5 dicas indispensáveis para um produtor de eventos
Existem alguns pontos importantes que todos os produtores de eventos devem se atentar para fazer um bom gerenciamento de todo o evento, desde sua concepção até sua finalização. Conheça quais são esses pontos e como trabalhar para desenvolvê-los melhor.
- Esteja atualizado
O mercado atual busca profissionais que saibam das novas tendências e que busquem o aperfeiçoamento. Para se destacar, invista em cursos para as diversas áreas e tipos de eventos, workshops, palestras e converse com pessoas que entendam do assunto. Quanto mais conhecimento, mais qualificado, criativo e proativo você será.
- Organize-se
Planejar e produzir um evento requer muita atenção às datas, reuniões, orçamentos, check-lists, feedbacks, ligações e e-mails. Para não se esquecer de nada e não ter problemas, faça anotações – seja em agendas convencionais, aplicativos ou planilhas. Além de obter um controle de tudo o que está sendo feito e que ainda será realizado, você possuirá um arquivo (físico e/ou virtual) de toda a organização do evento.
- Pesquise e negocie
A produção de um evento envolve também a contratação de diversos serviços, como o buffet, equipamentos, equipe de audiovisual e outros itens importantes para obter sucesso. Por isso, antes de qualquer contratação, faça uma pesquisa sobre a empresa analisada, atentando-se aos valores solicitados e também ao feedback de clientes anteriores.
E se no seu caso o orçamento é bem limitado, mas o serviço oferecido é excelente, não se sinta intimidado em negociar. Utilize argumentos que sejam interessantes à empresa contratada – como a formação de uma parceria, divulgação e exclusividade em eventos próximos. O objetivo aqui é contratar um serviço de ótima qualidade, sem sair do orçamento.
- Prepare-se para imprevistos
Quem trabalha com eventos sabe que nem sempre o andamento acontece conforme planejado. Por isso, esteja sempre atento e pronto para possíveis imprevistos. Uma dica: sempre tenha um “plano B” para todas as ações de seu planejamento. Afinal, seu objetivo principal é agradar seu cliente e que seu evento não seja prejudicado.
- Seja um líder
Em todas as etapas de um evento, o organizador é o líder de equipe formada por todos os envolvidos. Ele é responsável por dividir e designar as tarefas, o que deve ser evitado e o que não deve ser feito.
Como líder, o produtor deve incentivar sua equipe para execute com excelência o que foi solicitado e, também, informá-la sobre a importância de cada um para que o evento aconteça.
Veja mais em: