A informação como estratégia nas redes sociais
Uma nova estratégia de marketing toma conta das redes sociais: ela tira o foco dos termos “preço, praça, produto e promoção” para transformar a relação das empresas com seu público-alvo. Um método que torna esse relacionamento mais próximo e consolida a credibilidade da marca na internet e, consequentemente, fora do ambiente online.
O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias feitas com o objetivo de atrair e envolver os consumidores com informação relevante. “Basicamente, é a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara”, afirma o especialista em marketing Seth Godin.
Segundo o escritor, não é mais possível interromper pessoas com mensagens que elas não querem ouvir, sobre um produto do qual nunca ouviram falar e usar uma metodologia que incomoda.
Nessa solução estratégica, o objetivo é informar, tornar o cliente mais inteligente para tomar uma decisão de compra e transformá-lo em um consumidor fiel aos produtos e os serviços da marca.
Ao colocar em prática esse tipo de conteúdo, a empresa cria e fortalece o vínculo com o cliente. Algumas atitudes devem ser feitas para colocar essa estratégia nas mídias sociais: a marca deve se tornar interessante para o fã, ganhar a confiança do cliente, gerar envolvimento, mostrar-se diferente dos concorrentes, oferecer um espaço de conexão direto e rápido com os consumidores e fortalecer esse vínculo ao divulgar valores comuns com a pessoa que curte ou segue a empresa.
Segundo pesquisa realizada pela agência de comunicação Roper Public Affairs, esse novo tipo de abordagem – mais leve – é aprovada pela maioria dos consumidores: 80% dos pesquisados preferem receber informações sobre a empresa com artigos ao invés de propagandas, 70% revelam que se sentem mais próximos da marca com esse tipo de marketing e 60% afirmam que uma informação relevante ajuda a tomar decisões no momento de adquirir produtos e serviços.
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