8 formas de atrair a imprensa para o seu evento
Quando um evento vira notícia, a visibilidade dele aumenta significativamente. Afinal, a televisão e o rádio continuam alcançando milhares de pessoas diariamente. Além disso, garantir um espaço nas páginas de jornais e revistas vai ajudar a aumentar o prestígio do evento e a despertar o interesse de novos participantes. Uma cobertura positiva ajuda a deixar os patrocinadores satisfeitos e a motivá-los a apoiar futuras edições.
Mas, como conseguir atrair a imprensa para o seu evento? Confira as dicas que separamos para você!
1. Liste emissoras, jornais e revistas especializadas
A primeira tarefa a ser executada é definir quais jornais, revistas ou programas de TV e de rádio são compatíveis com o público interessado no seu segmento. Uma boa estratégia é procurar veículos e jornalistas especializados no tema do evento. Tratando-se de agronegócio, por exemplo, o ideal seria chamar a atenção das revistas e programas voltados para esse nicho.
2. Foque na mídia local
Valorize a mídia local antes de querer chegar ao Jornal Nacional ou à primeira capa dos maiores jornais do país. Crie uma relação com os jornalistas e produtores de emissoras de rádio e televisão de alcance regional, pois será muito mais fácil conseguir atraí-los para o seu evento, além de a repercussão geograficamente limitada poder ser mais vantajosa em vários aspectos.
3. Defina um tema atual e relevante
Para atrair tanto a mídia especializada quanto a geral, lembre-se de incluir assuntos atuais e relevantes durante a programação. O jornalistas transformam em notícia apenas informações que tenham algum tipo de apelo ou relevância para o público. Então, demonstre a importância de sua feira ou exposição a partir do tema.
4. Crie uma relação com jornalistas e produtores
Depois de criar uma lista de quais veículos de notícias você quer chamar a atenção, chegou a hora de convidá-los para realizar a cobertura do evento. O contato direto com jornalistas e produtores é uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso. Mas, se a equipe de organização não tiver uma relação já estabelecida com esses facilitadores, o jeito vai ser começar do zero enviando releases.
5. Escreva releases atrativos
Jornais, revistas, canais de TV e estações de rádio recebem dezenas de releases diariamente. Para conseguir atrair a imprensa, será necessário escrever um release capaz de mostrar a importância do evento e de despertar o interesse dos jornalistas.
A dica é começar por um título forte e direto, ou seja, um título que motive a leitura do texto. Depois, logo no primeiro parágrafo, vá direto ao assunto e explique o motivo de o seu evento merecer alguns minutos no noticiário ou alguns caracteres em uma página. Para impressionar os jornalistas, cite informações relevantes sobre o evento, como número de participantes esperados, nome de patrocinadores importantes e de personalidades que estarão presentes.
6. Convide personalidades para atrair a imprensa
Inclua na lista de convidados o nome de celebridades, influenciadores digitais ou personalidades ligadas ao tema do evento. Quando você contar aos jornalistas que alguma pessoa importante estará presente, o interesse deles em cobrir a feira ou exposição será maior. Portanto, reserve parte do orçamento para levar pelo menos uma pessoa famosa ao evento, já que será preciso arcar com os custos de hospedagem, alimentação e deslocamento do convidado.
7. Cuide bem do marketing digital do evento
Depois de ler e se interessar pelo release, os jornalistas vão querer saber mais sobre o evento. Antes de entrar em contato com você, é bem provável que eles procurem pelo site e pelas redes sociais da organização. Isso significa que o evento precisará contar com um site atrativo e recheado de informações.
Nas redes sociais do evento, mantenha o conteúdo atualizado, sempre buscando compartilhar dados relevantes e conquistar o engajamento do público. Então, a sugestão é trabalhar bem o site e as redes sociais para que funcionem como outro meio de atrair a imprensa para o seu evento.
8. Não desista!
A revista especializada no tema do seu evento não retornou o contato? Tente novamente! O jornalista falou que ia retornar e sumiu? Ligue de volta e marque um café para conversarem sobre os diferenciais do evento.
O importante é não desistir e nem deixar de acompanhar o relacionamento com a imprensa a fim de garantir que ela estará lá no dia da realização para cobrir os pontos altos da programação. Ah, e mesmo depois da publicação da matéria, mantenha uma relação com os profissionais e os veículos envolvidos, já que eles poderão se interessar em divulgar futuras edições do evento.
Você conhece outra dica de como atrair a imprensa para eventos? Conte nos comentários!
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