Entrevista: Rubens Pimentel Neto
O executivo e consultor Rubens Pimentel Neto é especialista em marketing, comunicação, vendas e gestão com experiência em empresas líderes de mercado como o Grupo Camargo Côrrea, GTech, Bovespa e Grupo Estado.
É Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, e dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada ao marketing, vendas e negociação. Atualmente, ele oferece treinamento para empresas renomadas sobre estratégia e liderança empresarial.
Nessa entrevista, o profissional revela pontos importantes sobre a liderança em empresas e fala sobre o fim da existência de líderes estressados, agitados e grosseiros que, segundo ele, estão com os dias contados.
É possível tornar-se líder ou todo líder já nasce com esse talento?
Liderança é uma competência formada por várias habilidades e elas podem e devem ser desenvolvidas. O que ocorre é que alguns profissionais, em função de sua trajetória, desenvolvem involuntariamente essas habilidades. Já outros necessitam ser preparados para assumir posições de liderança.
Os problemas acontecem quando alçamos à posição de liderança, de forma precipitada, profissionais que ainda não desenvolveram essas habilidades que são necessárias para o exercício de comandar um time de alta performance.
Quais as principais características que um líder deve ter para gerir uma empresa?
Todo executivo que está em posição de liderança necessita desempenhar quatro papéis: ser líder, ser gestor, ser empreendedor e ser um estrategista.
Esses quatro papéis reúnem as habilidades para um líder que desenvolve seguidores e conquista resultados expressivos e sustentáveis.
Eu recomendo especial atenção para as habilidades de visão global, inovação, definição clara de objetivos, comunicação, trabalho em equipe, gestão de processos e alinhamento e gestão do tempo, entre outras.
Uma dica é olhar com cuidado as habilidades comportamentais como relacionamento interpessoal e equilíbrio emocional, por exemplo.
Atualmente, quais são os principais desafios de um líder?
Equilibrar a busca por resultados expressivos e sustentáveis com o prazer de trabalhar de todo o time. Ou seja, ser competente na busca por resultados e ao mesmo tempo ter um time motivado e comprometido.
O líder que pressiona duramente a equipe ainda é encontrado em empresas. Como exigir bons resultados sem desmotivar os colaboradores?
Primeiro é preciso entender o que quer dizer “cobrar duramente”! Os melhores líderes cobram duramente seus times e ao mesmo tempo são justos, educados, coerentes e íntegros, o que significa ser transparente e honesto com sua equipe. Isso por si só motiva a equipe.
O contrário é um veneno para a motivação e para a conquista de resultados. Líderes estressados, agitados, grosseiros estão com os dias contados.
Alguns estudiosos, como a pesquisadora Barbara Fredrickson, acreditam que a empresa deve motivar e desenvolver o potencial criativo da equipe por influência dos sentimentos positivos. Como o líder deve colocar isso em prática?
Dra. Barbara Fredrikson e Martin Seligman, expoentes da psicologia positiva, falam de como fazer um profissional ou uma equipe florescerem e há um caminho simples e muito poderoso indicado por eles: faça todos os reconhecimentos sinceros que a equipe e seus profissionais merecerem. Como dizem esses pesquisadores: “pessoas florescem quando são reconhecidas”.
Não invente, apenas reconheça o que a equipe faz bem. Leve para as reuniões os reconhecimentos e os problemas, e não somente sempre os problemas.
Muitos líderes têm dificuldade em manter talentos e motivar equipes. Quais são os principais erros desses profissionais?
O principal erro é não reconhecer as conquistas e o que a equipe potencialmente faz bem. Os outros erros são insignificantes perto desse.
Qual a importância da comunicação para o sucesso de um líder numa organização?
Um estudo conduzido com 1400 executivos pela Ken Blanchard Companies aponta que a comunicação é uma habilidade crítica para 43% dos participantes. O segundo item é gestão de pessoas com 17%, ou seja, saber se comunicar é a competência mais importante de um líder.
Quais os principais profissionais que são líderes e servem como exemplo de sucesso?
Eu poderia citar muitos nomes como Jack Welsh e Walt Disney entre outros, mas acho que o mais importante é cada líder desenvolver suas próprias habilidades e estilo, considerando o momento e as características de sua equipe.
Você teria um conselho para quem deseja se tornar um líder?
Concentre-se em desenvolver suas competências comportamentais. As competências técnicas são condições básicas para estar no jogo e as gerenciais são simples e de aprendizado rápido, porém, são as comportamentais que te destacarão para o bem ou para o mal.
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