4 passeios (quase) gratuitos em São Paulo
Uma das principais características da capital paulista é a diversidade cultural e possibilidade de passeios de custo baixo ou zero. Nessa matéria, selecionamos quatro locais que pesam pouco no bolso e que vão garantir o seu entretenimento e o da sua família.
1. Visite o Mercado Municipal e experimente frutas e lanches
Um passeio ao Mercado Municipal de São Paulo, além de ser um ótimo momento para adquirir itens que normalmente não são encontrados nos supermercados convencionais, também pode render alguns lanches gratuitos. Muitas das barracas oferecem amostras de produtos, como pedaços de frutas, sanduiches ou refeições, por isso, é a oportunidade perfeita para conhecer alimentos que não fazem parte do seu dia a dia.
Mercado Municipal de São Paulo
R. Cantareira, 360 – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: das 6 às 18h.
Contato: (11) 3313-3365
2. Caminhe pela Avenida Paulista
A Avenida Paulista é um local rico em cultura para todos os gostos, por isso, uma caminhada ao longo desse conhecido ponto turístico da capital paulista é obrigatório para quem procura diversidade a preços acessíveis.
Aproveite o passeio para conhecer o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que conta com entradas que variam de 25 a 12 reais. Além disso, você também pode conferir os espaços Itaú Cultural, o Centro Cultural Fiesp e a Casa das Rosas, que têm entrada gratuita.
Caso você se interesse por antiguidades, a feira de antiguidades localizada no vão do MASP é uma parada obrigatória e funciona aos domingos, das 9 às 17h.
3. Vá à Pinacoteca
Com entrada gratuita aos sábados, a Pinacoteca oferece um imenso acervo cultural com obras de artistas renomados, como Cândido Portinari. Além disso, a arquitetura do prédio histórico do século XIX também vale a visita.
Durante a semana, os ingressos para visitar a Pinacoteca variam entre 3 e 6 reais e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10 às 18h.
4. Conheça a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi
Os apreciadores de design e arquitetura não podem deixar de visitar a Casa de Vidro, projeto do ícone da arquitetura modernista brasileira Lina Bo Nardi, que também projetou as linhas do MASP. O local se destaca pela fachada da casa, que parece flutuar sobre as árvores que cercam toda a área.
Durante o passeio, que é gratuito, os visitantes podem apreciar o acervo cultural de Lina Bo Nardi, que conta com textos, fotografias, filmes, documentos, anotações pessoais, cadernos, plantas, maquetes, notícias de jornal e objetos de arte popular do tempo do casal na Bahia. Além disso, o local conta com uma biblioteca, disponível para pesquisadores.
Instituto Lina Bo Bardi
R. General Almério de Moura, 200
Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 10h às 16h. Quando não há exposições a visita é permitida apenas com agendamento pelo e-mail contato@institutobardi.com.br.
Veja mais em: