8 de agosto de 2018

5 parques em São Paulo para você curtir a natureza

São Paulo é conhecida por seu ritmo agitado, pelos prédios que dominam a paisagem e pelo trânsito intenso. No entanto, a cidade também conta com muitos ambientes onde a protagonista é a natureza. Há diversos parques em São Paulo ideais para relaxar, praticar esportes e fazer piqueniques. Por isso, nós do Transamerica Expo Center listamos os 5 principais parques da cidade. Confira!

1 – Parque Villa Lobos

O parque que leva o nome do compositor Heitor Villa-Lobos é uma das principais áreas de convivência da cidade. Lá, os visitantes encontram diversas opções de lazer, incluindo espaços para caminhadas, ciclovias e quadras para jogar futebol, basquete e tênis. Ele tem mais de 700 mil m² e conta com um bosque de Mata Atlântica.

O Villa-Lobos foi projetado para ser um palco musical a céu aberto. Por isso, há diversos espaços voltados para apresentações culturais. Para quem gosta de ler, os visitantes têm uma biblioteca à disposição. Legal, não é?

O Parque Villa Lobos está localizado na região Oeste da cidade, no bairro de Alto dos Pinheiros. Ele está conectado à estação Villa-Lobos da CPTM (linha esmeralda).

2- Jardim Botânico

Se você busca tranquilidade, a nossa recomendação é o Jardim Botânico. Além de silencioso e bonito, o espaço é limpo e organizado. É o ambiente ideal para relaxar e fazer um piquenique com a família ou amigos. O jardim reúne centenas e centenas de espécies de árvores e os visitantes ainda podem ver alguns animais, como tucanos e preguiças.

Algumas das principais atrações do parque são o Museu Botânico, o Jardim dos Sentidos, a nascente do Riacho do Ipiranga e o Lago das Ninfeias, famoso por suas plantas aquáticas. O Jardim Botânico fica na zona Sul de São Paulo e a estação de metrô mais próxima é a São Judas (Linha Azul). O horário de funcionamento e o valor da entrada você pode conferir clicando aqui.

3- Parque Trianon

Na Avenida Paulista, meio a tantos prédios corporativos e trânsito intenso, existe uma área verde perfeita para relaxar e fazer caminhada. O Parque Trianon tem pouco mais de 48 mil m² repleto de árvores e plantas nativas da Mata Atlântica. Ele tem, aproximadamente, 135 espécies de vegetações, incluindo cedro, jequitibá, sapucaia, tamboril e canela-poca.

O parque, inaugurado em 1892, conta hoje com esculturas, academia a céu aberto, playground e trilhas totalmente arborizadas. Ah, e é bem fácil de chegar até lá! Ele fica ao lado da estação de metrô Trianon-Masp (linha verde). Então, quando for passear pela Avenida Paulista, não deixe de visita-lo.

4- Parque da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é uma área de proteção ambiental localizada, em sua maior parte, na zona Norte de São Paulo. Trata-se de uma reserva gigantesca com 7.900 hectares. Além de vegetação de Mata Atlântica que domina o espaço, lá é o endereço de mananciais e de animais em extinção, como a jaguatirica, o gato-do-mato e o jacuguaçu.

Um dos ambientes mais visitados do parque é a Lagoa das Carpas, região onde você pode fazer trilhas e desfrutar de um delicioso piquenique. Outro lugar bastante conhecido é a Pedra Grande, ponto mais alto do parque. Lá do topo é possível ter uma visão fantástica da metrópole paulista. É claro que, para isso, o tempo vai precisar colaborar.

A entrada do Parque da Cantareira fica na Rua do Horto, número 1.799, no Horto Florestal. Para visitá-lo, é preciso pagar uma taxa que varia entre R$ 6,00 e R$12, 00.  Ele fica aberto todos os sábados, domingos e feriados das 8h00 às 17h00.

 5 – Parque Ibirapuera

A nossa última recomendação, mas não menos importante, é o parque mais famoso e tradicional de São Paulo: o Ibirapuera. Esse lugar gigantesco é um dos parques mais visitados na América Latina. Anualmente, cerca de 14 milhões de pessoas passam por lá para curtir sua imensa área verde e lagos.

No Parque Ibirapuera, você encontra ainda diversos museus, monumentos, auditórios e o obelisco da cidade. Nos finais de ano, é lá onde fica a principal árvore de natal de São Paulo. O Ibirapuera é parada obrigatória para quem estiver visitando a capital paulista pela primeira vez.

Você tem outras dicas de parques em São Paulo? Conte para gente nos comentários!

Clique aqui para conhecer outras 5 sugestões de parques na capital paulista!