16 de outubro de 2018

5 dicas de como desenvolver ideias criativas para eventos

Quem trabalha com eventos, sabe bem que a criatividade é parte vital da profissão! O que faz um evento se destacar são as experiências proporcionadas aos participantes, o que é possível a partir do estabelecimento de soluções inovadoras para toda a dinâmica organizacional.

Nesta matéria, nós do Transamerica Expo Center explicamos sobre a importância da criatividade para a organização de eventos e separamos algumas dicas para te ajudar a ter ideias criativas.

Por que a criatividade é tão importante no mundo dos eventos?

 Ter ideias criativas na área de eventos é fundamental para maximizar os resultados. Os profissionais que rompem com a mesmice conseguem atrair mais participantes e proporcionam experiências memoráveis. A consequência disso é o aumento exponencial do retorno sobre investimento (ROI).

A criatividade não deve partir apenas do gestor ou produtor de eventos, mas sim de toda a equipe envolvida na organização. O desafio é fazer com que o evento seja inesquecível e tenha potencial para se tornar uma referência no setor.

No geral, é preciso romper barreiras, se abrir para novas possibilidades e se cercar de inspirações capazes de despertar a criatividade. Falando mais especificamente, aqui vão algumas dicas para você ter ideias criativas para eventos.

1. Esteja aberto para receber ideias e sugestões

Você ouve as ideias da sua equipe? As reuniões com seu time são momentos propícios para o nascimento de propostas criativas capazes de engrandecer o evento. Por isso, é muito importante encorajar os envolvidos na organização a darem sugestões que poderão contribuir, por exemplo, para a captação de patrocínio ou para a otimização do credenciamento.

Fazer brainstorming e propor dinâmicas são formas de extrair ideias primárias e ampliá-las ao ponto de se transformarem em grandes projetos. Você poderá ficar surpreso com os resultados que essas discussões poderão ter! Isso significa que a criatividade pode ser explorada em conjunto.

2. Tire um tempo para você mesmo para ter ideias criativas

Para tornar-se mais criativo no trabalho, às vezes é preciso se desligar de suas funções. É isso mesmo! Para impulsionar a criatividade é importante ter um tempo para si, tirar algumas horas ou dias de descanso para você poder relaxar e ter novas experiências capazes de enriquecer a sua mente.

Você pode dedicar esses momentos longe do trabalho a leituras, filmes, viagens ou conversas com amigos. Essas horas de descanso e o contato com coisas novas vão ajudar a desenvolver as suas habilidades de criar. Quando você for planejar um evento, sua mente estará tranquila e cheia de referências novas, o que vai acabar desencadeando ideias criativas.

3. Tenha uma rotina para não se estressar muito

Ao mesmo tempo que fugir do trabalho é importante para desenvolver a criatividade, a rotina também tem as suas vantagens. Isso porque ser criativo demanda o mínimo de estresse possível. Como você já deve ter percebido, estar com a mente descansada é o segredo para o surgimento de ideias inovadoras.

Quem tem uma rotina definida, tem menos chances de se estressar. As pessoas que seguem algum protocolo pessoal precisam “pensar menos” sobre o dia a dia, o que diminui a possibilidade de se depararem com imprevistos desagradáveis. Uma dica é criar uma rotina para sair de casa, pois isso vai evitar atrasos e outras variáveis que poderão afetar o seu humor de forma negativa.

 4. Esteja atualizado sobre o mundo das tecnologias

Para ter ideias criativas para eventos, é fundamental ficar por dentro das novidades tecnológicas. Elas podem ser usadas como soluções para tornar a organização mais eficiente, além de poderem proporcionar aos participantes experiências únicas. Quem investe em tecnologias para eventos, tem muito mais chances de se destacar.

A sugestão, portanto, é entrar em contato com esse universo tecnológico para poder enxergar maneiras de aplicá-lo ao seu evento. Inteligência artificial, aplicativos e wearables são só algumas das possibilidades que podem ser exploradas de forma criativa. Para saber mais detalhes sobre novidades tecnológicas para eventos, clique aqui.

5. Conheça cases e estratégias de Marketing

Esteja por dentro das estratégias de marketing para poder ter ideias criativas para o seu evento. Explorar a potencialidade dos canais de comunicação online (redes sociais, sites, landing pages, e-mail marketing, aplicativos e etc.) e off-line (banners, flyers, anúncios na imprensa, outdoors e etc.) vai ajudar a construir a imagem do evento e a despertar o interesse dos participantes.

Desenvolver uma mensagem cativante envolve a criatividade do designer, do redator e do próprio gestor de eventos que precisa saber transpor seus objetivos à equipe. Lembrando que para isso é preciso ter bem claro quem é o público-alvo do evento para que a comunicação seja eficiente. Portanto, a dica é estudar cases de marketing das mais diversas áreas para poder visualizar possibilidades inovadoras de divulgar o evento.

Você tem alguma dica extra para desenvolver ideias criativas para eventos? Conte para gente nos comentários.

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