Entrevista com José Luiz Tejon Megido – “Guerreiros não nascem prontos”
José Luiz Tejon Megido, é jornalista e publicitário, mestre em arte e cultura pela universidade Mackenzie com diversas especializações no exterior – e doutorando em ciências da educação. Foi diretor dos grupos Agroceres, Jacto, Estadão. Recebeu o Prêmio Top of Mind palestrante e best keynote speaker Olmix em Paris. Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui 33 livros publicados (autoria e co-autoria), entre eles, O Voo do Cisne, best-seller, que chegou à sua 13ª edição e o lançamento Guerreiros não nascem prontos, que contém histórias emocionantes de superação. Em entrevista ao Transamérica Expo Center o profissional fala um pouco sobre sua carreira e o seu novo livro.
1) Nos conte um pouco sobre sua trajetória profissional.
Comecei criando músicas para peças teatrais, ainda com 17 anos. Depois fui para a propaganda, e segui uma carreira em marketing. Fui diretor dos grupos Jacto, Agroceres e da Oesp mídia – do jornal O Estado de S. Paulo. Em paralelo sempre tive uma atuação acadêmica. Como professor da ESPM, desde 1985, hoje da FGV in Company, e como diretor do núcleo de agronegócio da ESPM, onde também dou aulas na França, no MBA da faculdade Audencia de Nantes. Da mesma forma, os livros fazem parte da minha vida, hoje, no total entre autoria e co-autoria somam 33 publicações. Tenho também uma consultoria, sou sócio diretor da Biomarketing, e colunista da Rede Jovem Pan de Rádio.
2) Você é reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação. Qual o diferencial das suas palestras?
O diferencial para uma palestra de superação exige 3 aspectos:
1- Você ter uma verdadeira e legítima incrível história de vida, como é o meu caso.
2- Essa história em si não significa muito, se ela não tiver se traduzido em sucesso e felicidade. O que resultou representa tudo.
3- E, agora além dos dois pontos acima, como você consegue traduzir isso tudo em lições, aprendizagem, e realizar uma efetiva pedagogia da superação. Significa conteúdo e forma no show de uma palestra.
3) Na sua opinião, existe uma fórmula para o sucesso?
Existem milhões de combinações, a dificuldade está em achar qual a sua! Porém, fundamentos essenciais existem e são comuns a todo e qualquer sucesso:
Não conseguimos sucesso sozinhos nunca. Somos dependentes de pessoas, equipes, gente as quais, as vezes ficaram até anônimas, nas nossas lembranças.
Sucesso depende de uma capacidade de aprender, aprender e aprender, com qualquer coisa, inclusive com o fracasso, sucesso é resultado de aprendizado transformado em ação, reflexão, e mais aprendizado.
4) A superação tem relação com a aquisição de novos hábitos? Para superar ou alcançar um objetivo é necessário a definição de metas?
Superação exigirá sempre adquirir novas competências. Uma mega explosão de competências passará por sua vida, para superar qualquer coisa. Precisa aprender temas novos, disciplinas diferentes, criar novos relacionamentos, expandir o seu limiar de dor, para não se deixar abater por quaisquer dores…Precisará aprender a amar muito mais, a viver engajado em profundidade, terá que se rejuvenescer sempre, manter viva a sua criança interior, independentemente da idade. Sim, superação é uma metralhadora de novas competências que precisam ser enfrentadas, assimiladas e incorporadas.
5) Como podemos relacionar a superação com o ambiente corporativo?
Extraordinariamente. O ambiente corporativo pleno de pressões, cheio de inovações cientificas, tecnológicas, de processos, o ambiente corporativo em lutas permanentes entre o status quo e a Era disruptiva…. Nada pode ser melhor escola para um ser humano aprender a superar do que dentro do ambiente corporativo. Pois nisso ele não está sob uma condição de trauma físico, e ainda conta com apoio, ajuda, investimentos em treinamento, e boa vontade competitiva, o que chama por cooperação. Simplesmente genial viver os ambientes corporativos e olhar para eles como aulas remuneradas para aprender a superar.
6) Como os líderes podem incentivar um funcionário a superar suas dificuldades e tornar-se um profissional ainda mais qualificado?
O profissional se serve das competências desenvolvidas pela pessoa. Todo progresso deverá partir da vontade da pessoa, da consciência da pessoa, dos valores das pessoas. O profissional que vende o tempo, tem sucesso superando o curto prazo, representa um ser humano que se desenvolveu como pessoa, antes e acima de tudo.
Os líderes precisam trabalhar confiança. Alicerce sine qua non para liderar. Com confiança, desenvolver a aprendizagem dos valores, visão e missão que regem, ou deveriam reger a cooperação num ambiente de trabalho, precisam montar grupos criativos, pois não há chances de êxito sozinhos. E, separar grupos humanos de liderados por suas afinidades, e interferir sutilmente, com amor e prazer na relação com o grupo, numa visão de melhoramento da performance media da equipe, para isso precisa proteger os mais capacitados, e precisa que os mais capacitados gostem do time, para os inspirarem a excelência.
7) Em seu livro Guerreiros não nascem prontos, o leitor é apresentado a histórias inspiradoras, mostrando que o caminho para a realização não chega sem obstáculos. Existe alguma estratégia para alcançar os objetivos?
O caminho da vida, a jornada terá sempre obstáculos, desafios. Assim não fosse, ninguém sairia da sua morada natal. Após o caminho, após a viagem pela vida, retornaremos então a casa da morada, e ali teremos autoridade para compartilhar o aprendizado e inspirar a muitos.
Guerreiros não nascem prontos, mas um grande guerreiro não morre nunca. Prevalece e segue inspirando gerações ao eterno.
Objetivos não devem ser uma algema pregada numa muralha, pois esse muro pode muito bem ser uma miragem, ser uma ilusão. E a desgraça humana se dá na confusão entre sonho e ilusão. Portanto, para não ser pego na armadilha das tentações ilusórias, fica aqui meu conselho mais fundamental para a trajetória humana:
Sonho é aquilo o que você faz com a realidade enquanto sonha, e ilusão será o que a realidade faz em você, enquanto você se ilude. Sonho significa o desejo veemente da alma e da mente, e ilusão, o engano dos sentidos, a farsa. Essa confusão só pode ser interpretada no contato com os elementos da realidade. Se os transformamos, significa sonho, se não, eles nos transformam e nos submetem aos seus erráticos desejos, estamos algemados na ilusão.
Portanto, foco na realidade, na sua transformação, e escolha as pessoas certas para serem os seus companheiros de jornada…esse com quem você vai ao futuro será fundamental para superar e obter sucesso.
8) Poderia citar uma história do livro que mais lhe emociona e nos contar o motivo?
Diversas histórias emocionantes, mas a do casal Rossania e Luiz, que não tinham preparo acadêmico, trabalhavam na base da pirâmide de uma empresa de máquinas agrícolas, e que construíram uma empresa modelo na área de nutrição vegetal. E o genial dessa história está no método. O método foi o de olhar, prestar atenção, e chamar para suas inspirações, pessoas notáveis e admiráveis, imitando os melhores. Com humildade e muito trabalho construíram o que muitos poderiam, mas não fizeram.
Genial história da Jô Clemente, fundadora e presidente de honra da Apae, que a partir do seu filho excepcional, o Zequinha, construiu uma entidade que cuida hoje, de milhões de Zequinhas.
Maravilhosa a história do Marcos Dalmar, que foi diretor de unidades da Fundação Casa, Ex Febem. Lidando com menores infratores, foi sempre um sensacional disciplinador, e sempre admirado e respeitado pelos jovens das casas que dirigiu. Espetacular a Fundação José Carvalho, em Pojuca, na Bahia. Homem que entregou 94% de suas ações da empresa Ferbasa para a Fundação. Essa entidade hoje, além de administrar a empresa, cuida de crianças nas escolas fundamentais e técnicas do Nordeste.
Histórias maravilhosas que revelam o poder criador da alma humana e dos seus feitos colecionados e os reunidos em um livro, para mostrar a todos que a vida é a arte da guerra, uma guerra criadora, onde prevalece o guerreiro que se prepara e toma consciência para aprender a cada dia, todos os dias.
9) Na busca por seus objetivos, como as pessoas podem fazer escolhas mais inteligentes?
Primeiro admirando pessoas inteligentes. Admirando pessoas com graus evolutivos avançados. E o que separa seres humanos evoluídos de outros ainda distantes desse estágio está na sabedoria e na consciência da lei de causa e efeito, sorte será sempre um projeto de tomadas de decisões que favorecem os resultados positivos.
Nossas escolhas a cada instante da vida definem a história da própria vida, e de pessoas com quem convivemos e amamos.
Ter um sentido pelo qual vale a pena viver nos oferece a felicidade, e com ela encontraremos todos os meios os “como” fazer para atingir o sentido superior. Da mesma forma vale acreditar, ter fé no princípio ascensional da raça humana. Se não acreditarmos nisso, não faremos as apostas baseadas em valores eternos, e seremos traídos pelas tentações do curto prazo, que sempre terminam da pior forma possível.
10) O livro também menciona histórias de guerreiros inspiradores como Mahatma Gandhi, Madre Teresa, Steve Jobs, Juscelino Kubitschek, entre outros. O que eles tem em comum? Qual a principal lição de superação que deixam para o mundo?
Todos têm em comum o fato de terem sido preparados e inspirados por outros guerreiros. Madre Teresa dizia que quando começou a sua obra, ela já havia sido preparada para ela, pelos pais e os amigos. Steve Jobs disse que se não fosse um vizinho lhe dar jogos eletrônicos, um professor que o obrigava a estudar e seu sócio Wosniack, jamais teria sido quem foi. Juscelino dedicou tudo o que fez ao preparo recebido de sua mãe. Seu pai faleceu cedo, era vendedor.
Não há nenhum guerreiro admirável que não tenha sido inspirado por outros guerreiros, por isso se não nascemos prontos, também é verdadeiro que os grandes guerreiros não morrem nunca, pois continuam vivos dentro de nós.
A lição de superação que os guerreiros deixam para o mundo é a de servir de referência, um código acessável e acessível, para todos que desejam seguir o sentido evolutivo da dimensão humana na terra. E, Chico Xavier disse: o maior pecado do mundo está em tirar a alegria da outra pessoa.
Portanto, sorria, seja alegre e feliz. Ao fazer isso, já estará disseminando a notável arte do poder sublimador do bem, nas lutas inexoráveis com a entropia.
Veja mais em: