Como escolher o mestre de cerimônia ideal para o seu evento
O mestre de cerimônia é o profissional responsável por conduzir um evento de maneira assertiva, garantindo a atenção do público com uma linguagem atraente e dinâmica. Por isso, é essencial escolher uma pessoa capacitada que deixará a sua comemoração ainda mais profissional.
Porém, antes de contratar o porta-voz do seu evento, é necessário entender algumas diferenças existentes no mercado e também saber quais características deverão ser encontradas nessa pessoa ao designá-la para tal papel.
Diante disso, reunimos nessa matéria todas as orientações sobre o assunto para você fazer uma escolha correta e, assim, ter o sucesso garantido.
Diferença entre cerimonialista e mestre de cerimônia
Uma dúvida que pode surgir ao listar os profissionais que deverão compor sua equipe é a diferença entre um cerimonialista e um mestre de cerimônia, que, apesar dos nomes parecidos, desempenham funções distintas em uma comemoração.
O cerimonialista é o responsável pelo processo de planejamento e execução do evento no que diz respeito a escolha do local adequado, pesquisa por fornecedores, gestão da equipe no dia da cerimônia e todas as atividades importantes para garantir que o que foi planejado, inicialmente, será cumprido com exatidão.
Já o mestre de cerimônia tem como missão ser o orador do evento do início ao fim da festa. Assim, as apresentações de abertura, a condução entre um palestrante e outro, as divulgações de patrocinadores e os agradecimentos finais serão tarefas exclusivas dele. Além disso, ele deverá desempenhar essa função com simpatia e leveza, de modo que sua atuação encante a plateia presente.
Dicas para escolher e preparar o profissional ideal
1. Garanta que ele tem habilidades verbais
Considerando que o mestre de cerimônia será a pessoa responsável por diversas falas no evento e que ele será o representante oficial da sua empresa, é imprescindível garantir que ele tenha um ótimo desempenho ao se comunicar, independentemente do idioma adotado ou do tom escolhido para a festa.
Afinal, qualquer erro será atrelado à sua marca e, inevitavelmente, dará aos convidados a impressão de antiprofissionalismo e falta de cuidado na organização da cerimônia.
2. Verifique a reputação dele no mercado
É importante contratar um profissional conhecido no mercado por seu excelente trabalho – mesmo que, para isso, seja necessário um investimento maior -, pois, dessa maneira, você terá a garantia que a apresentação do seu evento estará em boas mãos e que a plateia vivenciará uma boa experiência.
3. Saiba se ele possui experiência no tipo de evento
Muito mais do que analisar a experiência do mestre de cerimônia, é fundamental observar em quais tipos de evento ele já trabalhou, já que, para cada um deles, é exigido um comportamento adequado do profissional. Em um evento corporativo, por exemplo, ele adotará uma postura totalmente diferente do que em um casamento ou em uma formatura.
4. Assegure que ele conhece todas as etapas do seu evento
Para evitar contratempos e que as informações sejam entregues ao público no momento errado, tenha o cuidado de alinhar todas as fases que a sua festa irá ter com o mestre de cerimônia.
Assim, ele terá uma visão ampla dos acontecimentos e poderá identificar com facilidade possíveis alterações que surgirem durante a programação e, consequentemente, colocará sua habilidade de jogo de cintura em ação para adaptar-se à situação.
5. Informe qual é o tom que ele deverá adotar
Assim que o tipo de evento for definido, é conveniente estabelecer o tom que o mestre de cerimônia deverá adotar – se será uma linguagem mais formal ou descontraída.
Porém, é importante salientar que o ideal para a sua comemoração é contratar uma pessoa que, além de tudo, domine o assunto com clareza e aptidão.
6. Peça que ele trabalhe com autenticidade
Apesar da experiência do profissional ser primordial no sentido dele desempenhar um excelente trabalho, você precisa ter em mente que o seu evento será único e que, por isso, precisará apresentar algo exclusivo e autêntico aos participantes.
Nesse sentido, garanta que o mestre de cerimônia siga um roteiro novo e criado especificamente para a sua festa.
Isso fará com que a sua plateia enxergue qualidade na execução do evento e também não vá embora com a impressão de que já havia ouvido aquele discurso em outro momento.
7. Tenha a certeza de que ele saberá lidar com contratempos
Mesmo após planejamento, organização e muitos ensaios, alguns contratempos podem surgir na hora da execução da sua cerimônia, como, por exemplo, a ausência de um palestrante, problemas com os equipamentos audiovisuais, alterações no cronograma, entre outros.
Nestes casos, é importante ter a certeza de que o seu porta-voz saberá lidar com as mudanças e que tomará a melhor atitude para que o público não se sinta insatisfeito frente ao ocorrido.
Com essas dicas, você estará pronto para escolher o mestre de cerimônia ideal para o seu evento. Conte para gente nos comentários se elas foram úteis para você e sobre a sua experiência na contratação desse profissional.
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