21 de março de 2017

Como utilizar o e-mail marketing para eventos

Deixado de lado depois do surgimento de novas tecnologias para divulgação de eventos, o e-mail marketing para eventos ainda é uma ferramenta que precisa ser explorada, pois promove uma relação de proximidade entre organizadores de eventos e convidados, sendo ainda hoje um dos pilares do marketing digital

Mas não devemos usar o e-mail marketing de qualquer forma, existem algumas práticas de bons costumes que garantem taxas de entregabilidade e abertura maiores. Vamos explicar como garantir que sua campanha seja assertiva, confira!

 

Não compre listas

Uma das primeiras dicas para quem quer começar a usar o e-mail como estratégia de marketing digital é não comprar, em hipótese alguma, listas de e-mails. Isso por que não há qualquer tipo de filtro nestes contatos, e muitos deles podem nem existir mais, o que vai fazer com que a taxa de entregabilidade seja muito abaixo do esperado. Pode haver contatos que não têm o menor interesse no seu tipo de evento e nem vão abrir os e-mails. Além disso, ninguém daquela listagem escolheu receber mensagens pessoais de sua empresa, por isso muitos e-mails vão cair direto na caixa de lixo eletrônico ou spam.

Se você ainda não possui uma lista de contatos o mais adequado é espalhar formulários em seu site e blog para captar a maior quantidade de leads possível para, aí sim, começar a nutrir uma boa base de contatos para começar suas campanhas.

 

Botões de compartilhamento

Depois de fazer uma lista e contatos que realmente têm interesse no seu evento, você pode começar a fazer os disparos de campanhas. Com certeza as pessoas desta lista conhecem outras que podem querer saber mais do seu evento, por isso fazer e-mails que contenham botões para compartilhamento é tão importante.

Para incentivar os contatos a compartilharem com outras pessoas o evento, crie algum desconto para grupos de amigos comprarem juntos os ingressos. Dessa forma, você aumentará a visibilidade do evento e o número de pessoas atingidas pelo e-mail será muito maior.

 

E-mails responsivos

A maior parte das pessoas abre sua caixa de e-mails a partir de dispositivos móveis, sejam eles tablets ou smartphones, por isso é importante que o e-mail que você irá disparar seja adaptável a esse tipo de dispositivo.

Deixa o design do seu e-mail mais simples e leve, permitindo que ele seja facilmente aberto e compartilhado por uma conexão 3G ou 4G. Para isso, priorize os textos e coloque apenas as imagens que sejam necessárias para a divulgação. Quanto mais clean, melhor!

 

Foque no assunto do e-mail

O campo de assunto do e-mail é um dos mais importantes na hora de elaborar sua campanha. Ele será o maior chamariz para que as pessoas cliquem para ler o conteúdo daquela mensagem, por isso trabalhe junto com a equipe de marketing e conteúdo para gerar um assunto que chame a atenção de quem receberá aquele e-mail e faça com que todos queiram clicar.

Crie curiosidade no seu leitor, se coloque no lugar dele e brinque com todas as possibilidades de assuntos até chegar naquele que você tem certeza que irá atrair a atenção do seu público.

 

Redisparos de campanha

Pode ser que o assunto da primeira campanha que você mandou não gerou tanto engajamento, ou então o call to action (o botão de chamada para ação que irá levar o usuário até a página de inscrição no evento) não tenha ficado tão atraente a ponto de receber a quantidade de cliques que você queria.

É nessas horas que a técnica de redisparo deve ser acionada. Repasse com a equipe de design, marketing e conteúdo aquele e-mail que foi enviado e tentem descobrir qual motivo de não ter atingido o objetivo. Refaça a campanha mudando todos os pontos que vocês acharam que não deram certo e veja a mágica acontecer!

 

Seguindo estas dicas suas campanhas de e-mail marketing para eventos vão ser muito mais assertivas!

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