públicas e patrocínio, esse livro é para você!
10. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização
Autor: Luiz Carlos Zanella
Editora: Atlas
Idioma: português
Nossa última indicação é um livro que propõe a apresentação do planejamento e operacionalização de forma única.
Não importa se você é um profissional de eventos, de turismo ou um aspirante na área; o conteúdo tem um formato simples de compreensão para todos os públicos. Tudo para fazer com que o leitor atinja um nível de excelência na prestação do serviço.
Esperamos que aproveite a leitura dos livros sobre eventos corporativos que selecionamos ao longo do artigo. Lembre-se: a atualização é fundamental para o sucesso profissional de um organizador.
Tem algum outro livro que já leu ou acha interessante para eventos? Conte para gente nos comentários.
Além disso, compartilhe o texto nas redes sociais e confira os próximos eventos que vão acontecer no Transamerica Expo Center.
Veja mais em: