26 de junho de 2018

5 bairros para fazer turismo gastronômico em São Paulo

A cidade de São Paulo conta com uma infinidade de bares, restaurantes e cafés de alta qualidade. Existem opções para todos os paladares, incluindo lugares onde você pode saborear o melhor da culinária nacional e internacional.

Alguns bairros da capital paulista são famosos por serem verdadeiros polos gastronômicos. Com tantas opções, é até difícil escolher onde comer na cidade. Para te ajudar a tomar essa decisão, nós reunimos 5 bairros ideais onde você pode fazer turismo gastronômico em São Paulo. Confira as características culinárias de cada bairro.

1. Itaim Bibi

O Itaim Bibi é, certamente, um dos principais paraísos gastronômicos de São Paulo. O bairro faz parte de uma região nobre da capital paulista, ao lado do Jardins e do Morumbi. Por isso, os restaurantes localizados no Itaim são conhecidos por servirem pratos requintados e de alta gastronomia.

A diversidade culinária do Itaim Bibi é extensa. Lá, você encontra uma grande variedade de restaurantes especializados em cozinha internacional, incluindo o melhor da comida francesa, italiana, asiática e latina. As ruas Amauri, Campos Bicudo, Pedroso Alvarenga e Jerônimo da Veiga são o endereço da maior parte dos restaurantes do Itaim. Não deixe de dar uma volta por elas!

Como é de se imaginar, comer no Itaim Bibi não é muito barato. No entanto, é um investimento que vale muito a pena. Consulte a lista de restaurantes do Itaim no TripAdvisor para conhecer as principais opções e poder escolher onde saborear um delicioso prato da alta gastronomia.

2. Mooca

A Mooca faz parte do conjunto de bairros tradicionais de São Paulo. Ela começou a se formar no século XVI e foi o endereço de muitas famílias italianas que migraram para o Brasil. Por esse motivo, quando o assunto é comida italiana, a Mooca acabou se tornando uma referência.

Ao percorrer as ruas do bairro, você se depara com várias pizzarias, cantinas e doçarias. A média de preços varia de acordo com cada restaurante, ou seja, na Mooca você encontra opções para todos os bolsos. Ao passar pela região, não deixe de saborear uma pizza da Pizza da Mooca, uma pizzaria napolitana localizada na Rua da Mooca.

3. Vila Mariana

Para quem gosta de bares e de comida de boteco, a Vila Mariana é o lugar ideal para se fazer turismo gastronômico em São Paulo. A região conta com um grande de número de bares famosos pelas porções e pelas comidas típicas de boteco. Coxinha, pastel, cerveja, croquetes, bolinhos de bacalhau e bolinhos de carne seca são algumas das delícias facilmente encontradas pelo bairro.

A Vila Mariana é um polo gastronômico que agrada todos os paladares. Embora seja uma referência quando o assunto é bar, lá você encontra ainda comida de diferentes nacionalidades, muitos fast-foods e cafés. No TripAdvisor você também pode conferir a lista de bares e restaurantes do bairro.

4. Liberdade

A Liberdade é o famoso bairro japonês de São Paulo. A região é bastante visitada pelos turistas não só por conta de sua arquitetura diferenciada, mas também por causa de sua infinidade de restaurantes asiáticos. Lá, você pode saborear, por exemplo, o melhor da culinária japonesa, chinesa e coreana.

Uma sugestão é experimentar o lamen em algum dos restaurantes do bairro. Esse macarrão de origem chinesa é bastante popular no Japão e é o carro chefe de muitos estabelecimentos do bairro. O Momo Lamen e o Lamen Kazu são duas opções famosas onde você pode comer essa iguaria oriental.

Na Liberdade, também há alternativas para todos os bolsos. A tradicional feirinha do bairro, realizada aos finais de semana na Praça da Liberdade, oferece uma grande variedade de comida asiática (e brasileira, como pastel) por preços convidativos. Na feira, você encontra yakissoba, tempurá, okonomiyaki (a pizza japonesa), sushi e demais pratos feitos com frutos do mar.

5. Cerqueira César

Cerqueira César é um bairro bastante conhecido de São Paulo, pois ele engloba importantes vias da cidade, como a Avenida Rebouças, a Consolação, a Rua Augusta e a Frei Caneca. A sua fama também está ligada ao universo gastronômico, claro! São vários restaurantes e bares que compõem a paisagem da região.

Alguns dos restaurantes mais famosos e prestigiados de São Paulo estão localizados no Cerqueira César. Quais? Alguns exemplos são a churrascaria Fogo de Chão, os requintados e premiados Fasano e Figueira Rubaiyat, o Amadeus (frutos do mar), o Arábia (culinária libanesa) e o Paris 6 (culinária francesa).

Extra: Mercado Municipal de São Paulo

Não dá para falar de turismo gastronômico em São Paulo sem citar o Mercadão. Localizado no centro histórico da cidade, ele é parada quase que obrigatória para quem visita a cidade pela primeira vez. É lá onde você pode saborear o famoso e tradicional sanduíche de mortadela. Além dos restaurantes e da grande diversidade de frutas e legumes vendidas no local, o prédio do Mercadão é lindo e imponente.

Você tem alguma sugestão de onde fazer turismo gastronômico em São Paulo? Conte para gente nos comentários.

 

Tags Relacionadas