23 de janeiro de 2013

Entrevista especial: Toni Sando

No primeiro trimestre de 2013, estão confirmados 99 shows em São Paulo. Um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período de 2012. Na capital, existem 260 salas em 55 cinemas, 90 museus e 160 teatros. A cidade recebe aproximadamente 12 milhões de turistas a cada ano e já existe estimativa de aumento em 10% do número de visitantes para 2013.

Uma metrópole que não para de crescer e que a cada ano investe mais em turismo, eventos e infraestrutura. Uma cidade que Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, conhece muito bem. Nessa entrevista especial, o presidente fala sobre o crescimento dos eventos voltados para o entretenimento na capital, revela que a cidade está bem preparada para receber a Copa do Mundo de 2014 e muito mais. Confira!
 


(Foto: Arquivos SPCVB)

Você está no São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) desde 2005. O que mudou nesses anos em relação ao turismo, eventos e estrutura de São Paulo?

Nesses oito anos em que estou à frente do SPCVB, detectamos uma maior profissionalização do setor de turismo em todo o Brasil e a capital paulista acompanhou esse crescimento. Conseguimos manter uma infraestrutura de qualidade para receber grandes eventos, além de uma ampla rede hoteleira. Mas não paramos por aí.

Com a metodologia profissional da nossa entidade, reforçamos a aproximação com o poder público e entidades setoriais. Capacitamos profissionais para garantir um atendimento encantador aos visitantes.

Por meio de parcerias, ações proativas de marketing e o fortalecimento da nossa rede de associados asseguramos mais recursos para divulgar a imagem de São Paulo no turismo de negócios e de lazer. Em particular, destaco três projetos que ajudaram a mudar o olhar do visitante e do organizador de eventos sobre a metrópole. Um deles foi o Destino SP que dividiu a cidade em cinco grandes pólos como uma verdadeira pizza, trazendo à tona o potencial de cada região paulistana. Outra iniciativa de sucesso foi a associação com destinos parceiros no litoral e interior do estado, agregando valor à realização de um evento em São Paulo.

Para finalizar, criamos o Painel de Monitoramento de Eventos para facilitar a logística dos gestores de viagens e profissionais em geral, dos eventos que estão sendo realizados e sua expectativa de público. Com isso, identificamos novas janelas de oportunidades e boas negociações.

A cidade de São Paulo é considerada a capital dos grandes negócios, mas a cultura e o entretenimento também chamam atenção. Como você vê o futuro desse setor na metrópole?

O crescimento econômico do Brasil e da própria indústria de eventos e entretenimento, naturalmente, gerou reflexos positivos para São Paulo. Graças à sua estrutura de excelência para esses eventos e também ao seu potencial hoteleiro, nos tornamos palco obrigatório de atrações como os espetáculos da Broadway. Grandes turnês internacionais tornaram-se rotina, com direito a nomes do quilate de Madonna, Elton John, Paul McCartney, U2, Lady Gaga, entre outros.

Só neste primeiro trimestre de 2013 já estão confirmados 99 grandes shows na cidade, um crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 76 apresentações. Além disso, nossa oferta cultural, de fazer inveja a muitos outros países, revelou-se para o mundo. São 260 salas em 55 cinemas, 90 museus e 160 teatros que impulsionam cada vez mais o turismo na capital paulista.

Em um dos seus artigos, você falou sobre São Paulo se tornar uma cidade cada vez mais internacional. Qual o principal desafio da capital para consolidar essa tendência?

Como motor da economia nacional, obviamente a metrópole sobressai no cenário internacional, uma vez que é sede de grandes empresas estrangeiras e multinacionais. No SPCVB, além da equipe de eventos nacional, temos uma equipe de profissionais que atuam diretamente na captação e apoio de eventos internacionais, com a participação constante em feiras e convenções na Europa e nos Estados Unidos, bem como a elaboração de dossiês com os atributos da cidade para receber um evento. A capital ainda mantém posição de destaque no ranking da International Convention & Congress Association (ICCA), sendo responsável por aproximadamente 30% dos eventos internacionais ocorridos no país.

Os desafios passam, necessariamente, pela ampliação da área total de eventos e da oferta de apartamentos na hotelaria, pela maior qualificação dos profissionais que atendem os visitantes e projetam a imagem da cidade, pela preocupação em formar mão de obra e novos talentos no turismo já nas escolas e universidades e pela sinergia frequente entre iniciativa privada e poder público.

Como São Paulo vem se preparando para a Copa do Mundo de 2014?

A tradição de receber um grande número de eventos e diversas atrações simultaneamente faz com que a Copa do Mundo não impacte tanto a metrópole. Vale ressaltar que a cidade já recebe cerca de 12 milhões de visitantes ao ano, ou seja, uma Copa por mês, o que facilita muito a preparação para esses megaeventos.

Temos de olhar esse momento como uma oportunidade para cobrar do poder público melhorias estruturais e na prestação de serviços, de forma a deixar um legado para a população e para os visitantes. De nada adianta São Paulo ser amigável aos seus visitantes se não satisfizer os seus moradores. Afinal, a Copa passa e eles ficam. Eventos de grande porte atraem investimentos em logística, transportes e empregos.

Qual a expectativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau para o setor de turismo de São Paulo para 2013?

O ano de 2013 é muito especial para o SPCVB, já que completaremos 30 anos de atividades na capital paulista. Além disso, vamos iniciar uma nova jornada com a eleição da diretoria do Conselho de Administração, liderada pelo presidente recém-eleito, Juan Pablo De Vera.

As expectativas são positivas a despeito dos desafios gerados pela maior concorrência dos demais destinos, nacionais e internacionais, na atração de novos eventos. Para isso, precisamos conjugar sempre o verbo cooperar, com apoio permanente das empresas, entidades setoriais e órgãos públicos.

O setor de eventos promete ser movimentado em 2013. Quais os principais destaques em São Paulo? Já existe uma previsão de quantos turistas a cidade deve receber esse ano?

A expectativa é de ampliar em 10% o número de visitantes. Para esse ano, já temos confirmados grandes eventos como Grande Prêmio do Brasil de F1, Parada LGBT, Virada Cultural, a São Paulo Fashion Week, entre outros que acabam movimentando mais de 50 setores da economia.

Qual a importância de um espaço como o centro de convenções e exposições do Transamerica Expo para a cidade de São Paulo?

É fundamental para a cidade e para o turismo de negócios. Nos dossiês de candidatura que preparamos para o público nacional e internacional, sempre fazemos questão de destacar o potencial dos nossos centros de convenções que têm uma grande relevância na escolha por um destino. E o Transamerica Expo, com sua agenda sempre extensa, é fundamental nesse processo.

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