14 de junho de 2016

3 dicas de ouro para criar pesquisas de satisfação para eventos

A pesquisa de satisfação do cliente é uma ferramenta muito útil para o produtor de eventos e para o público. Entender as necessidades dos participantes e criar um evento que se adapte aos seus gostos é uma forma de tornar a produção mais bem sucedida. Pensando nisso, separamos três dicas valiosas e práticas para você aplicar pesquisas de satisfação para eventos.

 

1 Planeje sua pesquisa de satisfação do cliente 

Planejar a ação com antecedência, possibilita ao produtor criar os formulários de alto padrão e enviá-los no dia seguinte após o término do evento, favorecendo feedbacks mais qualificados.

 

2 – Faça menos perguntas

Muitos produtores, com o intuito de extrair o máximo de informações do seu público, acabam criando formulários muito extensos. Um estudo realizado pela empresa SurveyMonkey contatou que pesquisas de satisfação do cliente para eventos devem ser curtas, porque são mais receptivas.

Procure priorizar perguntas exigidas por patrocinadores, depois perguntas quantitativas, optativas e se houver espaço incluir as dissertativas. Muitos produtores já utilizam formulários com apenas duas perguntas para que pudessem receber o máximo de respostas. Este estilo de formulário tornou-se tão famoso que recebeu um nome específico: NPS (Net Promoter Score), que constitui em perguntar apenas:

  • De zero à dez, qual é a probabilidade de recomendar esta empresa a um amigo ou colega?
  • Você teria algum comentário, sugestão ou dúvida sobre o evento?

Com a primeira pergunta é possível quantificar a qualidade do evento, e na segunda avaliar os pontos fortes e fracos.

 

3- Aproveite os minutos antes do evento

Uma maneira de coletar o máximo de informações do seu público é fazer perguntas antes do evento começar. Faça perguntas que ajudem a conhecer melhor os gostos dos participantes e depois cruze os dados para saber quem avaliou o acontecimento com notas altas e quais pessoas deram notas baixas. Essa ação é importante para identificar qual caminho seguir na próxima edição.

 

E você? Utiliza a pesquisa de satisfação do cliente em seus eventos? Compartilhe conosco sua experiência!

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