Entrevista: Alexandre Evsukoff
Alexandre Evsukoff é Doutor em Automação e Controle no Institut National Polytechnique de Grenoble e professor do Coppe/UFRJ (uma unidade integrada ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela formação de pós graduação em engenharia).
Na entrevista falaremos sobre o uso da Inteligência Artificial em empresas.
1) Em quais áreas a Inteligência Artificial pode ser usada?
Inteligência Artificial (IA) é um genérico que inclui diferentes técnicas computacionais¹. Inicialmente o nome surgiu para o desenvolvimento de sistemas que pudessem exibir (ou emular) alguma “inteligência”, principalmente sistemas lógicos. Os primeiros produtos de IA foram os sistemas especialistas entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Atualmente inclui áreas distintas como processamento de linguagem natural, machine learning, data mining, entre outras. Outro nome que vem ganhando destaque é a ciência de dados, que se refere a técnicas para gerar modelos a partir de bases de dados.
Atualmente há diversas aplicações utilizando IA. Agentes inteligentes podem substituir operadores de call center em 90% das operações gerando grande economia². Técnicas de machine learning associadas a grandes bases de dados (data anlytics) podem fornecer subsídios para o apoio a decisão em diversas áreas. Algoritmos de recomendação com os utilizados na Amazon, Netflix e Spotfy, entre outras, permitem explorar melhor as potencialidades de comércio eletrônico e de negócios de streaming.
Praticamente todas as áreas de negócio podem se beneficiar de técnicas de IA e automação, desde um pequeno negócio até grandes corporações.
Há grande expectativa que técnicas de automação e IA possam trazer grandes impactos nos próximos anos. Um estudo realizado em 2013 estima que cerca de 47% dos postos de trabalho podem desaparecer nos Estados Unidos nos próximos anos em decorrência de aplicação de automação e IA³. Uma área que vem ganhando destaque é o desenvolvimento de veículos autônomos que dispensam motoristas. Previstos para chegarem ao mercado em 2020, veículos autônomos podem responder por cerca de 15% dos veículos em circulação já em 2030.
2) O que é a chamada computação cognitiva? Qual seu benefício para o mundo dos negócios?
Computação cognitiva é o nome para designar sistemas que reúnem um certo número de técnicas de IA na solução de problemas. Basicamente, é um sistema capaz de dialogar em linguagem natural e responder perguntas complexas. O exemplo mais conhecido é o Watson, um produto de perguntas-respostas da IBM que venceu o programa de perguntas Jeopardy em 2011. A IBM planeja sua utilização em aplicações médicas, jurídicas, entre outras. Outros gigantes de tecnologias como Microsoft e Apple também estão trabalhando com esta tecnologia.
3) Como funciona o machine learning? Qual importância de usar esta habilidade computacional em uma empresa?
O termo “machine learning” é conhecido em português como “aprendizado por máquinas” e são algoritmos para o desenvolvimento de modelos a partir de dados. O modelo é ajustado a partir de um conjunto de dados e então é capaz de resolver uma tarefa específica como identificar fraudes, analisar risco de crédito, realizar diagnósticos de doenças, fazer recomendações de produtos em geral, incluindo filmes, músicas, livros, etc. e até o desenvolvimento de novas drogas.
Numa empresa, machine learning é utilizado como uma parte de um processo mais amplo que inclui a definição do problema, coleta de dados, análise de dados, criação dos modelos (machine learning), avaliação dos modelos, deploy dos modelos e avaliação dos resultados.
4) A Inteligência Artificial pode ajudar de qual forma as empresas a detectarem condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais?
Atualmente, diversos negócios geram grandes bases de dados que armazenam o comportamento dos consumidores. A análise destas bases de dados pode identificar padrões de consumo e gerar recomendações. Por exemplo, se um usuário gosta de um determinado tipo de filme (musica, livro, etc) e dá boas avaliações a este filme, é provável que o algoritmo vá recomendar filmes semelhantes para o usuário. Isso é possível quando já existe uma base de dados de avaliações anteriores. Para um novo cliente é mais difícil, pois o sistema não conhece o usuário novo e a recomendação tem que ser feita sobre outro tipo de informação como sexo, idade, etc.
¹https://en.wikipedia.org/wiki/Artificial_intelligence
²http://www.artificial-solutions.com/
³http://www.oxfordmartin.ox.ac.uk/downloads/academic/The_Future_of_Employment.pdf
4https://en.wikipedia.org/wiki/Watson_(computer)
5http://www.nytimes.com/2011/02/17/science/17jeopardy-watson.html?pagewanted=all&_r=0
Veja mais em: