4 CEOs brasileiros entre os melhores do mundo em 2015
A revista norte-americana Harvard Business Review elaborou uma lista com os 100 melhores CEOs do mundo. Dentre eles, quatro brasileiros se destacaram logo nas 50 primeiras posições do ranking.
O grupo de brasileiros é liderado por Carlos Brito, CEO da AB Inbev, que aparece na 16ª posição. Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, vem em 24º, seguido por Carlos Ghosn, da Renault, em 40º e Renato Alves Vale, da CCR, fecha a lista de executivos, na 50º posição.
A metodologia usada para formar o ranking sofreu alterações em 2015. Até o ano passado, os executivos eram avaliados com base no valor de mercado e resultados financeiros das companhias que comandavam. Desta vez, quesitos como governança corporativa, responsabilidade social e ambiental passaram a compor 20% do resultado.
A alteração nos critérios fez com que Jeff Bezos, CEO da Amazon, despencasse na lista. Ele foi da 1ª para a 87ª posição geral, porém, se fosse considerado somente resultados financeiros, Bezos continuaria sendo o melhor presidente de empresa do mundo.
A lista de 2015 é liderada por um dinamarquês, Lars Rebien Sørensen, da farmacêutica Novo Nordisk.
Confira os dez melhores CEOs do mundo:
1º Lars Rebien Sørensen, Novo Nordisk
2º John Chambers, Cisco Systems
3º Pablo Isla, Inditex
4º Elmar Degenhart, Continental
5º Martin Sorrell, WPP
6º Stephen Luczo, Seagate Technology
7º Jon Frederick Baksaas, Telenor
8º George Scangos, Biogen
9º Michael Wolf, Swedbank
10º Fujio Mitarai, Canon
Veja mais em: