Transamerica Expo Center

  • PT
  • EN
Blog Menu
  • Home
  • Gastronomia
  • Próximos Eventos
  • Localização
  • Infraestrutura
  • Tour Virtual
  • Onde se hospedar
  • Sobre a empresa
  • Fotos
  • Serviços
  • Parceiros
  • Blog
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Contato
Pesquisar
Tags
empreendedorismo (7) entrevista (31) Espaço para eventos (7) eventos (46) liderança (7) negócios (19) organização de eventos (7) São Paulo (32) Transamerica Expo Center (27) turismo (16)
22 de maio de 2018

Entrevista: Carolina Terra – Redes sociais e gestão de eventos

As redes sociais já se consolidaram como espaços para o posicionamento de marcas, para a geração de leads e o desenvolvimento de brandings. Quando o assunto é gestão de eventos, elas também têm se consagrado como estratégia essencial para divulgá-los e estabelecer um fluxo de comunicação com os participantes.

A Transamerica Expo Center conversou com uma das principais pesquisadoras sobre o papel das redes sociais no ambiente corporativo, a professora e relações públicas Carolina Terra. Além de mestrado e doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), ela é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Carolina Terra já atuou em grandes empresas. Ela foi, por exemplo, gerente de mídias sociais do grupo Nestlé. Confira o bate-papo!

1 – Carolina, quais são as principais estratégias que os organizadores de eventos, como feiras e exposições, devem levar em consideração na hora de traçar um plano de redes sociais?

Acredito que os organizadores devam pensar em como facilitar a vida do usuário/participante. Portanto, talvez algumas possibilidades sejam planejar: um aplicativo sobre o evento para que os participantes possam se guiar; um bom website com todas as informações sobre o evento e/ou para realizar inscrições; e transmissões ao vivo de trechos de palestras, entrevistas com os conferencistas etc. É preciso se planejar e também pensar em quais métricas serão interessantes para “calcular” o sucesso do evento. Muitas vezes, um evento, hoje, se dá presencialmente e também no ambiente digital.

2 – Como explorar o potencial das redes sociais enquanto o evento é realizado? Fazer live streamings, por exemplo, é uma boa estratégia?

Do ponto de vista dos negócios, dá pra pensar no evento presencialmente e também no meio digital. De repente, uma possibilidade é vender transmissões ao vivo de determinadas palestras ou fazer lives degustações para atrair participantes. O potencial das redes sociais também pode ser explorado por meio de entrevistas com os keynote speakers de forma a dar peso ao evento e da coleta de depoimentos em vídeo dos participantes. Dá, também, pra fazer transmissões ao vivo, no sentido de cobertura, nas redes sociais. O potencial é enorme!

3 – Quais são os principais erros cometidos pelas empresas quando o assunto é o uso das redes sociais na gestão de eventos?

Acredito que o principal erro seja deixar o website do evento estático e não pensar na usabilidade do usuário. Pensar que o usuário vai pro evento munido de um celular e que este tem que conter a informação do evento é crucial.

4 – Você acredita que a figura de influenciadores digitais pode ser importante para a criação da identidade e divulgação de eventos? Como eles podem ser aproveitados por uma marca em uma feira, por exemplo?

Acredito que os influenciadores digitais possam sim ser usados. Podemos pensar em: mandar influenciadores para o evento para que façam a cobertura por meio das redes sociais do evento e pelas deles próprias; contratá-los como curadores do evento; e convidá-los para participar do evento, como cortesia, se o tema for ao encontro dos conteúdos que eles trabalham.

5 – Um evento deve ser divulgado e explorado em todas as redes sociais ou existem algumas mais apropriadas do que outras?

Isso vai depender das características do evento em si e também da audiência que vai participar. Mas, em geral, é bacana criar uma estratégia específica para a divulgação e cobertura do evento. Acredito que a peculiaridade do evento vá dizer quais são as redes mais interessantes. Até porque temos que analisar quais são as plataformas de mídias sociais que a audiência do evento vai estar para que a organização possa se programar para fazer as disseminações de conteúdo.

6 – Existe algum outro ponto envolvendo redes sociais e gestão de eventos que você ache relevante destacar?

Não tem mais como negligenciarmos o ambiente digital e dissociá-lo do mundo dos eventos. É preciso pensar em estratégias que ajudem a potencializar o evento tanto atraindo participantes quanto contribuindo para a sua divulgação e, muitas vezes, para a sua cobertura.

Ficou com alguma dúvida sobre a relação entre redes sociais e gestão de eventos? Deixe a sua pergunta nos comentários.

Veja mais em:

  • Personalidades

Compartilhe

Tags Relacionadas

Quer realizar seu evento?

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.

Contato

+55 (11) 5643-3000
faleexpo@transamerica.com.br

Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro - São Paulo, SP
04757-020 - Brasil
ASSOCIAÇÕES

©2025 - Transamerica Expo Center - Todos os direitos reservados.

  • Política de Privacidade
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Canal de Denúncias