3 de agosto de 2016

4 passos para realizar um crowdfunding para eventos

Poucas pessoas têm conhecimento, mas o crowdfunding pode ajudar produtores de eventos a conseguir um financiamento coletivo para que seus planos saiam do papel e virem realidade. Mas em primeiro lugar, o que é o crowdfunding?

Esta técnica consiste em um financiamento colaborativo que pode envolver vários segmentos e projetos por meio de contribuições de valores pequenos realizadas por investidores interessados no resultado final da proposta que estão financiando.

Então, se você tem um projeto de evento, mas não conseguiu verba suficiente para colocá-lo em prática, fique atento às nossas quatro dicas de como realizar um crowdfunding para seu evento:

 

1- Idealização do evento

O primeiro passo é saber o interesse real do público-alvo na participação de seu evento, por isso pesquise muito bem os palestrantes que você irá escolher para que as apresentações sejam interessantes e chamem atenção de quem possivelmente irá assisti-las. Sem público um evento está fadado ao fracasso, concorda?

Depois da escolha dos palestrantes, defina as ações secundárias e o planejamento estratégico, reunindo o máximo de informações que você puder: data, local, número estimado de público, período para execução e, principalmente, o orçamento para realização do evento, já que seu objetivo com o crowdfunding é o financiamento dos custos.

 

2- Plataforma

O próximo plano de ação é determinar qual plataforma será utilizada para arrecadar os fundos necessários. Existem vários sites especializados em crowdfunding, basta escolher aquele que possui sistema de proteção para você e o investidor, assim as duas partes estarão seguras.

É importante divulgar todas as informações sobre o seu projeto, não deixe nada de fora, e nunca omita o valor real que precisa ser arrecadado, um grande investimento pode significar a importância do seu evento e isso pode ser até mesmo um chamariz para investidores que desejam visibilidade.

 

3- Faça a divulgação

Para conseguir o maior número de investidores possível, é importante fazer a divulgação do crowdfunding corretamente e nos canais adequados. O meio mais fácil é lançar campanhas de comunicação em redes sociais, blogs e e-mail. Tente fazer com que sua campanha gere buzz na rede, dessa forma mais pessoas irão falar sobre o seu evento e ele começará a ganhar a visibilidade que você precisa.

 

4- Recompense os investidores

Não é apenas você que sairá ganhando com os investimentos no seu evento, os colaboradores podem receber alguma recompensa de acordo com o valor investido. Isso servirá de incentivo para que cada vez mais investidores aceitem entrar nessa empreitada com você.

Para os eventos corporativos, você pode organizar um encontro entre o principal palestrante e seus colaboradores, brindes de kits funcionais para escritórios (pen drives e HDs externos nunca são demais para ninguém!), divulgação da marca do investidor como patrocinador do evento e muitas outras formas de recompensa.

 

Seguindo estas dicas, seu crowdfunding será mais assertivo e seu evento deixará de ser apenas um desejo.

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