As 6 regras para um networking eficaz em eventos
Eventos de trabalho são os locais ideais para ampliar a sua rede de contatos profissionais e formar vínculos subjetivos em pouco tempo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, feiras e congressos empresariais são o momento certo para transmitir a sua personalidade e encantar pessoas.
Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center resume todas as preocupações básicas para quem pretende fazer um networking eficaz em eventos com a seguinte informação: não se comportar como um chato.
A melhor postura segundo a especialista é enxergar o encontro profissional como uma oportunidade para criar vínculos pessoais com outra pessoa – ainda que o objetivo final do relacionamento esteja, de fato, ligado à carreira.
Viagens, arte, culinária – qualquer assunto pode deixar as conversas menos formais e auxiliar no networking. “Sem esses ingredientes, a conversa pode ficar horrorosamente árida”, comenta Marie-Josette.
O importante é criar uma ligação significativa com seus contatos – uma relação que deverá ser nutrida permanentemente. “O erro mais absurdo de todos é ativar a sua rede de contatos só quando você precisa dela”, alerta ela.
A seguir, destrinchamos as seis regras, de acordo com a especialista, para extrair o melhor do networking em um evento:
1. Evite ficar com conhecidos
Mesmo que estar acompanhado por alguém conhecido seja confortável, a atitude ideal é abandonar o seu “porto seguro” e conhecer pessoas novas. O momento pede que você respire fundo, vença a timidez e se lance ao desconhecido.
2. Não fique mais do que 10 minutos com um desconhecido
Evite passar muito tempo com a mesma pessoa. “Por mais interessante que seja o seu novo contato, ele não pode ocupar todo o seu tempo de networking” enfatiza Marie-Josette.
3. Fale sobre seu perfil, não sobre seu currículo
Evento de networking não é entrevista de emprego. Tente não se apresentar como aquele que estudou na universidade X ou trabalhou na empresa Y. “É melhor mostrar o seu perfil profissional de forma ampla, falar das suas convicções e características”, explica ela.
4. Valorize cada cartão de visita
Ao receber um cartão, é importante ler as informações e aproveitar para comentar ou perguntar alguma coisa ao seu novo contato. Outra dica é anotar, no verso, algum detalhe sobre a pessoa que pode ser importante mais tarde.
5. Ouse revelar suas expectativas
“Você pode, e deve ser bastante claro sobre o que espera daquele encontro”, afirma a especialista. Precisa fazer um curso e gostaria de uma sugestão de escolas? Quer conhecer um possível cliente? Para Marie-Josette, perguntar não ofende.
6. Evite falar em “nós” para se referir à sua empresa
Lembrando que o networking é feito entre pessoas, e não entre empresas, é melhor evitar falar frases como “nós estamos em 21 países” ou “nós tivemos o maior lucro da história”, finaliza.
Aproveite ao máximo as oportunidades!
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