20 de janeiro de 2015

Exposição: o mundo hiper-realista de Ron Mueck

Desde o dia 20 de novembro – até 22 de fevereiro de 2015 – a Pinacoteca de São Paulo, na região central da capital, é o endereço das grandes esculturas produzidas pelo artista contemporâneo Ron Mueck. Obras de arte que evocam questões delicadas como o tempo, o amor e a morte.

Mueck começou sua carreira artística aos 38 anos, quando produzia bonecos para programas de televisão e cinema, experiência que lhe permitiu reunir técnicas para reproduzir figuras humanas hiper-realistas. Atualmente, a inspiração vem dos seus sonhos ou de alguém que tenha conhecido pessoalmente – pode ser um amigo próximo ou uma pessoa que lhe chamou a atenção na rua.

A exposição, realizada pela Fondation Cartier pour L’art Contemporain de Paris, traz nove esculturas produzidas com resina, fibra de vidro e silicone que impressionam por suas proporções e realismo dos personagens. Nelas, os fios de cabelo são colados um a um, as expressões faciais esculpidas com riqueza de detalhes e a textura da pele reproduzida com perfeição. O que diferencia as artes dos humanos é a diferença de estatura, já que as peças são sempre reproduzidas em tamanho menor ou maior que o real.

A escultura de um casal de idosos sob um guarda-sol, uma das mais famosas, fica localizada no octógono do prédio. As oito obras restantes estão separadas em quatro espaços. O percurso só pode ser realizado em um sentido e não é permitido retornar a sala anterior.

Em média, quatro mil visitantes passam por dia pela exposição e longas filas se formam antes mesmo do horário de abertura do museu. Por isso, o horário de visitação foi ampliado, as portas da Pinacoteca ficam abertas de terça a domingo, das 10h às 20h, e nas quintas-feiras, das 10h às 22h.

No final da mostra, os visitantes podem assistir ao documentário “Still Life: Ron Mueck At Work” (2011-2013), de Gautier Deblonde. O vídeo tem 52 minutos de duração e mostra as técnicas utilizadas pelo artista no processo de montagem das esculturas e a criação da obra Jovem Casal.

Antes de chegar a São Paulo, a mostra atraiu mais de 230 mil pessoas ao MAM no Rio de Janeiro. Na Pinacoteca, os trabalhos já foram vistos por mais de 164 mil pessoas e o evento ainda não terminou.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site da Pinacoteca de São Paulo.

 


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Uol Entretenimento


Foto: Guia Folha

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.