Entrevista: David Portes – uma lição de empreendedorismo
Referência para executivos de todo o mundo, David Portes se destacou nas ruas do Centro do Rio de Janeiro ao criar irreverentes estratégias eficazes de marketing e aumentar as vendas de sua banca de doces, conquistando mais de 5000 clientes. Rapidamente, se tornou requisitado por empresas nacionais e internacionais para palestrar nos quatro continentes do globo, contando sobre sua história de superação e mostrando como as oportunidades mudam vidas. Em entrevista ao Transamerica Expo center, David fala de motivação, empreendedorismo, liderança, vendas, marketing e acima de tudo, atitude!
1) Para você, que conhecimentos e habilidades são necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso?
Existem duas coisas para você se tornar um vendedor brilhante: carisma e honestidade, vender você em primeiro lugar. Depois vem o conhecimento do produto e do público-alvo, os desejos e anseios dos potenciais consumidores.
Eu me tornei vendedor por necessidade, eu estava na rua, não tinha nada e precisei aprender a vender. Quanto mais eu conhecia meu cliente, me preparava, lia sobre o assunto, mais eu tinha conhecimento e conhecimento é tudo.
O vendedor tem que ser empreendedor e todo empreendedor tem que ter um pouco de vendedor.
2) Qual sua estratégia para encantar clientes e torná-los fiéis a sua marca?
A grande sacada é fazer marketing. O que é visto é notado, se você não é visto, não é notado. É preciso fazer tudo que é possível, com criatividade, inovação para sua marca ser vista. Faça o diferente! Inove sempre para alavancar sua marca.
3) Como você acredita que as marcas podem inovar?
Hoje em dia se você não inovar, sair da caixinha, está perdido. Se fizer sempre a mesma coisa, o resultado será o que? A mesma coisa. Eu até falo nas palestras, para sair da crise é preciso criar. É como plantar uma árvore, para ter bons frutos, você precisa podar, tratar bem dela. Uma crise é um furação, se você implantar sua empresa e não qualificar os funcionários, não controlar gastos, criar novos produtos e serviços, seu negócio não resistirá. É preciso ter um planejamento para seguir em frente após a crise.
4) Quais ações de marketing são necessárias para atrair a atenção do público-alvo?
Encantar o cliente, fazendo um serviço de atendimento maravilhoso. Se você atender bem, fazer um marketing positivo, entregar exatamente o produto que vendeu, os próprios clientes vão divulgar sua marca.
5) Na sua opinião, existe uma chave para o sucesso?
O sucesso depende da atitude, às vezes a porta está se abrindo para a pessoa, mas ela tem medo de tentar. O segredo é não ter medo. Contorne os problemas, mas nunca desista. O sucesso é para os corajosos!
6) Em 2008, você publicou o livro “David, Uma Lição de Vida e de Marketing”. Qual a principal lição que o seu livro transmite para quem deseja empreender?
Esse livro vendeu mais de 32.000 cópias conta a minha história: eu vim da roça, era boia fria, morei na rocinha e comecei meu negócio usando o dinheiro do remédio da minha esposa para comprar doces para vender e aí multipliquei o valor, comprei o remédio, mais doces e assim fui fazendo o negócio crescer, abri a minha banca. Eu sou um visionário, em 1992, eu já tinha e-commerce, antes de todo mundo fazer. Minha própria história é uma motivação para quem deseja empreender.
7) Qual a melhor maneira para superar os limites e ampliar os negócios?
Para fazer as coisas acontecerem não existe limite. É preciso acreditar, ser perseverante, ter boas ideias. O limite quem faz é a gente! Para o empreendedor o céu é o limite, ele precisa fazer o que as outras pessoas ainda não pensaram.
8) Em um mercado tão competitivo, como é possível se destacar em meio a concorrência?
Criar promoções, mimos para os clientes e serviços diferenciados. Fugindo do igual você consegue driblar a concorrência.
9) Poderia nos deixar uma frase motivacional?
“Nunca tenha medo de cometer erros, pois o pior erro é o medo de não tentar. A vida por si só é uma grande ousadia, ouse sempre. A vida só é dura para quem é mole!”
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