4 lugares para experimentar culinárias exóticas
Uma ótima maneira de conhecer mais sobre outros países é através da sua gastronomia. Pratos diferentes, temperos marcantes e ingredientes inusitados desafiam os sentidos e enchem as pessoas de curiosidade sobre o país que originou aquela receita. Para auxiliar nessa busca por novas experiências, selecionamos quatro restaurantes na cidade de São Paulo com propostas exóticas e sabores surpreendentes do mundo todo.
1. Biyou’Z
Fundado pela empresária camaronesa Melanito Biyouha, seu cardápio conta com receitas de países como Angola, Nigéria, Senegal, Gana, República dos Camarões etc. O espaço é sede de eventos dedicados à cultura e gastronomia africana, e o que no início era dedicado à comunidade africana que vive no Brasil, hoje já deixou seu nicho inicial para cair no gosto dos brasileiros.
– Onde fica: Alameda Barão de Limeira, 19-A – Centro
– Contato: 11 3221-6806
– Informações e cardápio: http://biyouzresto.com.br/
2. Maria Escaleira
Restaurante e vodka bar, este é um dos poucos estabelecimentos especializados em culinária polonesa no Brasil. Fundado pelo casal Andrzej e Vanessa Wica (ele, polonês, ela, brasileira – o nome do estabelecimento é homenagem à avó de Vanessa). Contando com um ambiente simples e aconchegante, preços honestos e porções fartas, seus pratos são representantes da “comfort food” do leste europeu, com destaque para o pierogi – um tipo de ravióli encorpado – o Beef Stroganoff e o Hungarian Goulash – cozido de carne picante.
– Onde fica: Rua Mourato Coelho, 53 – Pinheiros
– Contato: 11 2364-9913
– Informações e cardápio: http://mariaescaleira.com.br
3. Tantra
Trazendo receitas da Mongólia e de outros países da Ásia, o Tantra é uma intensa experiência sensorial: shows de dança, massagem e tarô se somam a um cardápio diversificado e intenso, com destaque para o Mongolian Grill (uma chapa em que os próprios clientes preparam seus pratos com ingredientes frescos e uma grande variedade de temperos e especiarias) e para seu vasto cardápio de drinks afrodisíacos, alguns com nomes bastante sugestivos.
– Onde fica: Unidades na Vila Olímpia (R. Chilon, 364), Pinheiros (R. Amaro Cavalheiro, 168), Tatuapé (R. Itapura, 721) e Granja Viana (Av. São Camilo, 988, Cotia/SP)
– Contato: (11) 3846-7112 (V. Olímpia), (11) 2157-2891 / 2157-2892 (Tatuapé), (11)3437-3235 / 3815-6233 (Pinheiros), (11) 4702-6883 / 4702-6923 (Granja Viana)
– Informações e cardápio: http://www.tantrarestaurante.com.br
4. Praça Kantuta
Não se trata de um restaurante, mas sim da sede da Feira Boliviana, que acontece todos os domingos das 11h às 19h. Reunindo artesanato, música e culinária, a feira é ponto de encontro da vasta comunidade boliviana de São Paulo, e em suas barraquinhas podemos encontrar salteñas (tipo de empanada frita ou assada), doces típicos, cervejas (destaque para a Pacena), milhos e chás. É um espaço bastante acessível e com preços muito bons.
– Onde fica: Praça Kantuta, Pari (acesso pela r. Pedro Vicente, n. 625)
Veja mais em: