18 de abril de 2017

7 perfis de participantes em eventos corporativos

Você provavelmente já deve ter participado de algum evento corporativo: feiras, congressos, workshops, palestras, fóruns, convenções, seminários, entre outros. Já notou que nesses encontros propícios para networking é possível encontrar diferentes tipos de comportamento?

Selecionamos sete tipos de perfis profissionais comuns em eventos para que você possa analisar onde se encaixa e identificar as oportunidades e erros de cada um deles.

 

Networker

O Networker é um dos perfis mais populares nos eventos corporativos. Ele não perde nenhuma oportunidade de fazer um contato profissional e entregar o seu cartão. Alguns networkers, na ânsia de criar um vínculo com a maior quantidade de participantes possíveis, não sabem esperar o momento certo de se aproximar e se intrometem em todas as rodas de conversa.

Essa atitude acaba fazendo com que muitos profissionais o classifiquem como “chato” e “inoportuno”. Por isso, tenha cuidado na hora de entrar em rodas de conversa para não acabar sendo mal visto pelas pessoas.

 

Esponja

O esponja não falta em nenhum evento e seu principal objetivo é aprender tudo o que for possível. Na maioria das vezes você vai encontrá-lo com um notebook, smartphone ou agenda anotando todas as informações possíveis.

Mas o que tem de errado nisso? Absolutamente nada! Aprender nunca é demais. O problema começa quando ele passa a interromper os palestrantes para fazer perguntas desnecessárias ou fora do contexto.

 

Negociador

Esse tipo de profissional está sempre em busca de parcerias que sejam lucrativas para o seu negócio. Ele está sempre andando pelo evento para fazer contato com pessoas que possuem autonomia na empresa em que atuam. Assim como o networker, acaba se intrometendo em rodas de conversa que não foi convidado e pode ser taxado de “inconveniente” ou “invasivo”, tome cuidado para não levar esta fama.

 

Vendedor

Grandes eventos sempre trazem oportunidades fantásticas para ampliar o número de vendas do negócio. Por isso, o vendedor está sempre presente. Ele tem o perfil semelhante ao do negociador, mas costuma ser mais direto. O foco dele é vender um produto específico.

O vendedor costuma atuar nos estandes, por isso só aborda as pessoas que visitam o seu espaço. Mas em alguns momentos acaba desrespeitando o timing do consumidor que precisa de mais tempo para se familiarizar com o produto e criar uma relação de confiança com a marca.  Vá com calma!

Reclamão

O reclamão não está presente somente nos eventos, mas em qualquer lugar do mundo. É aquele tipo que sempre reclama de tudo “Essa palestra foi muito longa”, “Que evento cansativo”, “O coffee break estava muito ruim”, “Esse evento não vale o preço que eu paguei”.

Mas o que seria dos eventos sem eles, não é mesmo?

 

Inovadores

Os inovadores também estão espalhados por qualquer evento que você passar. São aqueles que têm sempre um aplicativo ou programa novos para indicar.

Eles frequentam os eventos com a expectativa de terem uma grande ideia e investir em um negócio diferenciado.

 

 Espião

O espião está sempre de olho na concorrência, a missão dele é passar despercebido e aprender um pouco mais sobre os serviços, atendimento ou estratégias de vendas do concorrente.

Fique atento! Não responda perguntas que possam comprometer o diferencial do seu negócio, sempre procure por atitudes que um networker não teria. O plano de ação da sua concorrência pode ser definido com as preciosas informações adquiridas no evento.

 

Conhece outro perfil muito comum nos eventos? Compartilhe conosco nos comentários!

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