11 de junho de 2018

A estratégia de endomarketing em eventos

As ações de endomarketing visam desenvolver a imagem de uma empresa de dentro para fora. Isso significa que elas têm como prioridade o desenvolvimento interno do ambiente de trabalho, valorizando e motivando os colaboradores. A aplicação do endomarketing em eventos (palestras, treinamentos, comemorações e etc.) é uma das maneiras de alcançar esse objetivo de forma eficiente. Nesta matéria, nós reunimos os principais tópicos sobre o assunto. Confira!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia desenvolvida dentro de uma empresa, ou seja, um marketing interno aplicado com o intuito de tornar o ambiente de trabalho em um lugar agradável e valorizado pelos colaboradores. Ações eficientes de endomarketing são capazes de motivar e conquistar os funcionários, fazendo com que eles se tornem leais e embaixadores da empresa.

Uma boa estratégia de marketing interno ajuda, portanto, a diminuir a rotatividade de funcionários e a melhorar a produtividade do negócio. Além disso, ela é responsável pela construção de uma imagem positiva sobre a cultura interna da empresa, tornando-a um lugar onde as pessoas desejem trabalhar.

Para colocá-lo em prática, é necessário contar com o auxílio do departamento de recursos humanos para identificar qual é a visão dos colaboradores em relação às condições de trabalho e sobre a empresa. A partir dos resultados, é possível saber quais são as melhores ações a serem desenvolvidas.

Projetos de endomarketing podem incluir, por exemplo, o investimento em treinamentos, o estabelecimento de uma boa comunicação interna, a implementação de bonificação baseada em desempenho, a criação de um plano de carreira, a organização de palestras e a realização de festas e eventos a fim de motivar a integração dos funcionários.

É importante avaliar os impactos das ações de endomarketing, o que pode ser feito por meio da aplicação de pesquisas de satisfação.

Endomarketing em eventos

Muitas empresas têm a tradição de realizar festas de final de ano, por exemplo, com o objetivo de celebrar os resultados conquistados ao longo dos últimos 12 meses. Embora esse tipo de realização possa ser vista como uma maneira de motivar e valorizar os colaboradores, a relação entre endomarketing e eventos vai muito além.

A aplicação do endomarketing em eventos requer uma organização estratégica e um planejamento, preferencialmente, anual. Assim, estabelecer um calendário de eventos voltado aos colaboradores é uma forma de fortalecer a boa cultura interna da empresa. Os canais de comunicação interna, como newsletters, podem ser utilizados para divulgá-lo e estimular a participação de todos.

Na hora de planejar um evento, é fundamental ouvir os funcionários para identificar qual é o tipo de palestra, celebração ou treinamento que eles esperam participar. Essa atitude é importante por, pelo menos, dois motivos. Primeiramente, essa é uma maneira de conhecer as expectativas dos funcionários e aproximá-los da organização dos eventos. Eles podem colaborar com ideias e sugestões. Em segundo lugar, isso aumenta as chances de os eventos serem bem sucedidos, ou seja, satisfazer os funcionários e funcionar efetivamente como ações de endomarketing.

Categorias de eventos

Quando falamos da aplicação de endomarketing em eventos, existem algumas modalidades específicas que costumam fazer parte da cultura interna de empresas. Dependendo do tamanho da companhia, eles podem ser de pequeno ou grande porte. Além disso, os eventos podem ser motivados por datas comemorativas ou por necessidades pontuais. De forma geral, algumas das ações de endomarketing em eventos envolvem:

Celebração e confraternização

São os eventos comprometidos com a qualidade de vida dos colaboradores, ou seja, eles promovem descontração e fortalecem a imagem divertida do local de trabalho. As celebrações podem ser organizadas para festejar o aniversário da empresa, comemorar uma grande conquista da companhia ou finalizar o ano de trabalho.

Palestras e treinamentos

O endomarketing em eventos também pode ser explorado com o intuito de desenvolver as habilidades profissionais dos funcionários. Além disso, as palestras e os treinamentos podem ter um caráter motivacional ou tratar de temas amplos, como liderança e empreendedorismo.Essa categoria de eventos pode ser realizada tanto de forma pontual quanto em jornadas, tendo duração de um dia ou mais.

Integração e ações pontuais

Esse tipo de evento busca envolver os funcionários em uma causa na qual a empresa acredita e, ao mesmo tempo, promover a integração entre equipes que têm pouco ou nenhum contato no dia a dia. Campeonatos esportivos, ações de solidariedade e apresentações culturais são alguns exemplos de eventos organizados com esse propósito.

Local do evento e satisfação

Os eventos de pequeno porte podem até ser realizados nos espaços da própria empresa, mas aqueles de grande proporção devem contar com uma infraestrutura especial. Lembre-se de que o espaço definido para o evento terá um impacto em sua estratégia de endomarketing. Por isso, é importante escolhê-lo bem, levando em consideração fatores como localização, acesso e a existência de um estacionamento.

Os eventos devem fazer com que os colaboradores sintam-se valorizados. Mas, como avaliar se esse objetivo foi alcançado? Uma das formas mais eficientes de saber disso é por meio do feedback dos funcionários, o que pode ser obtido utilizando os canais de comunicação interna. Os resultados das pesquisas de satisfação são importantes, principalmente, para saber o que pode ser melhorado no próximos eventos.

Você conhece casos interessantes de endomarketing em eventos? Conte nos comentários! Não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais.

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