“30 × Bienal” evidencia as transformações da arte brasileira
A Bienal de São Paulo completa 30 anos de história. Para celebrar, os curadores do evento reuniram o melhor das 30 edições que já passaram pelo Pavilhão do Ibirapuera. São 250 obras de 111 artistas que já expuseram seus trabalhos ao longo dos anos e que mostram as transformações da arte brasileira. A mostra “30 x Bienal” fica em cartaz no Pavilhão do Ibirapuera até o dia 8 de dezembro, com entrada gratuita.
O visitante poderá apreciar obras de artistas como Almicar de Castro, Helio Oiticica, Beatriz Milhazes, Regina Silveira, Miguel Rio Branco e Amelia Toledo. Além disso, a expografia – disposição das peças – de Felipe Tassara foi planejada com o objetivo de incorporar a arquitetura do Pavilhão, arquitetado por Oscar Niemeyer.
Nesses 30 anos, participaram mais de 5 mil artistas nacionais, sendo a própria Bienal, ao longo de tempo, um dos elementos estruturantes da arte brasileira da segunda metade do século 20.
“A Bienal foi sempre, a cada edição, uma mostra da atualidade da produção artística brasileira. Inevitáveis, portanto, as posições em confronto, as relações e as aproximações. Foi o evento que rompeu com o isolamento cultural das artes plásticas e expandiu sua projeção para além daquele círculo de iniciados. Portanto, por meio tanto das obras quanto dos artistas da exposição, assim como da coletânea crítica do catálogo, “30 x Bienal” busca apresentar as transformações da arte brasileira que ocorreram nas trinta edições”, explica o curador da mostra Paulo Venancio Filho no site oficial do evento.
Para enriquecer ainda mais o contato dos visitantes com as obras e com a exposição, o Educativo da Bienal preparou visitas orientadas, ateliês, encontros com artistas, palestras, laboratórios de material educativo, encontros com professores e uma programação especial para famílias.
A programação completa está disponível no site da mostra “30 x Bienal”.
Serviço
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera – Portão 3 – Avenida Pedro Álvares Cabral s/n Estacionamento no Parque: Zona Azul (cada folha vale por 2 horas)
Telefone: (11) 5576 7600
www.30xbienal.org.br
Horários de funcionamento:
Fechado às segundas-feiras
Terças, quintas, sábados, domingos: das 9h às 19h (entrada até as 18h)
Quartas e sextas-feiras: das 9h às 22h (entrada até as 21h)
Entrada gratuita
Vista geral da 28ª Bienal. (Mira Filmes)
Vista geral da 30ª Bienal com pintura de Olivier Nottelet. (Leo Eloy | Fundação Bienal de São Paulo)
Obra de Anish Kapoor durante a 23ª Bienal. (Arquivo Bienal)
Público na inauguração da 2ª Bienal de São Paulo, em visita à Sala Mondrian. (Arquivo Bienal)
Público visita o corredor “A Grande Tela” durante a 18ª Bienal. (Arquivo Bienal)
Veja mais em: