28 de janeiro de 2014

Entrevista: Fábio Montanheiro

Em São Paulo, o turista de negócios e eventos representa 76% das visitas à cidade, ele permanece na capital por aproximadamente 3 dias e gasta entre R$ 400 e R$ 500 por dia. Esses são resultados de pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo. O órgão é a principal fonte de informações e estudos sobre o turismo na capital paulista – a entidade está vinculada a São Paulo Turismo (SPTuris).

Nessa entrevista especial, o coordenador técnico do órgão revela outras descobertas interessantes sobre o perfil do turista, os pontos turísticos visitados e outras curiosidades sobre a metrópole. Confira!

Qual o principal objetivo do Observatório do Turismo na cidade de São Paulo?

O nosso principal objetivo é monitorar o setor na cidade com levantamentos específicos como: taxa de ocupação nos meios de hospedagem, movimentos nos aeroportos, rodoviárias e atrativos turísticos, arrecadação de impostos com turismo, mapeamentos de atrativos e equipamentos turísticos da cidade.

Além disso, traçamos o perfil do turista que visita a capital. Realizamos pesquisas com hóspedes em hotéis, nas Centrais de Informação Turística (CITs), nos principais pontos de visitação e nos grandes eventos como o GP Brasil de Fórmula 1, Salão do Automóvel, Carnaval, Virada Cultural e outros.


Qual o perfil dos turistas que visitam São Paulo e os principais benefícios que trazem para a capital?

A dinâmica de uma cidade multi segmentada como São Paulo nos permite trabalhar não só com um perfil único de turistas, mas sim com perfis diferenciados e específicos.

Dessa forma, oferecemos essa informação ao mercado de forma especializada. Vou citar exemplos: a nossa pesquisa realizada semestralmente com hóspedes em hotéis paulistanos nos permite identificar com precisão quem são os turistas de negócios e eventos da capital, quanto tempo permanecem na cidade, quais as atividades realizadas, entre outros dados. Aliás, esses turistas são maioria e representam aproximadamente 76% das motivações de visita à cidade.

Já os turistas de lazer são grandes frequentadores de nossas Centrais de Informação Turística e essas pesquisas nos oferecem valiosos dados sobre pontos mais visitados, meios de transporte utilizados, além de um perfil interessante sobre estrangeiros que estão em São Paulo à lazer.

De modo geral, podemos dizer que nosso turista de negócios e eventos representa uma parcela significativa dos visitantes, permanecendo na cidade durante aproximadamente três dias e gasta entre R$ 400 e R$ 500 por dia, incluindo hospedagem, alimentação, lazer, compras e transporte.

Tratando-se de nossa demanda proeminente, muitos dos esforços de nossa Diretoria de Turismo são direcionados à promoção do turismo de negócios, bem como projetos que incentivem esses turistas a permanecer mais um dia na cidade a lazer.

Nas pesquisas do Observatório do Turismo, o que foi mais revelador sobre o perfil dos turistas?

Nos últimos sete anos, entrevistamos mais de 160 mil turistas em diversas frentes de pesquisa, algumas periódicas, outras pontuais. Quando analisamos o histórico desse banco de dados, podemos perceber como os turistas de lazer ou mesmo quem veio por outras motivações são fiéis aos grandes “marcos” da cidade, tais como o MASP, Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, que sempre permanecem no topo da lista dos mais visitados.

Além disso, nos dá orgulho identificar que itens como opções de lazer, gastronomia e hospedagem sempre recebem notas “acima” e “muito acima das expectativas”, o que deve ser interpretado como uma mudança de conceito no antes e no depois da chegada à nossa cidade. Em breves relatos de turistas, muitos nos dizem que tinham uma imagem diferente do que encontraram e ficam encantados com a grandiosidade e a diversidade cultural de São Paulo.

Vocês encontraram lugares diferentes dos habituais que os turistas apreciam conhecer em São Paulo?

Muitos. Apesar da fidelidade aos atrativos habituais, identificamos verdadeiros “desbravadores” da cidade, que procuram atrações diferenciadas. Uma das jóias da cidade, e que vem crescendo recentemente em nossas listas, é o Jardim Botânico, um lugar maravilhoso e ainda pouco visitado por turistas e até por paulistanos. Há visitantes que se aventuram nos cemitérios da cidade, como o da Consolação, que abriga túmulos de personalidades importantes da história brasileira, como a Marquesa de Santos e Monteiro Lobato, ou mesmo as obras de artistas famosos, como Victor Brecheret. Já identificamos também turistas que quiseram “experimentar” o trânsito de São Paulo em horários de pico!

São Paulo oferece vários tipos de turismo: gastronômico, cultural, compras e outros. Atualmente, que tipo chama mais atenção e atrai os turistas para a cidade?

Em nossas pesquisas, realizadas entre 2009 e 2013 nos meios de hospedagem, percebemos um aumento significativo nos turistas de saúde, um crescimento de 2% para 3%. Esses números representam mais de 100 mil turistas em busca de tratamentos médicos especializados ou estéticos.

São Paulo é referência no Brasil e na América Latina em especialidades como cirurgia bariátrica, cardiologia e cirurgia plástica. Na cidade, os pacientes e acompanhantes contam com excelente estrutura hoteleira, oferta aérea variada e acesso rodoviário facilitado, o que só tem a somar ao tratamento médico procurado.

Qual o principal papel dos eventos (negócios e culturais) na atração de turistas para a capital?

Os eventos, sejam eles de negócios ou culturais, podem ser considerados a “mola propulsora” do setor turístico. Acompanhamos as taxas de ocupação dos meios de hospedagem mensalmente desde 2004 e constatamos a relação direta da procura por hotéis na capital com o calendário anual de eventos. Portanto, os eventos transformam-se em uma poderosa ferramenta, não só de atração de turistas para a capital, mas também para que se incentive a realização de atividades de lazer e cultura no período fora do evento.

São Paulo recebe muitos turistas de várias regiões do país e até estrangeiros. Como as pesquisas do Observatório do Turismo têm auxiliado a capital a receber esse público?

Todos as pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo são utilizadas por nossas coordenadorias de Promoção de Turismo de Lazer e Negócios. Com os estudos, são identificados os principais emissores e as demandas turísticas promissoras, tanto nacionais como internacionais. Esses dados são cruzados com o calendário de feiras de turismo ao redor do mundo, o que é uma excelente oportunidade de apresentar o destino São Paulo. Além disso, nossa Assessoria de Comunicação gera conteúdos interessantes sobre o perfil dos turistas, locais mais visitados, atividades mais procuradas e novidades na cidade, oferecendo à mídia em geral conteúdo positivo sobre a cidade, o que também é uma poderosa forma de promoção.


Em 2014, São Paulo receberá grandes eventos como a Copa do Mundo. Quais são os principais projetos do Observatório para um ano com muitos turistas na cidade?

Temos um grande projeto de monitoramento do setor turístico e perfil do torcedor da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Ele terá 4 diferentes frentes de trabalho sendo: Perfil do Torcedor, Desempenho do Setor Hoteleiro, monitoramento das mídias sociais e impacto do evento no comércio e serviços locais. Essa pesquisa será a maior já realizada pelo Observatório e nos dará a real dimensão dos benefícios do evento para o setor e para a cidade. Ele deve ser iniciado ainda no mês de maio.
 

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