Entrevista: Mágico Renner fala sobre o ilusionismo como ferramenta corporativa
Em atividade desde 2006, Renier Alexandre, mais conhecido como Mágico Renner, utiliza o ilusionismo em palestras para desenvolver importantes pontos em equipes, como vendas e planejamento.
Apadrinhado pelo famoso mágico Tommy Odahkann, suas apresentações misturam mágica, humor e entretenimento para encantar o público, causar um impacto profundo e trazer reflexão para o ambiente corporativo.
Como surgiu a ideia de unir mágica e palestras?
A ideia de unir a mágica, ou ilusionismo, nas palestras veio com o intuito de aprimorar a didática e tornar, assim, a comunicação mais efetiva, algo que parece simples, mas não é.
Não adianta eu falar as maiores verdades sobre o desenvolvimento pessoal, os maiores segredos do mundo dos negócios e tais conteúdos não fazerem diferença na vida e, principalmente, no rendimento das pessoas.
Por isso, o que faço parecer simples é muito estudado para que eu possa alcançar meus objetivos. O principal dele é a mudança de postura e comportamento perante as situações para gerar resultados individuais e globais para a empresa que me contrata, afinal, eu não vendo um show de mágicas (ou “a empresa não contrata um show de mágicas”).
Qual costuma ser a reação do público à sua abordagem?
A reação do público é surpreendente, parece mágica! Eles riem, choram, encantam-se durante cada segundo da palestra “A Fórmula Mágica do Sucesso”.
O feedback que eu tenho das pessoas – participantes ou contratantes – é que elas não sabem se riem ou se choram. Sim, as pessoas choram durante a palestra. Não que seja a minha intenção fazê-las chorar, mas ele muitas vezes significa uma entrega, uma aceitação, um ponto de ruptura que faz a pessoa refletir e, muitas vezes, enxergar e aceitar suas falhas e pontos fracos.
Elas detectam a necessidade de mudança e não se esquecem daquele momento ou daquilo que as tocou, gerando autoconhecimento, motivação e esperança.
A que você atribui o sucesso das suas palestras, que contam com uma média de 120 apresentações ao ano?
Resultado. Puramente resultado. Deixo bem claro ao meus clientes parceiros que ainda que a palestra contenha humor no formato de stand up comedy, entretenimento e números de mágica/ilusionismo na medida certa, tudo isso agregado a alguns segredos das pessoas mais bem sucedidas da história da humanidade, tais elementos nunca se perdem devido a um único objetivo que tenho: resultado.
Desde que comecei essa linda – e hoje concretizada – carreira, nunca tive dúvidas que só chegaria até aqui se eu pudesse gerar resultado na vida das pessoas e das empresas dia após dia.
Todo esse trabalho foi realizado apenas no marketing boca a boca. Um cliente parceiro obteve resultado e indicou a outros e a outros. Então, minha missão não é ser necessariamente um artista, mas transformar vidas e gerar resultados duradouros.
Como o ilusionismo pode causar impacto em uma empresa e seus colaboradores?
A mágica pode levar uma mensagem onde dificilmente chegaria sozinha, como, por exemplo, quando no último ato da palestra remeto a um antigo sonho de criança de conhecer a neve. Conto tal história e em seu desenvolvimento com um número de mágica emocionante transformo um simples guardanapo de papel molhado em uma pequena tempestade de neve no palco. O encanto e a emoção das pessoas vem da visualização de um sonho de muitos anos se tornando real através de um número de mágica.
Todo esse contexto funciona como uma programação neurolinguística (PNL), ou seja, como as palavras podem atingir a mente e produzir uma ação, gerando resultados.
Há alguma maneira com a qual a mágica pode se tornar uma ferramenta para alavancar a motivação em vendas?
Costumo dizer aos meus clientes e parceiros que tão importante quanto saber fazer, é querer fazer. O que você prefere: um colaborador que sabe tudo sobre vendas, porém não quer realizá-la, ou um colaborador menos hábil, mas com muita vontade de trabalhar, produzir e gerar resultado para que possa aumentar seus rendimentos e realizar sonhos seus e de sua família?
Claro que os dois perfis tem sérias deficiências, contudo, o segundo é mais fácil de ser corrigido, pois a vontade de fazer gera a vontade de aprender.
Anualmente, nós empresários fazemos um planejamento. Entretanto, tal planejamento somente será alcançado se as pessoas envolvidas quiserem tanto quanto você, por algum motivo, tal resultado. Não podemos nos iludir.
Não é por acaso que a palavra mais usada no mundo em qualquer idioma é o pronome pessoal “eu”. Isso prova que as pessoas, inclusive aquelas envolvidas no seu planejamento, estão mais preocupadas com seus próprios interesses do que com os interesses da empresa. Isso não é um problema. Isso é exatamente a solução.
Nosso método de motivação, principalmente em vendas, é mostrar a essas pessoas que seus sonhos são possíveis, que depende somente delas elevar seu próprio nível de conhecimento para aumentar seus próprios rendimentos e que não há sonho que não possa ser realizado, o que é uma verdade na vida das pessoas bem sucedidas durante toda história da humanidade. Agora, já imaginou o que aconteceria com o nosso planejamento enquanto empresas, com os números e faturamentos em vendas se cada membro de sua equipe buscasse com tal crença seus próprios sonhos? Esses e outros fatores como a diferença crucial entre “vender mais” e “vender melhor” tem auxiliado pessoas e empresas a alcançarem resultados incríveis no que eu chamo de “A Fórmula Mágica do Sucesso”.
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