Entrevista especial: Klaus Kuhnast
Segundo a Agência Nacional de Aviação (ANAC), o número de passageiros transportados em 2012 ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários. O número é 9,48% maior que o registrado em 2011. Com grande diversidade na malha aérea, esse setor tem alcançado um crescimento notável nos últimos anos e atualmente enfrenta grandes desafios, entre eles: melhorar cada vez mais o atendimento aos novos e antigos turistas e aperfeiçoar a estrutura dos aeroportos nacionais. A nossa equipe conversou com o diretor de vendas indiretas da TAM, Klaus Kuhnast, sobre esse mercado em franca expansão.
O Brasil possui grande diversidade na malha aérea. Qual a importância dessa diversidade para o setor de turismo do país?
É importante porque gera uma grande conectividade no mercado doméstico e estimula toda uma cadeia de serviços ligada ao turismo. O país ganha com essa diversidade.
Nos últimos anos, houve aumento considerável de passageiros nos aeroportos. Segundo a ANAC, o número ultrapassou a marca de 100 milhões em 2012. Como você vê esse aumento e a estrutura dos atuais aeroportos para receber essas pessoas?
O governo tem o diagnóstico das necessidades e gargalos, e está sensível à urgência dos investimentos. Vemos com bons olhos as primeiras concessões e as reformas que estão sendo realizadas em alguns aeroportos, apesar da paralisação temporária das operações em algumas localidades.
Qual a importância do diálogo entre governo e empresas aéreas para o aumento desse número de passageiros e as melhorias na estrutura dos aeroportos?
Todos os agentes precisam estar em harmonia. A TAM, como parte integrante deste sistema, quer e está contribuindo para soluções que atendam da melhor forma às necessidades do atual mercado.
Os brasileiros estão viajando cada vez mais. Qual a expectativa de crescimento para os voos domésticos e os voos internacionais?
A exemplo do que fizemos em 2012, vamos seguir realizando os ajustes na oferta e no planejamento estratégico das rotas. Essa redução de capacidade já está dando resultados, o que se comprova pelas elevadas taxas de ocupação doméstica que temos registrado nos últimos meses. Por isso, continuamos de olho nessas condições do mercado e dispostos a fazer os ajustes necessários para podermos assegurar a nossa rentabilidade. Para 2013, a previsão do Grupo LATAM Airlines é de redução na oferta de assentos em voos domésticos na ordem de 5 a 7%.
Qual a importância do treinamento de funcionários para receber esse grande volume de turistas?
Treinamento é primordial, mas é uma realidade que já faz parte da rotina da TAM, que reúne hoje cerca de 30 mil funcionários. A companhia como um todo investe pesado nesse campo, que também nos tem ajudado a melhorar, ano após ano, os indicadores de fidelidade dos clientes e o nível de satisfação do público com o nosso atendimento. Boa parte desses cursos é coordenada pelo nosso centro de treinamento em São Paulo, a Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro, que foi fundada há onze anos.
A fusão entre a TAM e a Lan Airlines resultou na Latam. Quais foram os principais benefícios dessa união para os turistas brasileiros e estrangeiros?
Com a fusão, os clientes da TAM e LAN têm mais opções de voos por meio do acesso à melhor rede de rotas para a América Latina e fora dela. Ao todo, são cerca de 150 destinos em 22 países, atendidos por uma frota conjunta de 320 aviões. As viagens pela América Latina têm se tornado mais fáceis. Isso se deve a resultados diretos da formação da LATAM, como a melhoria na conectividade e no número de frequências ao longo dos principais hubs da região. Hoje, o cliente já consegue adquirir serviços e produtos da TAM e LAN por meio dos canais de venda de ambas as empresas, que já diminuíram os tempos de conexão nos aeroportos e ampliaram conjuntamente as opções de destinos, serviços e produtos de qualidade. A fusão também tem aumentado as opções de viagens internacionais, permitindo a adição de operações que nenhuma empresa poderia operar independentemente.
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