Feedback: como usá-lo corretamente dentro da empresa
Um dos objetivos do feedback é informar o profissional sobre o seu desempenho, conduta ou resultado. É um importante recurso que permite ao indivíduo perceber como ele é visto pelos outros, corrigindo as percepções entre líder e liderado.
O feedback usado corretamente auxilia na hora de identificar os pontos fortes e os pontos que ainda precisam ser ajustados, para que o colaborador consiga desenvolver plenamente as suas atribuições e alcançar os resultados esperados pela empresa.
Muitos profissionais consideram esse momento como “a hora da bronca do chefe”, mas estão enganados. Ele deve ser encarado como uma oportunidade para conversar sobre comportamentos impróprios que devem ser modificados e tornar as relações entre toda a equipe mais fáceis. Ou seja, ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho e deixar claro quais são as expectativas da empresa em relação ao trabalho desenvolvido por ele.
Para esclarecer melhor o que é o recurso, listamos os três tipos de feedback que existem atualmente:
1. Feedback construtivo: consiste em fazer uma observação sobre o comportamento do colaborador, de forma que seja bem aceita por ele.
2. Feedback positivo: é a informação de que os comportamentos da pessoa atingiram os objetivos que eram pretendidos. A intenção é reforçar os comportamentos adequados.
3. Feedback negativo: é a informação de que os comportamentos da pessoa não atingiram os objetivos pretendidos, desencorajando-os a não repeti-los e estimulando uma mudança.
O correto no momento de dar o feedback é focar e analisar o comportamento do colaborador e não o seu caráter. Considerar apenas os comportamentos passados não vai ajudar a modificar o futuro: é preciso ter clareza e objetividade sobre as mudanças que são necessárias e projetar ações apontando o que pode e deve ser feito para melhorar.
Além de aproximar e reforçar a relação interpessoal, o feedback bem dado faz com que o colaborador aceite melhor o que está sendo transmitido.
Algumas dicas para não usar o recurso de forma errada:
• A escolha de um local adequado ajuda a diminuir a tensão, por isso opte um ambiente neutro.
• Pense cuidadosamente antes de falar. Fazer um balanço de pontos positivos e negativos ajuda bastante.
• Destaque as qualidades do colaborador antes de cobrar algo: isso ajuda a quebrar a resistência. Dê exemplos sobre o comportamento observado e explique o impacto que esse comportamento teve em você, na equipe ou na organização. Seja claro e objetivo.
• Ouça com atenção a outra pessoa e aguarde o momento certo para se pronunciar. Finalize com um reforço de tudo o que foi conversado durante a reunião e com uma sugestão da mudança que gostaria de ver.
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