22 de julho de 2015

5 características dos líderes de sucesso

Para Nicolau Maquiavel, autor do clássico “O Príncipe”, entre ser amado e temido, todo líder deve optar pela segunda opção. No entanto, gestores que são referência conseguem as duas coisas: respeito e admiração dos funcionários.

O líder que é amado inspira as pessoas, faz um ambiente criativo, aconselha, apoia, dá oportunidade para que os colaboradores evoluam, compartilha sucessos. A seguir, veja cinco passos para conquistar os seus liderados.

1) Não seja chefe, seja um líder

O chefe manda, o líder influencia. Gestores que comandam por intimidação devem entrar em extinção, segundo o professor de cursos de pós-graduação da Faap, Richard Vinic. Para ele, a autoridade não pode vir do poder e um bom líder conquista o amor e respeito da equipe. “Tem que mostrar que tem conhecimento”, ressalta o especialista, e explica que o bom profissional deve atuar como um coach que ajuda os colaboradores a desenvolver suas especialidades.

2) Tenha uma postura positiva

Geralmente, os funcionários costumam ser avaliados por suas deficiências, e não por seus pontos fortes. Para a professora de gestão de pessoas, Lilian Graziano, é necessário inverter essa ordem. “A avaliação é sempre para falar o que tem de ruim. O gestor que quer ter um ambiente positivo tem que olhar para o que seus funcionários têm de melhor”, afirma. O grande líder reconhece, dá atenção, serve e é grato aos seus liderados. Gratidão gera amor que, por sua vez, gera respeito.

3) Valorize o melhor de cada um

As empresas erram ao forçar profissionais a desenvolverem potencialidades que não possuem, explica Lilian. “O gestor faz um esforço enorme para fazer com que o funcionário seja medíocre na competência que não tem. Quando você estimula o que ele tem de melhor, ele pode se tornar excelente naquilo”, orienta.

4) Construa equipes de peso

Crie uma equipe incrível e outras pessoas incríveis aparecerão. Reúna profissionais com competências que se adicionam no mesmo time. “Monte equipes de trabalho olhando para as forças que serão necessárias”, orienta Lilian. Ao fazer isso, cada um atuará em seu campo de excelência. Qualquer conquista coletiva excepcional consistiu em um conjunto de pessoas talentosas que se superaram.

5) Acompanhe de perto e ouça a sua equipe

Um líder gosta do seu negócio e conduz de perto a operação. No Burger King, novos executivos investem um tempo na cozinha, fazendo hambúrguer. Quem não conhece, não pode liderar. Muitas das estratégias de negócios fracassam não porque eram ruins, mas porque não foram executadas da maneira certa. Isso acontece quando as técnicas são desenhadas sem levar em consideração a opinião daqueles que estão “com a mão na massa”. “Quem está na ponta é o time. Se o gestor não ouvi-lo, perde oportunidades”, conta Vinic. Ao participar da definição das estratégias, o colaborador se sente valorizado e tende a se comprometer mais, aumentando as chances de sucesso.

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