28 de novembro de 2013

Entrevista especial: Luciane Leite

Um mercado que gera uma receita de 3 bilhões de reais por ano, que recebe 8 milhões de visitantes, uma área que produz um evento a cada 6 minutos. Esses são alguns dos números que o setor de eventos movimenta na cidade de São Paulo. Segundo a diretora de turismo e entretenimento da SP Turismo (SPTuris), Luciane Leite, os benefícios desse mercado vão além dos números. “São Paulo ganha ao construir uma imagem sólida e conceituada internacionalmente, ganha ao trazer mais conhecimento e cultura para dentro da cidade, ao promover a troca de ideias, ao elevar o orgulho do paulistano em fazer parte disso”, revela.

Nessa entrevista especial, a profissional fala sobre esse assunto, o que levou a capital a se tornar a cidade dos grandes eventos, a infraestrurura de São Paulo e mais. Confira!


São Paulo recebe milhões de turistas e profissionais que participam de eventos. Como o setor prepara os profissionais para recepcionar e atender essas pessoas?

São Paulo é mundialmente conhecida pela sua excelência em atendimento, serviços e infraestrutura. A fama, que faz com que cada vez mais turistas se interessem pela cidade, também exige de todo o setor de turismo e eventos um elevado investimento (de tempo e dinheiro) em capacitação e qualificação – o que vai muito além de dominar outros idiomas e desempenhar com precisão a função.

Quando falo em excelência em atendimento, me refiro aos profissionais com sensibilidade para se antecipar aos problemas e as necessidades de cada turista e cliente, e as empresas que enxerguem seus clientes como pessoas únicas e trabalhem para oferecer serviços personalizados de acordo com o interesse de cada um.

A São Paulo Turismo tem trabalhado muito nesse sentido com capacitações e treinamentos no Brasil e no exterior que abrangem diversos segmentos. Um exemplo é o “CapaCidade” que formou mais de 4 mil pessoas que atuam direta ou indiretamente com o turismo, como taxistas, guias e policiais militares. Para nós está claro que o bom atendimento e o serviço de qualidade precisa ser uma postura adotada na cidade como um todo e sabemos que é esse diferencial que eleva São Paulo a um dos destinos mais procurados da América Latina, tanto por turistas quanto por organizadores de eventos.

A capital recebe um evento a cada 6 minutos. Qual o perfil principal dos eventos que movimentam ainda mais a capital paulista?

São Paulo é uma cidade diversa, multicultural e isso se reflete muito no seu calendário de eventos. Seria impossível traçar um perfil de evento predominante por aqui. Veja: a cidade hoje concentra 65% das grandes feiras de negócios do Brasil, é palco da maior Parada LGBT do mundo, sedia uma das cinco mais importantes semanas de moda do planeta, a SPFW e, recebe a Fórmula 1, um dos eventos automobilísticos mais famosos do mundo. Sem contar os grandes shows e espetáculos nacionais e internacionais. Há uma infinidade de eventos para todos os gostos, bolsos, perfis e interesses. E claro, há estrutura na cidade para receber com excelência cada um deles, atendendo adequadamente cada uma das suas necessidades.

Quais os benefícios desses eventos para a cidade?

Em termos econômicos, os benefícios giram na casa dos bilhões. Segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), esse mercado gera mais de R$ 3 bilhões de receita por ano em São Paulo. Mas, apesar do alto retorno financeiro, os principais benefícios para a cidade são bens intangíveis. São Paulo ganha ao construir uma imagem sólida e conceituada internacionalmente, ganha ao trazer mais conhecimento e cultura para dentro da cidade, ao promover a troca de ideias, ao elevar o orgulho do paulistano em fazer parte disso.

Quais são os principais setores beneficiados com os eventos da capital?

Todos. E não, não estou sendo pretensiosa. Diretamente beneficia todo o setor de eventos e hospitalidade. Indiretamente, todos os setores ligados ao conhecimento, sem falar que o conhecimento é o maior benefício para qualquer segmento. Financeiramente, o dinheiro que os eventos injetam na economia estimula o desenvolvimento de toda a capital.

Quais são os principais números do setor de eventos em 2013?

Nós estamos falando de um universo grande e diverso. Qualquer levantamento e/ou estudo nessa área precisa ser muito criterioso para não corrermos o risco de falsas análises sobre o setor. O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, trabalha com as mais renomadas entidades de pesquisas e eventos, para mais do que listar números, entender o comportamento de um setor que envolve mais de 8 milhões de visitantes, dos quais 47% são turistas e 70% se hospedam em hotéis, sem falar dos expositores que chegam a mais de 77 mil pessoas.

O que levou São Paulo a se tornar uma cidade reconhecida como a capital dos grandes eventos?

Segundo a Ubrafe, São Paulo detém 65% (130 das 200) do mercado anual de feiras de negócios do Brasil, é tradicionalmente o maior destino de feiras e eventos do país e possui a melhor infraestrutura, não só para receber o evento, mas para atender o público desse evento. Temos a maior oferta hoteleira do país e os profissionais mais qualificados. Todos esses fatores contribuíram para que a capital fosse reconhecida internacionalmente.

Quais são os principais projetos da SPTuris para São Paulo em 2014?

A cidade de São Paulo, na verdade, já vem se preparando ao longo dos anos para receber grandes eventos e, a Copa do Mundo é somente mais um deles. A capital está preparada em termos de estrutura turística para receber os visitantes do mundial. Especificamente para a Copa, teremos algumas novidades, como a implantação de novas CITs (Centrais de Informação Turística da Cidade) e a instalação do sistema de sinalização, orientação e informação turística para pedestres no centro da cidade.

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