A importância do endomarketing nas empresas
O conceito de endomarketing consiste em desenvolver ações de marketing voltadas ao público interno da empresa para que o colaborador se torne aliado do negócio e propague uma imagem positiva dos produtos que a organização oferece. Como um “cliente interno” e com grande influência nas opiniões e perspectivas do “cliente externo”, ele deverá ser o primeiro a estar satisfeito com a marca para poder vendê-la de forma efetiva em cada relacionamento. Algumas ações são muito importantes para estreitar o relacionamento com os funcionários. Confira!
Eventos como estratégia de endomarketing
As ações de endomarketing focam em reter, motivar, engajar e encantar os colaboradores. Investir em eventos é uma excelente estratégia! Além de unir as pessoas em um momento de descontração, este tipo de promoção demonstra que a organização reconhece a importância de todos os seus funcionários.
Independente do porte da empresa, sempre haverá ocasiões especiais para serem celebradas: comemorações de aniversários, alcance de metas, encontro de gestores, anos de empresa, festas de final de ano, entre outras datas comemorativas.
Palestras motivacionais e treinamentos também incentivam o crescimento profissional e a satisfação do time. Esse tipo de ação contribui ainda para deixar a equipe mais receptiva aos objetivos corporativos e focada nos resultados.
Aproveite os encontros para alinhar o discurso da empresa
Todo evento deve ser visto como uma oportunidade para reforçar a estratégia de crescimento da organização, lembrar o posicionamento da marca no mercado e informar os profissionais envolvidos sobre os resultados.
A ideia é fazer com que os colaboradores se sintam parte da organização. Por isso, um discurso do gerente, líder ou até do próprio presidente é sempre bem-vindo.
Comunicação interna
Além dos eventos, a comunicação interna também é um pilar do endomarketing. Criar canais que possibilitam a comunicação entre a empresa e os funcionários é primordial para aproximar a marca do público interno. Os meios mais utilizados para informar e ouvir as sugestões dos colaboradores são os murais, jornal interno, intranet e boletins informativos.
Experimente
Se o evento funciona dentro da empresa, ele pode ser bem recebido fora dela também. Experimente expandir para a comunidade. É um canal eficaz, capaz de estreitar o relacionamento com esse público.
O grande desafio do endomarketing é proporcionar a equipe um sentimento de comprometimento e cooperação mútua.
Veja mais em: