6 novidades tecnológicas para eventos que você precisa conhecer
A tecnologia é uma grande facilitadora quando o assunto é gestão de eventos, principalmente por tornar a organização mais eficiente e por proporcionar aos participantes experiências cada vez mais personalizadas e imersivas. Os recursos digitais e eletrônicos já são explorados no segmento de eventos há um bom tempo. Fazer a sua inscrição online e imprimir o seu próprio ingresso ou tíquete são ações comuns hoje em dia, mas 20 anos atrás essas possibilidades eram vistas como grandes revoluções.
Aplicativos, inteligência artificial, redes sociais e live streaming, por exemplo, são praticamente inovações indispensáveis em feiras, exposições, congressos ou eventos corporativos de grande porte. Para te ajudar a se atualizar sobre esse tema, nós da Transamerica Expo Center reunimos as 6 novidades tecnológicas para eventos que você precisa conhecer. Confira!
1. Reconhecimento facial
Há alguns anos, reconhecimento facial era algo associado a um futuro distante. Hoje, essa tecnologia é uma realidade e bastante utilizada não só como medida de segurança, mas também para agilizar e tornar certos procedimentos mais eficientes. No mundo da gestão de eventos, ele facilita o processo de check-in e credenciamento não só por deixar o processo mais ágil, mas também por proporcionar experiências personalizadas aos participantes.
O reconhecimento facial funciona com base em um banco de imagens capaz de associar os dados de seu repositório com os vídeos capturados instantaneamente em um determinado local. Esse recurso já conquistou, por exemplo, a Ticketmaster. No primeiro semestre de 2018, a empresa anunciou o desenvolvimento de um mecanismo de reconhecimento facial em parceria com a Blink Identity. O objetivo é otimizar a entrada de participantes em eventos, sem mesmo a necessidade de eles precisarem parar e olhar para uma câmera.
2. Reconhecimento por voz
Assim como o rosto, a voz também tornou-se uma extensão tecnológica do corpo humano. Os recursos capazes de captar e reconhecer vozes estão cada vez mais inteligentes e presentes em aplicativos, sistemas de segurança e de comunicação. Quem nunca preferiu dizer “Ok, Google…” ou “E aí, Siri…” na hora de procurar alguma informação online ao invés de digitar a pergunta? É bem mais prático, não é?
O potencial do reconhecimento de voz pode ser explorado em um evento de diversas maneiras. Na hora de desenvolver o aplicativo oficial da feira ou exposição, por exemplo, adicione a ferramenta de pesquisa por voz para facilitar a vida dos participantes. Outra sugestão é implantar o reconhecimento de voz em estandes como forma de interação e de coleta de dados. Vale ainda utilizar o recurso em pontos de informações por meio de chatbots para fornecer orientações ao público.
3. Atendimento automático via chatbot
E por falar em chatbot, ele merece um tópico só para ele devido a sua grande relevância para a organização de eventos. Isso porque ele torna os processos de atendimento aos participantes e de coleta de feedback muito mais eficientes. Mas, o que é chatbot? Trata-se de um recurso de inteligência artificial com a função de prestar serviços de atendimento ao consumidor de maneira instantânea a partir de mensagens automáticas.
O chatbot pode estar presente no site, aplicativo ou mesmo nas redes sociais de um evento. A grande vantagem trazida por essa ferramenta é a possibilidade de oferecer aos participantes soluções rápidas e práticas para questões frequentes. Além disso, contar com o suporte de um chatbot significa poder reduzir o tamanho da equipe responsável pelo atendimento e suporte aos participantes. É uma alternativa prática e eficiente!
4. Crowd Thinking
As novidades tecnológicas para eventos não só tornam o trabalho dos organizadores mais práticos, como também oferecem experiências personalizadas aos participantes. Cada vez mais, o desafio dos gestores é proporcionar momentos únicos ao público e, mais do que isso, fazer com que ele se sinta parte atuante de uma feira ou exposição, não apenas expectador.
Por essa razão, é preciso estar atento às formas de possibilitar a construção de um crowd thinking, ou seja, a inserção do público nas decisões do evento. Trata-se de aproveitar todo o potencial dos participantes para criar uma experiência ativa de criação e cooperação. Esse posicionamento não é em si uma ferramenta tecnológica, mas algo a ser conquistado por meio de dispositivos eletrônicos. Inclua no site, aplicativo e redes sociais do seu evento mecanismos para valorizar e aproveitar o potencial dos participantes em direção ao sucesso da organização.
5. Wearables: os dispositivos de vestir
Os wearables são soluções digitais vestíveis, como relógios e pulseiras, capazes de serem conectados à internet e de serem sincronizados com outros dispositivos móveis (smatphones, computadores, tablets e etc.). Eles são bastante úteis em diferentes estágios do processo de organização de um evento, podendo substituir um ingresso ou coletar informações valiosas sobre os hábitos dos participantes (tempo de permanência, palestras ou estandes visitados, nível de interação com outros participantes e etc.).
O diferencial trazido pelos wearables inclui ainda a chance de proporcionar experiências imersivas ao público, já que eles podem vibrar, acender luzes e emitir alertas sonoros. Clique aqui para conferir uma matéria completa sobre a importância dos wearables para eventos.
6. Live Streaming
Live streaming é uma solução digital indispensável nos dias de hoje. Isso porque ele expande o alcance de um evento e tem um baixo custo. O Facebook, o Instagram e o Youtube, por exemplo, contam com o recurso de transmissão ao vivo e o oferece aos usuários gratuitamente. Além disso, ele é bem fácil de ser usado.
Tudo o que você vai precisar para fazer um live streaming é de uma câmera com alta definição, uma boa conexão com a internet e acessar a rede social mais adequada para atingir o seu público-alvo. Nós já publicamos aqui no nosso blog um conteúdo com informações detalhadas sobre esse recurso. Clique aqui para acessá-lo.
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